Advogado diz que Cid desconhecia plano para matar Lula, Alckmin e Moraes: 'Quem podia dar golpe (Jair Bolsonaro) fugiu para os EUA'
1-RESISTÊNCIA À NOVA ROTA DA SEDA. Por que o Brasil resiste a entrar em Nova Rota da Seda da China. Por Leandro Prazeres. A visita oficial do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, quarta-feira (20/11), será marcada por protocolos, forte esquema de segurança e uma série de acordos e memorandos a serem assinados. Nos últimos meses, diplomatas dos dois países se revezaram em visitas mútuas e reuniões para reunir um "pacote" de entregas para celebrar os 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Mas a visita do líder chinês não será marcada apenas pelo que será anunciado. A expectativa entre diplomatas e especialistas ouvidos pela BBC News Brasil nas últimas três semanas é de que a visita do líder chinês também seja marcada por uma ausência: a não adesão do Brasil ao projeto "Cinturão e Rota", também conhecido como "Nova Rota da Seda". A decisão envolve a tradição diplomática brasileira, o cenário internacional conturbado e a percepção entre os tomadores de decisão brasileiros de que o país teria pouco a ganhar com uma eventual adesão ao projeto. (...) (BBC News Brasil)
2-ELE FUGIU PARA OS ESTADOS UNIDOS. Advogado diz que Cid desconhecia plano para matar Lula, Alckmin e Moraes: 'Quem podia dar golpe (Jair Bolsonaro) fugiu para os EUA'. Blog da Andréia Sadi. Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro prestou novo depoimento nesta terça. Por conta de omissões e contradições no interrogatório, PF enviou relatório ao STF, que pode rescindir benefícios de delação premiada. O advogado de Mauro Cid, Cezar Bittencourt, disse que Mauro Cid "desconhece completamente o plano. Não omitiu nada. Ele não tem absolutamente nada a ver com isso", disse. Sobre Cid ter conhecimento de uma tentativa de golpe de estado, Bittencourt disse que "todo mundo sabe que quem podia dar golpe estava no Planalto e fugiu para os Estados Unidos". (...) (g1)
3-'É O CACETE'. 'Quatro linhas da Constituição é o cacete': militares golpistas queriam acabar com o Alto Comando. Em conversas, general Mário Fernandes trata de ideia de modificar a organização das Forças Armadas em razão da oposição ao golpe entre oficiais generais, principalmente do Exército, e demonstra ataque à legalidade. Por Marcelo Godoy. (...) (O Estado de S. Paulo) Fazenda e Defesa fecham proposta para ajuste em previdência dos militares. Por Gerson Camarotti. (...) (g1)
4-PRISÃO E BRAGA NETTO. Tentativa de golpe: saiba por que Braga Netto não foi preso. o general Walter Braga Netto - ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro - não está na lista daqueles que tiveram a prisão solicitada. Por que o general está solto? Segundo apuração da jornalista Vera Magalhães, do jornal "O Globo", o diretor-geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues tem cobrado das equipes que as provas apresentadas para fundamentar cada fase das apurações seja capaz de tornar os passos irrefutáveis por parte das defesas e da classe política, que tenta atribuir o avanço da operação à perseguição contra a direita. (...) (Estado de Minas)
5-INFLAÇÃO BEIRA O TETO DA META. Nova estimativa da Fazenda para inflação de 2024 beira teto da meta. Para 2025, taxa é de 3,6%, ante 3,40%; dados foram divulgados pela Secretaria de Política Econômica. Do Estadão Conteúdo. De acordo com a nova grade de parâmetros, divulgada segunda-feira (18), pela Secretaria de Política Econômica, a estimativa para este ano passou de 4,25% para 4,40% - só 0,10 ponto porcentual abaixo do teto da meta. Para 2025, a projeção agora é de 3,6%, ante 3,40% pelo boletim anterior, que havia sido divulgado em setembro. (...) (R7)
6-PEC 6 POR 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor. Constatação é da pesquisa realizada pela Nexus. Por Camila Boehm. A conclusão é do levantamento Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, que analisou cerca de 30 mil publicações sobre o tema nas cinco principais redes: X, Facebook, Instagram, Linkedin e Tique Tok. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), na Câmara dos Deputados, estabelece a jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil, acabando com a escalada de 6 por 1. Do total de conteúdos, 67% foram favoráveis à PEC da extinção da escala 6x1, 26% neutros e apenas 7% contrários. Os dados foram coletados de 7 de novembro a 12 de novembro. (...) (Agência Brasil)
7-INSS: COMUNICADO IMPORTANTE para aposentados que recebem acima de um salário mínimo. Por Paulo. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que começaram a receber benefícios recentemente terão o 13º salário depositado em parcela única neste fim de ano. A medida atende aqueles que passaram a receber a partir de junho e não foram contemplados nos pagamentos feitos anteriormente em abril e maio. Essas transferências ocorrerão entre novembro e dezembro de 2024, seguindo um calendário específico. A antecipação, que já é costume desde 2020 devido à pandemia da Covid-19, vai beneficiar diversos grupos dentro dos segurados do INSS. Importante ressaltar que aqueles que já recebiam a aposentadoria ou pensão antes de junho deste ano, tiveram o benefício pago no primeiro semestre. Além de aposentados e pensionistas, outros grupos têm direito ao abono anual. Os beneficiários de auxílios por incapacidade temporária, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade também receberão a parcela única do 13º salário neste período. No entanto, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia não são contemplados, visto que o BPC é um benefício assistencial sem direito a décimo terceiro. (...) (Monitor do Mercado)
8-RACISMO NO BRASIL. 59% dos brasileiros acreditam que maioria do país é racista, diz Datafolha. Para 45% dos entrevistados na pesquisa, racismo cresceu nos últimos anos no Brasil. Por Victoria Damasceno. Para 59%, a maioria é racista, enquanto outros 5% dizem que todos são racistas. Para 30%, uma menor parte da população é racista e, para 4%, ninguém o é. Entre mulheres, 74% afirmam considerar que todos ou a maior parte dos brasileiros são racistas, número que fica em 53% entre homens. A percepção de que a discriminação racial aumentou nos últimos anos atinge 45% dos entrevistados, ao passo que 35% dizem que permaneceu igual e 20% que o racismo tem diminuído. (...) (Folha de S. Paulo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com