Por: José Aparecido Miguel (*)

Meta retira checagem das redes: Zuckerberg, Trump e outros querem controlar a sociedade (você). Lula deve vetar 'jabutis' etc.

1-LULA DEVE VETAR 'JABUTIS'. Por Jeniffer Gularte e Manoel Ventura. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar os chamados "jabutis" inseridos pelo Congresso Nacional no projeto de lei que regulamenta a instalação de equipamentos para energia eólica em alto mar (offshore). Essa proposta aprovada no fim do ano passado incluiu uma série de medidas que podem encarecer as contas de luz, na avaliação de especialistas e do próprio governo. Jabuti é o jargão dado no Congresso a trechos inseridos em projetos de lei que nada têm a ver com o tema original. (...) (O Globo)

2-MARQUETEIRO NA COMUNICAÇÃO DE LULA. Contato mais próximo, carta branca e olho em reeleição em 2026: entenda por que Lula escalou marqueteiro Sidônio Palmeira na Comunicação substituindo Paulo Pimenta. Por Jeniffer Gularte e Karolini Bandeira. A comunicação pelas redes sociais será uma das prioridades. Paulo Pimenta entrará de férias e, após retornar, conversará com Lula sobre seu futuro. (...) (O Globo)

3-QUEM É SIDÔNIO. Por Leonardo Miazzo e Thais Reis Oliveira. Sidônio, atuando há meses como consultor informal do presidente, já vinha ganhando mais nacos de poder no governo. Teve papel determinante, por exemplo, no desenho da estratégia de comunicação para o anúncio da nova faixa de isenção do Imposto de Renda junto ao pacote fiscal, medida que buscou reforçar a narrativa de alívio econômico para a classe média. Com larga experiência em marketing político, Palmeira é visto como alguém mais capaz de reagir às frequentes e complexas demandas da comunicação social em tempos de polarização, desinformação e desregulação da internet. (...) (Carta Capital)

4-PRODUTOS MAIS EXPORTADOS PELO BRASIL. Ranking dos produtos mais exportados pelo Brasil em 2024 e principais destinos. Por Matheus Almeida Principal produto comercializado pelo Brasil nos anos de 2023 e 2022, a soja apresentou uma queda de 11,04% no valor exportado em 2024. O motivo apontado para técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) foi uma redução da safra, com consequente menor disponibilidade para exportações. O petróleo assumiu assim o protagonismo e foi o produto de exportação com maior valor comercializado pelo Brasil no período. Apenas os óleos brutos somaram US$ 44,8 milhões. O valor representa um crescimento de 5,2% sobre os R$ 42,6 milhões do ano anterior. Veja ranking dos produtos mais exportados em 2024 em dólares. 1. Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus 44.842,76. 2. Soja 42.941,65. 3. Minério de ferro e seus concentrados 29.845,78. 4. Açúcares e melaços 18.631,30. 5. Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos) 11.690,27. 6. Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada 11.657,32. 7. Café não torrado 11.337,47. 8. Celulose 10.610,04. 9 Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais 10.407,87. 10. Carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas 9.081,04. Mesmo com crescimento de 3% no volume de produtos embarcados, o país teve uma queda de 0,8% no valor das exportações. (...) (IstoÉ)

5-IMPACTO GRAVE EM 2026. Relaxamento no controle das fake news (notícias falsas) pode ter impacto grave em 2026, diz professor sobre decisão da Meta. Para Marcio Moretto, o fim da checagem afronta soberania das nações e impõe um retrocesso que ignora as lições do escândalo Cambridge Analytica. Por Ana Luiza Basilio. O anúncio de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, sobre o fim do programa de checagem de fatos nos Estados Unidos e a adoção de um sistema de "notas da comunidade" semelhante ao do X (antigo Twitter) alarmou especialistas em tecnologia e proteção de dados dentro e fora do país. (...) (Carta Capital)

6-AONDE ZUCKERBERG QUER CHEGAR? Meta retira checagem das redes: aonde Zuckerberg quer chegar com aceno a Trump? Dono da Meta anunciou o fim do sistema de checagens de plataformas como Facebook, Instagram e Threads. Integrantes de organizações especializadas se dizem decepcionados. Por Juliana Causin, Bernardo Lima e Agências Internacionais. E a principal motivação é política. Na prática: Meta passa a permitir que usuários classifiquem gays e trans como 'doentes mentais', por exemplo. Trump comemora: Presidente eleito dos EUA diz que suas ameaças 'provavelmente' influenciaram Zuckerberg a mudar regras na Meta. (...) (O Globo) Chefe do Facebook se curva ao trumpismo e puxa o tapete de checadores. Mark Zuckerberg anunciou fim de programa de checagem de fatos da Meta Por Daniel Bramatti. Nos Estados Unidos, o serviço de checagem do jornal The Washington Post registrou nada menos do que 30.574 declarações falsas ou enganosas de Donald Trump nos seus primeiros quatro anos de governo. (...) (O Estado de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]