Sagaz e com raro tino para os negócios e oportunidades, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está firmemente empenhado em trazer o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da gigante montadora chinesa de carros elétricos BYD para a capital fluminense, como fez questão de deixar claro, nessa quinta-feira (20), durante aula inaugural no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe).
"Eles estão fazendo a fábrica na Bahia, mas têm uma obrigação grande de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Estamos tentando trazer toda a parte de P&D deles para o Rio de Janeiro", proclamou Paes, ao admitir estar promovendo reuniões, e mantido conversas da empresa asiática, para concretizar a meta.
A brecha para o pleito municipal carioca tem origem em 2023, quando a montadora mandarim havia anunciado a intenção de construir o centro de P&D em Salvador (BA), mas, no ano seguinte, a ela se viu envolvida em denúncias de trabalho escravo, associadas aos operários do canteiro de obras da fábrica, ainda em construção, no polo industrial de Camaçari (BA). Na ocasião, o presidente da BYD, Wang Chuanfu, teria afirmado, em evento público, que tornaria Camaçari o "Vale do Silício do Brasil', em alusão ao maior parque tecnológico e de inovação dos Estados Unidos.
No entanto, a 'ousadia' de Paes - no bom sentido do termo - decorre do fato de que este, antes de conquistar seu terceiro mandato municipal, havia sido vice-presidente da BYD na América Latina, quando atuou em projetos, como a eletrificação da frota de ônibus de cidades sul-americanas no Chile e Colômbia. Descontraído, o administrador do Rio adiantou dispor de 'boas relações com a cúpula da BYD e promete "usar todo o meu chinês para tentar atraí-los para cá". Fiel ao tradicional comedimento oriental, a BYD não se pronunciou sobre o assunto.
Após superar a Tesla na produção de veículos eletrificados (com 4,27 milhões de unidades vendidas este ano), a BYD, que lidera as vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in, agora pretende 'desbancar' a japonesa Toyota - detentora de uma impressionante produção de 11 milhões de veículos em 2024.