Em meio a muitos casos de ansiedade e depressão nos dias atuais, especialistas e levantamentos também apontam para um crescente uso de drogas e substâncias ilícitas como refúgio ou maneira de 'distração' para fugir, nem que seja por instantes, da realidade. Isso é grave, isso não tem que cair na normalidade nas rodas de amigos.
Muitas das vezes jovens e adultos utilizam determinadas drogas quando enfrentam dificuldades emocionais, tentando buscar um alívio temporário, porém, não sabem o perigo que estão se submetendo. Algumas 'conhecidas drogas' de hoje em dia são tão fortes que a pessoa simplesmente perde a noção do tempo e da situação, podendo sim, correr, de fato, risco de vida, já que se isolam em locais em que podem existir pessoas com más intenções, só esperando oportunidades. Enfim, é a realidade que muitos tapam os olhos mas que existe e pode estar cada vez mais próxima de grande parte das famílias brasileiras.
Além de intensificar os sintomas psicológicos, o uso de drogas pode agravar a saúde física e mental. Muitos desses produtos afetam o funcionamento cerebral, prejudicando neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, essenciais para o bem-estar emocional. Esse uso contínuo pode causar danos neurológicos, e o vício se torna uma nova carga na vida do indivíduo, que, em muitos casos, agrava a condição inicial de depressão e ansiedade.
Para tratar essas doenças de maneira eficaz, é fundamental que a pessoa busque ajuda profissional, como psicólogos e psiquiatras, que utilizam terapias e medicações específicas e seguras. E ter, sempre, uma base familiar atuantes, junto com amigos de verdade que querem o bem da pessoa. Dia após dia o noticiário popular traz à tona jovens perdendo suas vidas e momentos antes disso essas drogas estão atreladas. Tivemos um exemplo atual, de um artista internacional.
Portanto, se importem com o próximo, se preocupem com seu amigo, irmão, primo, ou seja lá qual for o grau de intimidade. Às vezes a pessoa que mora junto a você está precisando de ajuda e se refugiando com o uso de drogas e você nem desconfia.