'Tossia pedaços do pulmão': relatos de quem destruiu a saúde fumando vape

Por José Aparecido Miguel (*)

1-DRAG QUEEN NA TV BRASIL. TV Brasil escala drag queen para contar história de heróis nacionais. Por Vinícius Sales. A TV Brasil contratou a drag queen Rita von Hunty para apresentar a série "Como Nascem os Heróis". A produção da empresa contará a história de personalidades brasileiras, como o ex-presidente Getulio Vargas (1882-1954), o líder quilombola Zumbi dos Palmares (1655-1695) e a revolucionária Anita Garibaldi (1821-1849). Em seu perfil no "X", o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, disse que a produção estreará em março de 2025. "Como Nascem os Heróis" é a nova série da @TVBrasil, um projeto inédito que vai contar a história dos nossos grandes heróis e heroínas brasileiras com um olhar reflexivo sobre a nossa identidade nacional. A série chega à programação em março do ano que vem e será apresentada pela brilhante Rita Von Hunty, então já sabemos que vai ser sucesso!", disse o ministro. A produção terá 10 episódios. O roteiro é de Rafaela Camelo, que escreveu "Bentinho: No Fio da Navalha", e é produzida por Iberê Carvalho, responsável por "O Homem Cordial". Guilherme Terreri Lima Pereira, que interpreta Rita von Hunty, é ator e professor. De esquerda, ele é dono do canal no YouTube chamado Tempero Drag, que aborda temas como marxismo, política, sociologia e literatura. Escolha desagradou base petista. Apesar de pertencer ao mesmo espectro político, a escolha da EBC por Rita não foi bem vista por internautas de esquerda. Nos comentários da publicação feita por Paulo Pimenta, apoiadores do governo denunciaram que a drag queen é antipetista. (...) (Gazeta do Povo)

2-IMPACTO - KAMALA, TRUMP E BRASIL. Kamala x Trump: qual o impacto das eleições americanas na relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos? Eleições dos Estados Unidos acontecem terça-feira (5). Por Fernanda Berlinck. Proteção à democracia, defesa do meio ambiente, relação com a China e posicionamento sobre as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio são alguns dos temas que podem impactar a relação Brasil-Estados Unidos a depender do resultado das eleições americanas. No dia 5 de novembro, vão se enfrentar nas urnas, de um lado, o ex-presidente Donald Trump, figura do partido republicano que representa a extrema direita, e, de outro, a vice-presidente Kamala Harris, democrata com perfil mais progressista que pode ser a primeira mulher, com origem negra e asiática, a liderar a nação mais poderosa do mundo. No caso de uma vitória de Kamala Harris, os especialistas ponderam que eixos hoje já existentes poderão ser mantidos, como: preservação do multilateralismo; importância da ordem democrática; entendimento da liberdade de expressão nas redes; proteção dos direitos humanos; e defesa do meio ambiente. (...) (g1)

3-'TOSSIA PEDAÇOS DO PULMÃO': relatos de quem destruiu a saúde fumando vape. Por Luiza Vidal e Talyta Vespa. Paulo Henrique, 22, tossia incessantemente fazia um mês. Quando as costas começaram a doer, a avó decidiu levá-lo ao hospital. O jovem de Miranda (MS) passou então a expelir sangue. Médicos detectaram um quadro de pneumonia bacteriana e derrame pleural. Um dos pulmões tinha três buracos. O outro havia necrosado. Paulo fumava desde os 15 e, quatro meses antes, trocara o cigarro pelo vape. Casos graves como esse ficaram comuns no Brasil. O uso de vape explodiu entre jovens e acendeu o alerta de médicos e autoridades. Doenças que surgem depressa. A rapidez com que os usuários de vape adoecem é o que mais assusta entidades médicas, diz Vera Borges, pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca (Instituto Nacional do Câncer). "Pessoas jovens com cinco anos de uso contínuo podem desenvolver DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica], uma doença extremamente limitante. Em um fumante comum, essa doença pode aparecer depois de trinta anos de uso", afirma. No caso de Paulo, quatro meses usando vape foram suficientes para causar estrago. "Parte do pulmão do meu filho esfarelou na mão da médica. Agora ele tem metade de um pulmão e o outro está totalmente comprometido", conta a mãe de Paulo. (....) (UOL)

4-VOLKSWAGEN EM CRISE? Por que a Volkswagen está em crise e fechará fábricas mesmo com faturamento recorde? Por Insa Wrede e Alexandre Schossler. A chefe do conselho de funcionários da Volkswagen, Daniela Cavallo, anunciou segunda-feira (28) a notícia bombástica: ao menos três fábricas da montadora na Alemanha estão próximas de serem fechadas, e dezenas de milhares de postos de trabalho deverão ser cortados. Entre a população, o anúncio causou comoção. De acordo com o mais recente relatório anual, em 2023 o grupo até registrou um novo faturamento recorde, de cerca de 332,3 bilhões de euros - um aumento de 15,5%. A maior fabricante de automóveis da Europa também registrou um aumento no lucro: o lucro operacional anual cresceu para cerca de 22,58 bilhões de euros. Em contraste com o forte crescimento das vendas, no entanto, esse foi um aumento de apenas 2%. Para 2024, a previsão de lucro foi revisada para baixo, apesar de ainda estar claramente no positivo. No segundo trimestre de 2024, a Volkswagen vendeu quase um quinto a menos de carros na China. Os fabricantes chineses de carros elétricos, mais baratos e mais inovadores, estão agora superando claramente o desempenho da empresa sediada em Wolfsburg. O mercado de vendas europeu, por si só, não consegue compensar isso. (...) (UOL)

5-VENEZUELA X ITAMARATY. Venezuela acusa Itamaraty de se fazer de vítima e alega 'agressão descarada e grosseira' a Maduro. Ataque ocorre um dia após governo Lula denunciar 'tom ofensivo' de Caracas em meio às crescentes tensões diplomáticas; procurado sábado, Itamaraty não se manifestou. (...) (O Estado de S. Paulo)

6-DECADÊNCIA INDUSTRIAL e alta no custo de vida ajudam Trump no condado mais disputado da Pensilvânia. Globalização tirou bons empregos industriais da região e eleitorado antes fiel ao Partido Democrata migrou para base de apoio do republicano. Por Luiz Raats. (...) (O Estado de S. Paulo)

7- A NOVA TÁTICA DA RÚSSIA de atacar civis com drones para gerar pânico na população. Por Yogita Limaye. O trauma é visível nos rostos dos moradores com quem conversamos, que enfrentaram o desafio de sair de casa para estocar alimentos. (...) (BBC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com