Por: Barros Miranda*

Os aniversários históricos em 2025

Mais um ano da era cristã se inicia. Chegamos a 2025 e, com ele, os aniversários de grandes fatos históricos que aconteceram no Brasil e no mundo. São muitos e destacarei alguns, principalmente aqueles ligados a fatores políticos, econômicos e sociais, pilares máximos da historiografia moderna.

Como pontapé, aquela que é por muitos considerada a primeira constituição do mundo, a Carta Magna inglesa de 1215. Quem diria que 810 anos depois ela seria um marco para política britânica e para servir de base para o sistema de divisão de poderes. Um grande marco para celebrar.

Falando em Inglaterra, o país foi o berço das duas grandes revoluções industriais no mundo. A primeira, com o cercamento dos campos e a introdução de máquina de tear, em 1760. E a segunda, em 1850, com o advento da máquina a vapor e do carvão como forma de combustível. Ou seja, há 265 e 175 anos, respectivamente.

Ainda na Europa, não se pode esquecer o início do processo da Unificação Alemã, que começou em 1815 e terminou em 1871. Um país forte hoje e que há 210 anos dava os primeiros passos para o seu surgimento.

Mais um fato relevante mundial, os 75 anos do início da Guerra da Coreia, que culminou de vez na divisão da península em comunismo e democracia, com os conflitos acontecendo entre 1950 e 1953.

No Brasil, temos várias datas e revoltas para lembrar. A primeira, a Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, que, no fim, culminou na criação da República Oriental do Uruguai. Duzentos anos do início da guerra de independência do país sul-americano, desmembrado do território brasileiro.

Outras guerras importantes ainda no período imperial foram as revoltas regenciais da Cabanagem, no Pará, em 1835 a 1840, e a Farroupilha, de 1835 a 1845. Cento e noventa anos desses movimentos, de insatisfação da política no Brasil.

Não por menos, para tentar apaziguar um pouco a situação por aqui no século XIX, o famoso Golpe da Maioriadade de 1840, quando o então príncipe regente Dom Pedro II teve sua idade emancipada, para assumir o trono brasileiro e controlar os ânimos da população. Ou seja, há 185 anos começava o segundo reinado no país.

Já no século XX, destaque para dois movimentos. O primeiro, a revolta da chibata, de 1910, quando marinheiros se rebelaram contra os castigos impostos, similares aos dos escravos. Um marco na Marinha, que ocorreu há 115 anos. E, claro, a famosa revolução de 1930, que deu início ao processo político do qual chamamos de Era Vargas, quando Getúlio Vargas ficou 15 anos no poder. Coincidentemente, também celebramos o fim do seu governo. Ou seja, são 95 anos do começo e 80 do fim.

Outros fatos poderão ser lembrados ao longo do ano, mas esses foram os que podemos destacar neste início de 2025.

*Jornalista e historiador