Por: José Aparecido Miguel (*)

Supersafra deve ajudar a conter a inflação, mas Lula insiste em criar caso com o setor. Assédio:Professor da USP é afastado.

1-ANISTIA E BOLSONARO. O ex-presidente (e golpista) Jair Bolsonaro convocou apoiadores para protesto no domingo em favor da anistia a pessoas condenadas por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023 (por golpe de Estado). Por Leandro Prazeres. (…) (BBC News Brasil)

2-CONTRA INVESTIGAÇÕES DE POLÍTICOS. A 'prateleira' de reações do Congresso contra as investigações que miram políticos. Parlamentares do Centrão e da oposição acreditam haver seletividade em ações da Polícia Federal - e ameaçam reagir. Por Marcela Mattos. (…) (Veja)

3-AMEAÇADO DE PRISÃO POR AJUDAR VÍTIMA. Eduardo Moreira fez um vídeo mostrando a abordagem; acidente ocorreu no Largo Mestre de Aviz, no Jardim Luzitânia. Fundador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), Eduardo Moreira foi ameaçado de prisão por um policial militar, que se identificou como "Tenente Eduardo", na manhã sábado (15), ao tentar socorrer um motoqueiro vítima de um acidente no Largo Mestre de Aviz, no Jardim Luzitânia, em São Paulo. Edu relatou que pediu que a vítima não se mexesse, colocou uma mochila embaixo do joelho do motoqueiro e pediu aos policiais para ajudar, o que foi negado. Eduardo estudou para ser paramédico. Em vez de atender a vítima, os PMs perguntaram sobre a ficha criminal do homem. O Tenente Eduardo, então, ameaçou Edu Moreira de prisão. "Isso é um absurdo porque eles têm que ajudar quem está no chão", diz o motoqueiro. (…) (iclnoticias.com.br)

4-AGREDIDO EM PORTUGAL. Empresário brasileiro é operado após ser agredido em área turística de Portugal. Y. teve o maxilar quebrado por um golpe com soco inglês e precisou implantar duas placas de titânio. Violência aconteceu na Rua Rosa, famosa em Lisboa. Por Gian Amato. O agressor, que segundo a vítima é português, teria usado um soco inglês. Segundo Y., ele e um amigo saíam do bar por volta de 22h depois de assistirem ao jogo entre Barcelona e Benfica pela Liga dos Campeões. Y. disse que um homem se aproximou para tentar vender orégano como se fosse maconha, prática que persiste há décadas nas ruas mais turísticas de Portugal. Com a recusa, o criminoso, acompanhado de outra pessoa, partiu para a violência e foi xenófobo. (…) (O Globo)

5-O REFORÇO DO AGRO NO PIB-Produto Interno Bruto. Supersafra deve ajudar a conter a inflação, mas Lula insiste em criar caso com o setor. (…)Itaipu financia universidade no Paraná por R$ 752 milhões em vez de reduzir conta de luz. Obras iniciadas no 2º mandato de Lula estão paradas desde 2014; Ministério de Minas e Energia diz que redução da tarifa tem sido prioridade. (O Estado de S. Paulo)

6-GANHO DO MAIS POBRE. Ganho de trabalhador mais pobre supera inflação de alimentos, mas não beneficia Lula.Produtividade cresce em 2024, e renda de quem recebe menos ultrapassa IPCA ao fechar ano em 10,7%. Por Fernando Canzian. A metade mais pobre dos trabalhadores brasileiros foi a que mais teve aumento na renda em 2024. Seus ganhos subiram 10,7% acima da inflação, superando os 8,7% da classe média e os 6,7% do decil no topo da pirâmide. Na média geral, a renda do trabalho formal e informal subiu 7,1%. A alta no ganho dos mais pobres representou melhora na distribuição de renda e superou inclusive a inflação de alimentos (7,7%), item com o qual as famílias de baixo poder aquisitivo gastam boa parte do que recebem. O ano passado registrou também aumento na produtividade dos trabalhadores, que subiu 0,7% após dois anos consecutivos de queda. Isso importa pois é uma das formas de o país crescer mais sem tantas pressões inflacionárias. A inflação de alimentos, segundo especialistas, está na base do mau humor da população com o governo. Para Marcelo Neri, diretor da FGV Social, o aumento dos rendimentos via mercado de trabalho, sobretudo da metade mais pobre, é uma mudança substantiva e sustentou boa parte da elevação da renda total dos brasileiros em 2024, que inclui outras fontes, como Previdência e programas sociais. (…) (Folha de S. Paulo)

7-SÓ SETE PAÍSES ATENDEM QUALIDADE DO AR. Apenas sete países atendem aos padrões de qualidade do ar da OMS-Organização Mundial de Saúde.A cidade de São Paulo registrou a pior qualidade do ar do mundo. Alessandro Di Lorenzo. Diversos alertas já foram emitidos pela ciência sobre os problemas causados pela baixa qualidade do ar. Mas um novo relatório divulgado pela IQAir aponta que a situação da poluição pode ser ainda mais grave do que se imaginava. De acordo com o trabalho, apenas sete países atenderam aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado. O Relatório Mundial de Qualidade do Ar IQAir 2024 destaca que apenas Austrália, Nova Zelândia, Bahamas, Barbados, Granada, Estônia e Islândia apresentaram resultados considerados satisfatórios pelas normas vigentes. Já Chade e Bangladesh foram os piores países em 2024. A Organização Mundial da Saúde estima que a poluição do ar mata cerca de 7 milhões de pessoas a cada ano. (…) (Olhar Digital)

8-AJUDA A VÍTIMAS DE AVC. Pesquisa brasileira desenvolve app para ajudar vítimas de AVC-Acidente Vascular Cerebral.App brasileiro usa sensores do celular para ajudar na reabilitação de pessoas que sofreram AVC, melhorando postura e auxiliando no tratamento. Por Matheus Lorente Cabral Labourdette, editado por Rodrigo Mozelli. (…) (Olhar Digital)

9-TRANSTORNOS MENTAIS E BENEFÍCIO. Transtornos mentais podem te dar direito ao benefício por incapacidade. Por Núbia Rangel.O Brasil ocupa uma posição de destaque na América Latina quando se trata de índices de depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 5,8% da população brasileira, ou cerca de 11,7 milhões de pessoas, são afetadas por essa condição. A depressão é um transtorno complexo, influenciado por fatores como estresse, genética, abuso de substâncias e traumas, impactando severamente a qualidade de vida dos indivíduos. O benefício por incapacidade temporária do INSS, regulamentado pela Lei 8.213/91, surge como uma alternativa para garantir o tratamento adequado e a recuperação longe dos estímulos estressores do ambiente de trabalho. (…) (E.M Foco)

10-NO MAR, NOVAS ESPÉCIES. 866 novas espécies são descobertas no fundo do mar,como parte de uma iniciativa global destinada a melhorar a exploração oceânica. Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Flavia Correia. Entre os achados estão variedades de tubarões-anjo, lagostas espinhosas e tartarugas marinhas verdes. No total, 866 novos animais foram identificadas como parte de uma iniciativa global destinada a melhorar a exploração oceânica. (…) (Olhar Digital)

11-DATA-17 de março: Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda e um dos santos mais venerados no mundo. (…) (Internet). (…) (Veja)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com