Por:

Os zoológicos são fundamentais

Nos últimos anos, os zoológicos brasileiros vêm passando por sérias reformas para melhor alocar os animais que comportam em seus terrenos. As celas estão dado espaço a áreas abertas e mais amplas, permitindo interações com novos ambientes e brincadeiras.

Com essa mudança de estruturas, os protestos de pseudoativistas contra os zoológicos estão ficando cada vez mais sem sentido.

A ideia de que os Zoo's são prisões já não cabem mais. Além disso, é importante ressaltar o papel fundamental destas instituições nos programas de preservação de espécies ameaçadas.

No Brasil, por exemplo, existem pouquíssimos centros de preservação e menos ainda centros de resgate para animais traficados. E os que têm estão ficando cheios.

Diante disso, os zoológicos estão se tornando importantes centros de pesquisa e conservação dessas espécies, além de alocarem e tratarem de animais resgatados do tráfico.

São nesses zoológicos que centenas de animais são tratados para serem devolvidos à natureza quando estiverem em condições ou acabarem ficando em um ambiente com cuidado e alimentação apropriados, caso não estejam em condições de serem soltos novamente.

E isso inclui não apenas lesões graves, mas também bichos que passaram por um processo irreversível de domesticação. Eles não têm mais habilidades para viverem em meio selvagem, além de se tornarem presas fáceis para serem novamente traficados.

Diante disso, é importantíssimo que haja maiores investimentos em novos zoológicos ou na manutenção e reforma dos Zoo's mais antigos.