As 20 ruas que mais se valorizaram no Rio em 2024. Missionário R.R. Soares usa programa na 'Band' para divulgar fake news sobre o Pix

Por José Aparecido Miguel (*)

1-PARA ISOLAR A EXTREMA-DIREITA. Ex-ministros assinam manifesto para isolar a extrema-direita no 1º turno de 2026. Até esta terça-feira 14, eram 70 os signatários. Ex-ministros, advogados e intelectuais assinaram o manifesto. Entre os signatários estão os ex-ministros Tarson Genro (Educação e Justiça), Aloysio Nunes (Justiça), José Eduardo Cardozo (Justiça), Renato Janine Ribeiro (Educação) e Miguel Rosseto (Desenvolvimento Agrário). O ex-governador do Distrito Federal Cristóvam Buarque também endossou a redação. (...) (Carta Capital)

2-GOVERNADORES AMEAÇAM não aderir a renegociação depois de vetos de Lula. Eduardo Leite diz que vai mobilizar bancada, e Cláudio Castro fala em 'duro golpe; para Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, momento é de 'agradecer a Lula'. Por Idiana Tomazelli. (...) (Folha de S. Paulo) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com diversos vetos, o projeto que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). (...) (InfoMoney)

3-ALIADOS DE BOLSONARO NA POSSE DE DONALD TRUMP. Por Johanns Eller. Os parlamentares bolsonaristas que viajarão aos Estados Unidos por ocasião da posse do presidente eleito do país, Donald Trump, terão um extenso roteiro a ser cumprido na capital Washington a partir do próximo final de semana. Entre eles, como mostrou O Globo, estão Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e aliados próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro como Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO), além do próximo líder da bancada do PL, Sóstenes Cavalcante (PL), e Carla Zambelli (PL-SP). Convidado diretamente por Trump, Bolsonaro depende de uma autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) que é considerada improvável até mesmo entre seus aliados. (...) (O Globo)

4-DEPUTADOS BOLSONARISTAS INSISTEM EM FAKE NEWS (notícias falsas) do Pix para pressionar governo e pedem 'impixment'. Com mensagens ambíguas e distorções sobre instrução normativa da Receita Federal, parlamentares usam desinformação para mobilizar até impeachment de Lula. Por Levy Teles. (...) (O Estado de S. Paulo)

5-SETOR DE SERVIÇOS RECUA 0,9% em novembro, após atingir recorde da série. Depois de iniciar o quarto trimestre de 2024 em alta, o setor de serviços recuou 0,9% em novembro, segundo dados apresentados nesta quarta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (...) (UOL)

6-MISSIONÁRIO DIVULDA NOTÍCIA FALSA. R.R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, usa programa na 'Band' para divulgar fake news (notícias falsas) sobre o Pix. Ele proferiu proferiu as declarações no momento em que pedia doações aos fiéis. Por Wendal Carmo. (...) (Carta Capital)

7-MACONHA. O DICIONÁRIO 'ESQUECIDO' DA DITADURA MILITAR que associava maconha a conspirações comunistas. Por Luiz Fernando Toledo. O que significam estas frases abaixo? "Acabei de castigar a coisa e fiquei de zonzeira." "O tesoureiro apareceu com a coisa agora." "Nega de dar um finório ao pivete". "Olha estas pintas, tudo acertado". Acertou quem as relacionou, de alguma forma, à maconha. Assim anotou um inspetor da Polícia Federal no Glossário de Entorpecentes e Drogas Afins, livro atribuído ao Serviço de Repressão a Tóxicos e Entorpecentes, organização parte da estrutura da Polícia Federal responsável pela doutrina do tema na época, criado em 1964. Dizer frases como essas já seria suficiente para que alguém pudesse ficar sob suspeita das autoridades. (...) (BBC News Brasil)

8-RUAS QUE MAIS VALORIZARAM NO RIO. As 20 ruas que mais se valorizaram no Rio em 2024. O primeiro lugar fica na Zona Norte. Levantamento foi feito pela empresa Loft com base no ITBI. As ruas Mariz e Barros, no Maracanã, Machado de Assis, no Flamengo, e Visconde da Silva, em Botafogo, foram as que mais se valorizaram no mercado imobiliário do Rio de Janeiro em 2024. Um levantamento realizado pela Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, revelou que a Mariz e Barros teve um aumento expressivo de 205% no tíquete médio entre 2023 e 2024, alcançando a média de R$ 1 milhão. Já as ruas Machado de Assis e Visconde da Silva registraram valorização de 85% e 84%, respectivamente, no mesmo período. O estudo analisou a evolução dos preços em 250 ruas que contabilizaram pelo menos 15 transações em 2023 e 2024, com base no ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foram considerados os registros de janeiro a novembro de ambos os anos, os mais recentes disponíveis para 2024. "O mercado imobiliário está em um ano aquecido de compra e venda. Essas ruas são o expoente desse movimento. Elas estão em locais com ótima localização e, na grande maioria, houve espaço para a venda de imóveis maiores do que em 2023, o que também contribuiu para o aumento do tíquete médio", explica Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft. Outro fator que impulsionou a valorização foi o lançamento de novos edifícios. Fonte: O Globo. (...) (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).) (https://www.abecip.org.br/)

9-MATERIAL ESCOLAR. Volta às aulas 2025: material escolar e mensalidades sobem 34% em 5 anos. Por Ana Carolina Diniz. De 2020 a 2025, o custo dos cadernos e de papelaria (canetas, lápis e borrachas), subiu 24,28% e 34,63%, respectivamente. A pesquisa é de Maria Giulia, analista de pesquisa da Rico. As mensalidades escolares também sofreram aumentos consideráveis. O ensino médio e o ensino fundamental, por exemplo, tiveram aumentos de 43,16% e 43,98%, respectivamente, enquanto a pré-escola teve um aumento de 36,70% e a creche, 35,42%. O transporte escolar também sofreu um aumento significativo. De 2020 até o momento, o preço do serviço aumentou 24,26%, em razão da alta dos combustíveis e da manutenção dos veículos. A inflação da cesta escolar, que inclui todos esses itens (materiais escolares, mensalidades e transporte), teve um aumento total de 34,85% de 2020 a 2025. (...) (O Globo)

10-PRODUÇÃO DE OVOS NO BRASIL. Brasil projeta produção de 3,94 bilhões de dúzias de ovos em 2025: consumo por pessoa deve atingir 265 unidades. Por Míriam Leitão. O mercado de ovos no Brasil deve seguir em expansão em 2025, com a produção brasileira prevista para alcançar 3,94 bilhões de dúzias, um aumento de 3,4% em relação ao esperado para 2024, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP). Em dezembro de 2024, o Brasil exportou 2,05 mil toneladas de ovos. (...) (O Globo)

11-JOÃO FONSECA, 18 ANOS. ESTREIA DOS SONHOS. Aos 18 anos, João Fonseca teve a estreia dos sonhos na chave principal do Australian Open. Terça-feira (14), dominou o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5). Além de encantar o mundo do tênis, ao protagonizar lindos lances e mostrar a maturidade de um veterano, o brasileiro ainda faturou 125,6 mil dólares (cerca de R$ 767 mil) com o triunfo. A premiação é dada pelo Grand Slam a quem avança à segunda rodada em Melbourne. (...) (https://ge.globo.com/)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com