Estamos em novembro, mês este esperado por muitos que aguardam, ansiosamente, a famosa 'Black Friday' para comprar aquele aparelho celular tão sonhado ou qualquer outro eletrodoméstico que esteja almejando ter. Porém, sabemos bem que mesmo estando em pleno ano de 2024, existem muitas fraudes que acabam enganando muitos consumidores por todo o país.
Uma das práticas mais comuns é a chamada "maquiagem de preços", onde o valor dos produtos é elevado semanas antes do evento para, depois, ser anunciado como promoção. Assim, o consumidor acaba comprando pelo preço original ou até mesmo mais caro, sem perceber.
Essa prática tem sido cada vez mais monitorada pelos órgãos de defesa do consumidor, mas ainda é uma realidade frequente e que nem sempre pode ser impedida. Muitos brasileiros já perceberam essa estratégia, o que gerou o apelido "Black Fraude" para o evento.
Além dessas promoções fakes, ainda há o risco de fraudes em sites e plataformas digitais. Se estamos diante de inúmeros casos de fake news, quem nos garante que isso não ocorre também no e-commerce? Nessa época, cresce o número de sites falsos, projetados para atrair consumidores desatentos. Esses sites podem capturar informações pessoais e financeiras, colocando em risco a segurança do consumidor. Com isso, não procure o produto que deseja em sites desconhecidos e mesmo se for naqueles já conhecidos nacionalmente, sempre desconfie se realmente está no endereço eletrônico oficial do determinado estabelecimento comercial.
Enfim, o dia 29 de novembro está logo ali, portanto, tomem muito cuidado e prestem atenção dobrada. Pesquisem antes, na verdade, isso já deveria ter sido feito. E de fato aproveitem essa oportunidade, de maneira responsável, para adquirir bens materiais que nem sempre são viáveis no restante do ano, devido aos preços. Estar atento e agir com prudência é essencial para aproveitar verdadeiramente as ofertas da 'Black Friday' no Brasil.