Mulheres ganham quase 21% a menos que os homens no Brasil, aponta IBGE. Número de jovens nem-nem é o menor desde 2012
1-TARCÍSIO MANTÉM DERRITE, MAS prepara intervenção na segurança. Governador quer tirar corregedorias de dentro das polícias, vai pilotar troca de câmeras nas fardas e determina mudanças na Operação Verão. Por Vera Magalhães. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manterá Guilherme Derrite como secretário de Segurança Pública, mas começará a semana "dentro" da pasta, na definição de pessoas próximas. Ele vai acompanhar de perto a implementação de uma série de medidas que estão sendo classificadas como de correção de rumos depois da explosão de casos de violência, sobretudo envolvendo policiais militares, nos últimos meses. (...) (O Globo)
2-MICHEL TEMER REJEITA SER VICE DE JAIR BOLSONARO após "fortes indícios" de tentativa de golpe. "Não se pode já condenar os indiciados, mas há indícios fortíssimos", afirmou Temer, destacando a necessidade de investigação para apurar as evidências. (...) (DCM-Diário do Centro do Mundo)
3-CÂMERAS E LETALIDADE MENOR. Por Thaís Augusto. Pelo menos 24 países no mundo usam câmeras corporais em uniformes policiais. No Brasil, a tecnologia começou a ser testada em 2012. No Reino Unido, diferente do Brasil, onde a tecnologia tenta reduzir os casos de uso de força excessiva, o país estruturou um modelo onde as câmeras poderiam inibir comportamentos criminosos, reduzir as tensões na abordagem policial e ajudar na coleta de provas. (...) (UOL)
4-ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA. 2024 será o ano mais quente da história humana. Com dados de novembro, conclusão é que temperatura vai superar recorde de 2023. Os dados revelados na madrugada de segunda-feira (9) mostram que, de janeiro a novembro deste ano, as temperaturas médias globais ficaram 0,72°C acima da média de 1991 a 2020 —o maior valor já registrado para esse intervalo e 0,14°C superior ao mesmo período de 2023. (...) (Folha de S. Paulo)
5-MULHERES GANHAM MENOS. Mulheres ganham quase 21% a menos que os homens no Brasil, aponta IBGE. Rendimento médio da população ocupada revela desigualdade de gênero no país. Homens tiveram renda média de R$ 3.271, e as mulheres, R$ 2.588. Por Galtiery Rodrigues. A diferença salarial entre homens e mulheres, no Brasil, ainda está longe de ser resolvida. (...) (Metrópoles)
6-NEM-NEM. IBGE: número de jovens nem-nem é o menor desde 2012. Dados do IBGE mostram que 10,3 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos não estudam e nem trabalham. Esse é o menor número registrado. Por Luana Viana. Dados da pesquisa sobre a Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, divulgados quarta-feira (4/12), revelam que o Brasil atingiu o menor número, desde o início da série histórica de 2012, de jovens nem-nem entre 15 a 29 anos, ou seja, aqueles que não estudam nem trabalham. O número de jovens nem-nem em 2023 era de 10,3 milhões, o que equivale a 21,2% da população nessa faixa etária, de acordo com os dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE. (...) (Metrópoles)
9-MUSEÓLOGA E NOTRE DAME. 'Pariscambi': Conheça a museóloga da Baixada Fluminense que trabalhou na restauração da catedral de Notre Dame, em Paris. Carolina Ferreira explica que Notre-Dame — que reabriu no sábado, após cinco anos fechada para reformas por conta do incêndio — reúne em seu acervo os mais variados tipos de arte. Por Felipe Grinberg. Em 1961, Paracambi se emancipou na Baixada Fluminense. Naquele mesmo ano, no coração de Paris, na França, a Catedral de Notre Dame completava 615 anos de inauguração. Separadas por 9 mil quilômetros, a igreja francesa e o município fluminense têm pouco em comum, a exceção de Carolina Ferreira, museóloga nascida em Paracambi e que ajudou a reconstruir um dos símbolos da França. Paracambiense com orgulho, ela estudou no campus de Paracambi do Instituto Federal do Rio de Janeiro e depois cursou museologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Logo depois, Carolina se mudou para fazer seu mestrado na França e ao terminar mais essa etapa dos estudos se candidatou para trabalhar na recuperação da Notre-Dame, que foi parcialmente destruída em um incêndio em 2019. A museóloga se tornou gerente de acervos da Catedral de Notre-Dame de Paris na Direção Regional dos Assuntos Culturais do Ministério da Cultura. (...) (O Globo)
10-QWEN: a inteligência artificial chinesa que derrota o ChatGPT e o Gemini. Comparações entre modelo chinês e chatbots mais famosos mostram que o concorrente asiático dá respostas mais precisas e atende mais necessidades de personalização do usuário. Por João Pedro Adania. (...) (O Estado de S. Paulo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com