Chega o fim de ano e um dos grandes alertas são os cuidados com os golpes. Desde a Black Friday, passando pelo natal, esta época é propícia para que ladrões se fazem de vendedores de lojas e consigam furtar os consumidores.
Por mais que várias empresas e autarquias façam o alerta de que não enviam dados por e-mail ou mensagem por celular, nem ligam para os cidadãos, o esquema fraudulento é tão perfeito que muitos ainda caem no golpe.
Alguns podem até ir adiante, mesmo sabendo que é golpe, para saber até onde vai a esperteza dos meliantes. Porém, isso também pode ser um erro, já que eles pesquisam nossos dados e podem fazer afrontas e ameaças.
O mais sensato é, ao descobrir que se trata de uma falcatrua, de nem seguir aidante ou falar algo que deixe o criminoso sem reação, como: "eu autorizo a transação" ou "eu confimo o pix". Muitos podem até desligar o telefone e nem seguir adiante a conversa.
E se o caso for por e-mail, ideal é apagar o link e fazer uma varredura no seu programa de antivírus, pois pode haver resquícios de vírus, só de ter aberto o e-mail, sem ter clicado em nenhum link.
Ter o cuidado é essencial para não cair em esquemas como esses, tão comuns, mas que ainda são factiveis a pessoas caírem. Por isso, caso acredite que não seja um golpe, procure alguém da família para explicar ou olhar a cobrança e ligue para o seu gerente do banco de um telefone seguro, nunca do telefone encomendado pelos criminosos.