1-REAÇÕES - LULA, PT E VENEZUELA. Posturas de Lula e do PT sobre a Venezuela geram reações até entre integrantes do governo e da base. Declaração do presidente, que minimizou a crise no país, e a decisão do partido de reconhecer a vitória de Maduro, qualificando-a como 'democrática', não foram bem recebidas por parte dos aliados do Planalto. Por Gabriel Sabóia e Sérgio Roxo. Em meio à repressão militar de protestos da oposição e à suspeita de fraude no pleito do último domingo, integrantes do governo, da base aliada e até do PT reagiram à postura de Lula de minimizar a crise na Venezuela e à decisão de seu partido de reconhecer a vitória de Maduro, qualificando-a como "democrática". O assunto também é explorado pelo bolsonarismo. (...) (O Globo)
2-JOSÉ DIRCEU E LASTRO FALSO. Polícia Federal investiga 'banco' com lastro bilionário falso operado por ex-procurador de José Dirceu. Dirigente do PT de Brasília, Fernando Neto se apresenta como CEO do Atualbank e usa empresa para conseguir agendas no governo Lula; procurado, petista não se manifestou. Por Vinícius Valfré. (...) (O Estado de S. Paulo) CEO é a sigla em inglês para Chief Executive Officer, que em português significa Diretor Executivo. (...) (Pontotel)
3-HOMENAGEM A EXPOENTE DA DITADURA NO BRASIL. Ação contra homenagem a expoente da ditadura em SP supera um ano sem decisão no STF. Governo Tarcísio de Freitas promulgou lei com tributo a Erasmo Dias em junho de 2023. Por Guilherme Seto. A ação que pede a revogação da homenagem promulgada pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ao coronel Erasmo Dias, expoente da ditadura militar, está há mais de um ano no Supremo Tribunal Federal sem decisão. Protocolada em agosto do ano passado por partidos de esquerda e movimentos sociais, a ação tem a ministra Cármen Lúcia como relatora. Secretário de Segurança Pública de São Paulo de 1974 a 1979, Erasmo Dias ficou conhecido por comandar a invasão na PUC de São Paulo em setembro de 1977, na última grande operação do regime militar (1964-1985) contra o movimento estudantil. (...) (Folha de S. Paulo)
4-A HISTÓRIA OCULTA DE SAMUEL KLEIN. O primeiro episódio de Caso K - A História Oculta do Fundador da Casas Bahia. Você vai conhecer o outro lado da história de Samuel Klein, fundador de uma das maiores redes de varejo do Brasil. Por trás do mito do "self-made man", revelamos que, enquanto Samuel Klein construía seu império de lojas, um esquema de aliciamento e exploração sexual de crianças e adolescentes crescia tanto quanto seus negócios. Ouvimos relatos diretos de pessoas e testemunhas que ajudam a expor como poder e prestígio foram usados para encobrir a rede de abusos mantida por Samuel Klein durante décadas. Essa é uma história que você dificilmente encontrará em outro lugar. (...) (Agência Pública) O termo "self-made man" se refere a alguém que alcançou sucesso, riqueza ou prestígio por conta própria, sem depender de ajuda externa significativa. (...) Linkedln)
5-VACINAS PERDIDAS. Ministério da Saúde incinerou 2,3 milhões de frascos de vacinas vencidas este ano. Um mesmo frasco pode conter mais de uma dose de imunizante; maior parte das doses perdidas são contra a Covid-19. Por Edis Henrique Peres. Segundo o ministério, a maior parte dos frascos são de vacinas da Covid-19. (...) (R7)
6-FUNÇÃO DO PIX EM BREVE. Campos Neto: Pix vai ter 'em breve' função para rastrear, bloquear e restituir valores de fraudes. Em São Paulo, presidente do Banco Central afirmou que trabalha para integrar o pagamento instantâneo a sistemas similares de outros países. Por Juliana Causin. Campos Neto esteve em São Paulo para participar do lançamento da função "Pix por aproximação" para usuários da carteira digital do Google que sejam clientes do Itaú, Picpay ou C6 Bank. Até fevereiro do próximo ano, a funcionalidade estará disponível para todos os brasileiros. Durante a apresentação, o presidente do BC destacou medidas de segurança para inibir o uso criminoso do Pix. (...) (O Globo)
7-MORRE EVANDRO TEIXEIRA, referência no fotojornalismo brasileiro. O profissional, de 88 anos, faleceu segunda-feira, 4, na Zona Sul do Rio. Por Valmir Moratelli. O fotojornalista Evandro Teixeira faleceu nesta segunda-feira 4, aos 88 anos. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, desde o dia 8 de outubro, por complicações de de uma pneumonia. Evandro é considerado um dos maiores fotojornalistas de todos os tempos no país. Nascido em 25 de dezembro de 1935, em Irajuba (BA), começou sua carreira em 1958, aos 23 anos. Em 1963, entrou no Jornal do Brasil, onde trabalhou por 47 anos. Foi lá que fez registros que se tornariam icônicos na história da comunicação brasileira. Durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985, fez imagens como a "Caça ao Estudante na Sexta-Feira Sangrenta", de um homem barbudo caindo ao ser perseguido por dois policiais durante um movimento marcado pela repressão das autoridades após missa na igreja da Candelária. Dias depois, fotografou a histórica Passeata dos Cem Mil. Ao longo de quase 70 anos de carreira, documentou personalidades da música, moda e comportamento, eventos como o Carnaval e outras festas populares. Evandro era casado com Marly Teixeira, e deixa as filhas Carina e Adryana, e as netas Carina, Manoela e Nina. (Veja)
8-BEBIDAS EM ESTÁDIOS. Entenda o projeto de lei que proíbe bebidas alcoólicas nos estádios; proposta é analisada na Câmara. Comissão do Esporte aprovou o projeto de lei na última quarta-feira, mas a proposta ainda será analisada em outros dois colegiados da Câmara dos Deputados. Por Lara Alves. A versão original do texto admite que o tema é polêmico e pondera que o uso de bebida alcoólica interfere na segurança dos eventos esportivos. A proibição se aplicaria apenas nos dias de partidas de futebol, não afetando outras modalidades."O descontrole violento se dá principalmente no futebol. Jogos e partidas das demais modalidades devem continuar livres dessas restrições", decidiu o relator. O projeto de lei será, agora, analisado por duas comissões da Câmara dos Deputados — de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça. Ele tramita em caráter conclusivo. (...) (O Tempo)
9-ABORTO, MACONHA, SALÁRIO MÍNIMO: o que está em jogo nas eleições dos EUA além da Presidência. Por Alessandra Corrêa. As eleições americanas de 5 de novembro vão decidir muito mais do que a disputa entre a vice-presidente democrata Kamala Harris e o ex-presidente republicano Donald Trump. Além do presidente dos Estados Unidos, serão eleitos 34 dos 100 senadores, todos os 435 membros da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil), 11 governadores estaduais, dezenas de prefeitos e centenas de cargos legislativos e executivos em Estados e municípios. Também serão realizadas 147 consultas populares em 41 dos 50 Estados, nas quais os eleitores vão opinar sobre temas variados, que vão desde acesso a aborto e legalização da maconha até salário mínimo e licença médica remunerada. (...) (BBC News Brasil)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]