Globo repercute fake news (notícias falsas) de jornal. Efeito colateral 'escondido' do câncer. Desempregados no Rio

Por José Aparecido Miguel (*)

1-'CHAFÉ'. Safras ruins e dólar alto fazem preço do café disparar; consumidor já apela para o 'chafé'. Aumento para o consumidor já chega a 33% no ano e previsão é de preços elevados também em 2025. Por José Maria Tomazela. (...) (O Estado de S. Paulo)

2-NOTICIAS FALSAS DA FOLHA. GLOBO REPERCUTE fake news (notícias falsas) da Folha sobre "rombo das estatais". Cálculos deixam de fora a Petrobras e os bancos públicos, que estão bombando. Por Leonardo Sobreira. A Rede Globo deu destaque sábado (28) à fake news divulgada mais cedo pelo jornal Folha de São Paulo, que alegou um suposto "rombo" nas estatais sob o governo do presidente Lula. A análise, no entanto, desconsidera empresas essenciais como a Petrobras e os bancos públicos, que têm apresentado resultados sólidos. A GloboNews, ao abordar o tema, também utilizou dados do Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto, mas trouxe mais uma vez a interpretação questionável, argumentando que a Petrobras seria "muito grande" para ser incluída nos cálculos. "Sob Lula, estatais registram maior déficit em 15 anos. Rombo nas empresas públicas federais é de R$ 4,5 bilhões só em 2024, segundo o Banco Central", publicou a emissora na plataforma X. (...) (Brasil247)

3-EFEITO DO CÂNCER ESCONDIDO. Efeito colateral 'escondido' do câncer sobre o qual não se fala e que afeta centenas de milhões de pessoas. Por Katherine Wang, BBC Future. Durante uma visita ao oncologista para discutir seu tratamento de câncer, meu falecido tio apontava para suas pernas. Os dois membros estavam inchados, com cerca de três vezes seu tamanho normal. O enorme inchaço o deixava exausto e com dores. Ele era incapaz de se movimentar normalmente. "Oh, isso é linfedema e não podemos fazer nada a respeito, só posso dizer isso", respondeu o médico. Ele permanece sendo uma "doença oculta" - que recebe pouca atenção, é pouco pesquisada e subdiagnosticada. O linfedema é uma condição crônica e incurável. Ele causa inchaço excessivo, devido a uma lesão no sistema linfático, a rede responsável por manter o equilíbrio dos fluidos nos tecidos do corpo. A doença surge quando uma lesão ou distúrbio do sistema linfático impede que o fluido linfático seja drenado adequadamente do corpo. O sistema linfático é uma rede de glândulas e vasos que faz parte do sistema circulatório do corpo. Ele desempenha papel fundamental na retirada do excesso de fluido e proteínas que vazam dos tecidos, filtrando e devolvendo o fluxo para a corrente sanguínea. Ele é fundamental para a função imunológica, remoção de resíduos e manutenção do equilíbrio correto de fluidos do nosso corpo. (...) (BBC News Brasil)

4-IPTU DE IMÓVEL ALUGADO. Proprietário ou inquilino: quem deve pagar o IPTU de imóvel alugado? Tudo vai depender do que diz o contrato de locação firmado entre as partes. Se o contrato trouxer a previsão que é o locatário, então será ele o responsável. Caso contrário, é o proprietário do imóvel quem deverá arcar com o tributo. É possível acordar para que o inquilino pague o IPTU? Sim, é possível, mas desde que esteja previsto no contrato de locação. O risco, na verdade, é muito maior para o proprietário, pois, se o inquilino não pagar, a dívida será de responsabilidade do dono do imóvel. Se o IPTU não for pago nem pelo inquilino, nem pelo proprietário, o que pode acontecer? Se não for pago, existe a possibilidade de o proprietário ser inscrito na dívida ativa do município, passar a ter restrição ao seu crédito e ainda poder ser alvo de uma ação de execução com penhora de bens. (...) (Terra)

5-NOVO CARTÃO DE CRÉDITO. Caixa libera novo cartão de crédito incrível e brasileiros comemoram sem parar! Por Leonardo Silveira. A Caixa Econômica Federal introduziu um novo produto destinado a facilitar o acesso ao crédito para os brasileiros: o cartão de crédito Caixa Tem. Este produto é associado ao aplicativo Caixa Tem, utilizado largamente para a administração de benefícios sociais. A principal vantagem do cartão Caixa Tem é a ausência de anuidade, tornando-o ainda mais acessível para um amplo público. Ele oferece um limite de crédito inicial de R$ 800, suficiente para compras básicas e emergenciais, tanto online quanto presenciais. Além disso, a aceitação do cartão é viabilizada pela bandeira Mastercard. (...) (Perfil)

6-ACIDENTE DE LANCHA. Duas embarcações colidiram próximo de destino turístico conhecido como Praia do Dentista. Um turista argentino morreu em um acidente de lancha registrado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, sexta-feira, 27. Três pessoas, que ficaram feridas, foram resgatadas: dois outros turistas argentinos e uma pessoa que mora na cidade. (...) (Terra)

7-DESEMPREGADOS NO RIO. RJ está entre os 5 estados com mais desempregados do Brasil. Apesar do país registrar o menor índice de desemprego desde 2012, segundo o IBGE, o Estado do Rio de Janeiro conta com uma das maiores diferenças entre os salários dos mais pobres e dos mais ricos. Informalidade preocupa especialistas. Por Chico Regueira. O Rio de Janeiro está entre os cinco estados com as maiores taxas de desemprego do Brasil em 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do resultado nacional apontar que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,1% no trimestre terminado em novembro - a menor taxa de desocupação de toda a série histórica da PNAD - o RJ conta com uma das maiores diferenças entre os salários dos mais pobres e dos mais ricos. A realidade do Rio de Janeiro está distante dos vizinhos do Sudeste e muito próxima dos estados nordestinos, a região mais pobre do país. Quando o assunto é desemprego, o Rio só está melhor do que Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal, segundo o IBGE. Maiores taxas de desemprego: Pernambuco: 10,5%, Bahia: 9,7%, Rio Grande do Norte: 8,8%, Distrito Federal: 8,8%, Rio de Janeiro: 8,5%. Segundo o pesquisador Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a renda dos trabalhadores do Rio de Janeiro está crescendo menos do que nesses outros estados citados pela pesquisa. "O Rio de Janeiro tem um grau de informalidade trabalhista muito alto, quase nordestino. Existe uma desigualdade trabalhista no Rio maior do que no Brasil. Não tem nenhum estado do Nordeste com uma desigualdade trabalhista menor do que a do Rio", disse Marcelo. (...) (g1)

8-EXPERIMENTO DE MUSK. O experimento social de Elon Musk com a humanidade. Por Marianna Spring. O bilionário Elon Musk tem exaltado o Twitter como um bastião da liberdade de expressão desde que adquiriu a plataforma de rede social há dois anos. Mas, ao longo de 2024, o X, como agora é chamado, evoluiu do que parecia ser uma praça pública comunitária para um centro polarizado em que as opiniões e publicações parecem ainda mais controversas. Certos perfis que compartilhavam informações enganosas sobre política e notícias — alguns dos quais foram acusados de incitar ódio — ganharam destaque recentemente. Elon Musk, se alinhou diretamente com Donald Trump, um relacionamento que pode redefinir a forma como os donos de outras redes sociais lidam com o próximo presidente dos EUA. (...) (BBC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com