1-FUVEST DIVULGA CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2026. Processo seleciona estudantes para a USP-Universidade de São Paulo; inscrições da Fuvest começam em agosto. A Fuvest anunciou o calendário do vestibular 2026. Provas serão realizadas em novembro e dezembro de 2025, e resultado final será divulgado em janeiro de 2026. Vestibular é voltado para a seleção de estudantes da USP. A primeira fase da Fuvest 2026 será realizada no dia 23 de novembro deste ano. Já a segunda fase do vestibular está marcada para os dias 14 e 15 de dezembro. As provas serão aplicadas em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, além do interior e do litoral paulista. O resultado da primeira chamada da Fuvest será divulgado em 23 de janeiro de 2026. Confira o calendário do vestibular Fuvest 2026. Inscrições: 18 de agosto a 7 de outubro. Primeira fase: 23 de novembro. Segunda fase: 14 e 15 de dezembro. Provas de competências específicas: entre 9 de dezembro e 12 de dezembro, a depender da carreira. Divulgação do resultado da 1ª chamada da Fuvest: 23 de janeiro de 2026. (...) (Terra)
2-'NEGÓCIO DA CHINA' PARA O AGRO. Taxação de Trump pode virar 'negócio da China' para o agro brasileiro. Brasil deve absorver demanda chinesa e de outros países, como México e Canadá. Por Danielle Castro. Após a imposição de tarifas e barreiras comerciais pelos EUA, a China decidiu retaliar as medidas de Donald Trump tornando mais caros os produtos agrícolas norte-americanos que entram no país. A tensão entre os dois países, contudo, pode sinalizar bons negócios para o agro brasileiro, que deve absorver parte da nova demanda chinesa e também de outros países afetados pela política norte-americana, como México e Canadá. A taxa de juros e a defasagem da produção, porém, são fatores de preocupação para os produtores e industriais do agronegócio. (...) (UOL)
3-RISCO DO TARIFAÇO DE TRUMP PARA O BRASIL. Governo detecta risco de tarifaço de Trump mais amplo ou até sobre toda a pauta exportadora brasileira. Falta de informações sobre anúncio de política recíproca dos EUA e declarações de auxiliares provocam temor de cenário extremo. Por Ricardo Della Coletta e Bruno Boghossian. (...) (Folha de S. Paulo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com