1-STF QUER DERRUBAR REGRA anti-Mendonça e Kassio para liberar votos de Dino e Zanin. Supremo definiu em 2022 que posições de ministros aposentados continuariam válidas, mas agora Fux, Moraes e Toffoli defendem revisão. Por Ana Pompeu. O STF (Supremo Tribunal Federal) pode rever uma regra definida há dois anos que prevê manter a validade de votos deixados por ministros aposentados. Isso pode beneficiar, caso a ideia prospere, Cristiano Zanin e Flávio Dino —ambos indicados pelo presidente Lula (PT). Dois ministros, Alexandre de Moraes e Luiz Fux, defendem agora que tudo comece do zero. Se aprovada, a mudança pode impactar casos como o da descriminalização do aborto, da quebra de sigilo de buscas no Google ou do ISS (Imposto sobre Serviços) na base de cálculo do Pis/Cofins. (...) (Folha de S. Paulo)
2-BOLSONARO DEVERÁ SER JULGADO por tentativa de golpe de Estado. Por Mônica Bergamo. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser julgado criminalmente por tentativa de golpe de Estado na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela é integrada pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Com exceção de Fux, cuja tendência é incerta na visão de integrantes do próprio STF e de pessoas do círculo próximo de Bolsonaro, os outros quatro são considerados votos certos contra o ex-presidente. (...) (Folha de S. Paulo)
3-DESTAQUE PARA BRASILEIRA EM FEIRA DE TECNOLOGIA. Maria Julia Guimarães foi uma das dez selecionadas entre grupos sub-representados a participar da CES 2025 - Consumer Eletronics Show 2025, maior feira de tecnologia do mundo. Por Bruno Rosa. Maria Julia criou tecnologia que usa IA em luva com sensores e aquecimento para portadores de síndrome de Raynaud, uma doença arterial que provoca uma redução temporária na circulação sanguínea nas extremidades do corpo. (...) (O Globo)
4-BOTOX. Não franzo a testa desde 1987, diz médica que descobriu o uso cosmético do botox. Jean Carruthers nunca conseguiu a patente pela invenção, que surgiu em meio a um tratamento oftalmológico. Por Teté Ribeiro. A oftalmologista canadense Jean Carruthers, 76, tinha pouco mais de 35 anos em 1983, já era casada com o dermatologista Alastair Carruthers (morto em agosto, aos 79) e mãe de três filhos pequenos quando um dia, em seu consultório, levou uma bronca de uma de suas pacientes. "Ela ficou brava porque eu não injetei [toxina botulínica] na testa dela. Ela estava sendo tratada por causa das contrações involuntárias dos músculos das pálpebras. Não entendi o motivo na hora, mas ela me explicou: 'Quando você injeta na minha testa, fico com a expressão descansada'", lembra Carruthers. De noite, em casa, enquanto jantava com os filhos e o marido, comentou o ocorrido e sugeriu que estudassem mais a fundo a toxina botulínica. (...) (Folha de S. Paulo)
5-EREÇÕES. Pesquisadora Desenvolve "Óleo de Trufa Negra" Que Promove Ereções Instantâneas de Até 4 Horas Sem Colaterais. "Se não fosse por isso, eu teria traído o meu marido", disse a especialista. O novo tratamento acaba de ser aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil. A brasileira PhD em saúde sexual masculina pela Universidade de Harvard, Beatriz Faccenda, desenvolveu um "Óleo de Trufa Negra" que tem o poder de reverter a disfunção erétil… E fazer qualquer homem, de qualquer idade, voltar ter ereções firmes e duradouras praticamente quando quiser, e assim recuperar sua virilidade. De acordo com um estudo da Fundação São Paulo, 7 em cada 10 homens no Brasil, com idades entre 30 a 90 anos, têm disfunção erétil. E o que é mais assustador: a cada 6 homens com mais de 40 anos, a chance de morrer em virtude de um ataque cardíaco pelo uso constante de azulzinho é de 1 para 6. "O Carlos conseguiu ter sua primeira ereção depois de meses sem ter, logo após aplicar esta fórmula inovadora. Ele se alegrou porque não teve nenhum efeito colateral. E isso foi só o começo. Nós tivemos relações sexuais todos os dias depois dele aplicar a fórmula, e ele não falhou em nenhuma delas… Inclusive, sua performance estava irreconhecível, ele durava horas na cama e estava me levando a loucura!" Aumenta a libido e a potência das ereções em quase 250%, muito mais que a Trufa comum! Em segundo lugar temos a erva Ptychopetalum olacoides. Também encontrada em solo africano, esse potente afrodisíaco natural tem o poder de potencializar a libido e aumentar a disposição, principalmente em homens acima de 40 anos. Em terceiro temos o ginkgo biloba coreano de pequenas partículas, responsável por aumentar o fluxo sanguíneo em direção ao pênis… Por último, temos os extratos raros de Mentha Piperita, acqua mentona e aloe barbadensis, que atuam como um escudo protetor contra o xenoestrogênio e impedem que as suas ereções sejam bloqueadas novamente. Por ser um composto desenvolvido nos melhores laboratórios do mundo, por uma especialista da Universidade de Harvard, o "óleo de trufa negra" com aplicação em forma de gel na região peniana é muito seguro. Além disso, possui autorização da Anvisa (RDC 240 de 26/07/2018) e do Ministério da Saúde, sem qualquer efeito colateral. (...) (top.maispopulares.com.br)
6-OBRAS DE SAÚDE PARADAS. À espera: mesmo após anúncio de Lula, Brasil tem 2.762 obras de saúde com verbas federais paradas. Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Maranhão são os estados que aparecem com mais obras paralisadas ou https://www1.folha.uol.com.br/poder/stf/inacabadas. Por Sarah Teófilo. Um ano após o governo Lula anunciar que priorizaria a retomada de obras paradas, o país ainda tem 2.762 intervenções na Saúde com recursos federais inacabadas ou paralisadas, conforme dados do Ministério da Saúde. Ao todo, R$ 491,5 milhões já foram desembolsados. O número se refere apenas aos empreendimentos que estão elegíveis pare recomeçarem. Existem, ainda, outras 670 obras canceladas em que não houve manifestação por parte do ente responsável sobre o interesse ou não pela retomada. No início do ano passado, o ministério entrou em contato com os municípios nos quais estavam as 5,5 mil obras inacabadas e houve manifestação de interesse para retomada de 3.594 empreendimentos. Do total, só houve apresentação de documentação em relação a 2.504 obras e apenas mil foram aprovadas e publicadas em portaria pela pasta até agora. (...) (O Globo)
7-AÇÕES CONTRA A CAIXA. Problemas em imóveis impulsionam ações contra Caixa no Minha Casa, Minha Vida. Banco pagou R$ 92,4 milhões em 2024 por vícios em unidades habitacionais da faixa 1 do programa. Por José Marques e Lucas Marchesini. Falhas estruturais em construções do Minha Casa, Minha Vida elevaram o número de ações na Justiça que pedem indenizações à Caixa. A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) estima o total atual em 90 mil ações. (...) (Folha de S. Paulo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]