Por: Barros Miranda*

A nova Era Trump

Trump está mostrando que veio mordido pela derrota nas eleições em 2020. Os decretos prometem praticamente acabar com o governo Biden e recomeçar os Estados Unidos na Era Trump novamente. Porém, resta saber até que ponto os próprios republicanos vão aderir a isto.

Muitos já sabem que o os cidadãos norte-americanos gostam de balencear o poder nas eleições legislativas, dando ao partido opositor o controle ou da Câmara ou do Senado ou das duas casas. Todavia, não se sabe se esta mística será feita, uma vez que Trump venceu também no voto popular de Kamala Harris.

Deve-se levar em consideração que muitos territórios são totalmente democratas há décadas e quase nunca mudam de pensamento. Só que, nestas eleições, esses mesmos currais eleitorias ficaram mais republicanos, mesmo com os delegados e os estados indo para o cunho Democrata.

Donald Trump, como empresário, tem o papael de defender a classe e sabe as medidas para fazer os setores da economia crescer. Como presidente, fará de tudo para proteger os norte-americanos diante dos produtos internacionais, mas, diferentemente do primeiro mandato, está mais feroz e com mais fome de fazer o empresário estadounidense crescer. Tanto que vai taxar produtos até de países como Brasil, África do Sul e Índia.

Resta saber, agora, como vai terminar este mandato e quem será o sucessor republicano para as eleições de 2028, pois, desde os quatro mandatos de Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial, um político só pode ocupar a Casa Branca em duas ocasiões apenas.

*Jornalista e Historiador