1-A BOMBA NO COLO DE JAIR BOLSONARO. Golpe, contragolpe e a bomba no colo de Bolsonaro. Por José Roberto de Toledo e Thais Bilenky. Após o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 pessoas quinta-feira (21), o governo Lula começou a desenhar uma estratégia para tentar isolar o bolsonarismo, atraindo políticos que chegaram a orbitar o ex-presidente, mas nunca aderiram ao extremismo do núcleo duro da gestão passada. (...) (UOL)
2-QUEM SÃO OS 'KIDS PRETOS', alvos de operação da PF que apura plano para matar Lula, Alckmin e Moraes em 2022. Por Sarah Teófilo e Eduardo Gonçalves. Kids pretos é o nome dado aos militares formados pelo Curso de Operações Especiais do Exército Brasileiro, treinados para atuar em missões sigilosas e em ambientes hostis e politicamente sensíveis. A Polícia Federal investiga se integrantes das Forças Especiais do Exército, os "kids pretos", usaram técnicas militares para incitar a tentativa de golpe de Estado no país e criar um plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A participação, segundo a PF, seria estratégica: eles compõem um grupo restrito, com treinamento rígido e especialização em ações de infiltração, operações camufladas e contraterrorismo. Provas colhidas no inquérito indicam que representantes do grupo de elite direcionaram os atos antidemocráticos que ocorreram após a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro e atuaram como elo para o financiamento dos ataques. Oficiais das "FE" (Forças Especiais), como também são conhecidos, estiveram em reuniões que tinham o intuito de delinear estratégias para a ofensiva golpista, segundo a PF. Nos ataques de 8 de janeiro, chamou a atenção de investigadores a presença de manifestantes com balaclavas, vestimenta dos "kids pretos", e desenvoltura na linha de frente da invasão. Um grupo organizou uma ofensiva para furar o bloqueio da Polícia Militar, orientou manifestantes a entrar no Congresso pelo teto, transformando gradis em escadas, e os instruiu a acionar mangueiras para diminuir os efeitos das bombas. Por que "kids pretos"? O apelido, segundo o Exército, é um nome informal atribuído aos militares de operações especiais, por usarem um gorro preto. Efetivo. Estimativas extraoficiais apontam para cerca de 550 "kids pretos" no país. (...) (O Globo)
3-ESQUEMA DE VENDA DE SENTENÇAS JUDICIAIS. Seis tribunais, 16 desembargadores e 7 juízes afastados: o esquema de venda de sentenças no País. Poder Judiciário entrou na mira dos órgãos de investigação, a partir do início do segundo semestre. Os possíveis desdobramentos das denúncias e suspeitas de corrupção que atingem Cortes estaduais e apontam para ramificações até no STJ; magistrados negam ilícitos. Por Pepita Ortega. (...) (O Estado de S. Paulo)
4-MORTE DE SEDE EM ÁREAS INUNDADAS. O país com áreas inundadas onde pessoas morrem de sede. Por Maura Ajak e Stephanie Stafford, BBC Africa Eye. As pessoas que retiram a água turva de uma pequena lagoa em Unity, no Sudão do Sul, sabem que ela não é segura para o consumo. "Sabemos que é uma água ruim, mas não temos outro lugar, estamos morrendo de sede", diz Nyatabah. Ela vive na comunidade e cria gado próximo a um campo de petróleo. O Sudão do Sul é o país mais jovem do mundo e um dos mais pobres, com um governo extremamente dependente da receita do petróleo. (...) (BBC News Brasil)
5-MENOR NÍVEL DE DESEMPREGO. Taxa de desemprego deve fechar 2024 no menor nível da história, segundo especialistas. Publicado por Guilherme Arandas. A taxa de desemprego no Brasil deverá atingir o menor patamar da série histórica até o final de 2024, conforme previsão de especialistas. O indicador, que deve fechar o ano abaixo de 6%, reflete uma combinação de fatores conjunturais e estruturais que favorecem o mercado de trabalho brasileiro. De acordo com os cálculos do economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, a taxa de desemprego, que em setembro estava em 6,4%, deve continuar em queda até alcançar 6% em dezembro, impulsionada pelo aquecimento tradicional das contratações de fim de ano. Essa estimativa é compartilhada por outras consultorias, como a Tendências, que também projetam a mesma taxa de desocupação ao fim de 2024. (...) (DCM),
6-INFLAÇÃO E O MAIS POBRE. Parcela mais pobre da população tem inflação 'maior'. Produtos consumidos por famílias de baixa renda tiveram alta de 4,99% em contraponto à alta de 4,34% dos produtos mais consumidos pelos mais ricos. As pessoas de mais baixa renda (menos de R$ 2.105,99 por mês) estão sentindo mais os efeitos da inflação. Pelo menos, essa é a conclusão de recente pesquisa de preços publicada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). "O alimento bate muito na inflação dos mais pobres: 25% do orçamento dessas famílias é gasto com a compra de alimentos", diz a pesquisadora Maria Andreia Lameiras, responsável pelo levantamento do Ipea. (...) (Itatiaia)
7-INSS PAGA O DÉCIMO TERCEIRO a 2 milhões de segurados a partir de segunda-feira, 25. Os depósitos vão ser feitos nas mesmas datas da folha de pagamentos de novembro e vão até o dia 6 de dezembro. Por Daniel Cristóvão, Valor Investe. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar na segunda-feira (25) o décimo terceiro salário a 2.016.620 milhões de beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que obtiveram seus benefícios a partir de junho deste ano. O INSS alerta que não há previsão de pagamento de "14º salário" ou "folha extra de 13º salário", como circula em redes sociais e plataformas de vídeo e mensagem. Essas informações são falsas. (...) (Valor Investe)
8-ACORDO DO MERCOSUL É CRITICADO. Por Marcelo Toledo. O executivo francês Olivier Leducq, presidente do grupo sucroenergético Tereos, afirmou ser contrário à aprovação do acordo comercial proposto entre Mercosul e União Europeia e disse que os produtos importados não respeitam os mesmos padrões exigidos pelo país europeu. (...) (Folha de S. Paulo)
9-BRASIL E CHINA ASSINAM 37 ACORDOS em diversas áreas como agro e tecnologia. Por Emilly Behnke e Pedro Teixeira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram quarta-feira (20) 37 acordos de cooperação em mais de 15 temas, como agronegócio, intercâmbio educacional, cooperação tecnológica e investimentos em diversas áreas. A China é o principal parceiro comercial do Brasil há 15 anos. (...) (CNN Brasil)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]