Muito longe do espírito natalino
Que o clima de Natal já tenha tomado conta de centros urbanos por todo o território nacional, já é sabido . Até mesmo quem porventura não goste de celebrar os festejos natalinos, são capazes de reconhecer a beleza e grandiosidade das decorações, que sinalizam a proximidade da festa cristã. Mas os que procuram manter viva as celebrações, especialmente no que se refere ao processo de ornamentação de espaços públicos e privados, precisam se atentar e manter os olhos abertos (e câmeras de monitoramento ligadas). Casos de furto de decorações de Natal chamaram atenção nas capitais Rio de Janeiro e Porto Velho.
Em Porto Velho, no estado de Rondônia, uma mulher foi flagrada na madrugada da última sexta-feira (29) furtando a decoração natalina de uma residência, no bairro Três Marias. O momento, capturado por câmeras de segurança, acabou viralizando nas redes sociais.
A mulher chegou de bicicleta por volta de 2h30. Sem hesitação, se dirigiu a uma palmeira enfeitada com luzes de pisca-pisca, e inicia a empreitada criminosa. A mulher concluiu o furto e fugiu rapidamente do local. O caso foi registrado no Batalhão de Polícia Militar, em Porto Velho.
Já na capital fluminense, outra mulher é a protagonista da história, ocorrida no Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio. A criminosa desce do carro e inicia a "limpa de Natal", sem pestanejar, acompanhada por um condutor (ou condutora do veículo), que mais parecia cúmplice da marginal.
Outro caso recente no Rio de Janeiro, aconteceu na cidade de Itatiaia, na belíssima e encantadora Penedo. Neste caso, a mulher foi presa em flagrante por furtar uma guirlanda na decoração montada na Avenida das Mangueiras.
Se Papai Noel existisse, as três seriam exortadas por serem "meninas malvadas", e ficariam sem presentes de Natal. Até porque, ações criminosas e a comemoração pelo nascimento de Jesus não possuem qualquer relação.
A falta de noção foi enorme. E a de caráter também. No entanto, ações como essas nunca serão capazes de retirar o brilho e o significado da festa.