Por:

Que patriotismo é esse no Brasil?

Na virada do último domingo (5) para a segunda-feira (6), o Brasil vivenciou um capítulo inédito em sua brilhante história artística. Pela primeira vez, uma brasileira venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em filme dramático.

Com muito mérito, Fernanda Torres emocionou o mundo com seu trabalho no filme 'Ainda Estou Aqui', que conta a história do desaparecimento e assassinato do ex-político Rubens Paiva pela ditadura militar.

Porém, o que deveria ser motivo de orgulho, já que é uma conquista de extrema relevância para o cinema brasileiro, está sendo usado como motivo de piada e tentativa de desmerecer nas redes sociais por pessoas que se autointitulam 'patriotas'.

Além de espalharem mentiras de que o filme foi financiado com recursos da Lei Rouanet - o filme foi financiado com recursos próprios do diretor Walter Salles, que, inclusive, negou a verba oferecida pela Ancine -, esses 'revoltados de internet' ainda tentam vender ideias absurdas de que isso não impacta no Brasil.

Oras, o sucesso de 'Ainda Estou Aqui' está levando o nome e a arte brasileira pelo mundo, além de estar incentivando brasileiros a irem aos cinemas. O que já é um feito por si só.

Agora, fica a pergunta: que espécie de patriotismo é esse que só louva o que vem dos EUA e da Europa e faz de tudo para desmerecer as conquistas nacionais?

A vitória de Fernanda Torres é motivo de celebração para todos os verdadeiros patriotas, aqueles que põe o bem-estar do Brasil acima de picuinhas políticas imbecis. Que venham ainda mais prêmios e que venha o tão sonhado Oscar. O Brasil merece essa conquista.