1-BOLSONARO VIRA RÉU. STF vota por unanimidade para aceitar denúncia e tornar Bolsonaro réu. Mateus Coutinho e Letícia Casado. A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) foi unânime em aceitar a denúncia sobre a tentativa de golpe de Estado, o que transforma o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados em réus numa ação penal. Os cinco integrantes foram favoráveis na integralidade do voto do relator. Agora, o tribunal iniciará a ação penal que poderá condenar ou absolver o ex-presidente e os demais acusados. Moraes foi o primeiro a votar pelo recebimento da denúncia. Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin seguiram Moraes integralmente em falas rápidas. Bolsonaro nega crimes e alega perseguição política. Ele se tornou o primeiro ex-presidente a se tornar réu por tentativa de atentar contra a democracia. '8/1 gravíssimo', aponta Moraes no voto. O ministro então mostrou no telão do STF uma sequência de imagens das cenas de agressão, destruição e incêndios. Pedidos da defesa foram rejeitados antes de analisar mérito. Foram cinco preliminares, incluindo afastamento de ministros, a validade da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e competência do STF para realizar o julgamento. Relatório reforçou "amplo e integral acesso" ao inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado à defesa de Bolsonaro (PL) e dos demais acusados. O procurador-geral Paulo Gonet afirmou que houve tentativa de golpe pelos denunciados e que a ação é punível. Defesa de Bolsonaro diz que ele "repudiou 8 de Janeiro". As denúncias foram separadas em cinco núcleos, para agilizar o andamento dos processos. Hoje foi aberta a ação penal contra o primeiro núcleo, considerado por Gonet como o "núcleo crucial" da trama golpista. Fazem parte deste núcleo, além de Bolsonaro, os seguintes denunciados: os ex-ministros Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Anderson Torres (Justiça), além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Mauro Cid. (...) (UOL)
2-BOLSONARO E SEU DESTINO. Bolsonaro encontra o destino que escolheu; Trump elogia eleições no Brasil. Por Reinaldo Azevedo. Terça-feira, 25, não começou nada bem para Jair Bolsonaro. E terminou mal. Até Donald Trump desmoralizou a sua pregação. Eduardo, o ainda deputado brasileiro (PL-SP), ora licenciado, "refugiado" nos EUA para denunciar Alexandre de Moraes, vai ter de dar um pito no presidente americano: "Assim você não me ajuda". E é claro que a quarta-feira não será nada animadora para o ex-presidente, cujo destino não será definido por Moraes, mas por suas próprias escolhas. (...) (UOL)
3-MORRE FUAD NOMAN, PREFEITO DE BELO HORIZONTE, aos 77 anos. De secretário de Aécio Neves à primeira vitória nas urnas após os 70 anos, funcionário público de carreira, político estava internado desde 3 de janeiro; sua saúde estava debilitada por ter se curado de um câncer no final do ano passado. Por Luísa Marzullo. O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) morreu quarta-feira, 26, após sucessivas internações em decorrência da fragilização em sua saúde. Ele deixa sua companheira há 52 anos, a primeira-dama Mônica Drummond, além de dois filhos e quatro netos. Fuad estava internado no hospital particular Mater Dei, em Belo Horizonte, desde o dia 3 de janeiro, quando apresentou um quadro grave de insuficiência respiratória. Ao longo dos quase três meses hospitalizado, chegou a deixar a UTI, e passar períodos sem ventilação mecânica, mas na noite de terça-feira, sofreu uma parada cardiorespiratória e precisou ser reanimado. (...) (O Globo)
4-RIO E AS ATRAÇÕES DO BRASIL. Rio de Janeiro tem 5 das 10 atrações do Brasil mais buscadas por turistas no exterior. Número de buscas pela Pedra do Sal foi o que mais cresceu no país, com 75% de aumento na procura. Por Agência O Globo. O Rio tem cinco das 10 atrações mais cobiçadas pelos turistas estrangeiros que querem conhecer o Brasil. O ranking foi divulgado na 6ª edição da revista eletrônica Tendências do Turismo, elaborada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, divulgada na última semana. Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã, Parque Lage e Museu do Amanhã são os pontos mais buscados por visitantes de fora. A Pedra do Sal, mesmo sem aparecer no ranking oficial, foi o atrativo que mais teve aumento de buscas em todo o país. (...) (Folha de Pernambuco)
5-SIGNAL. O que é o aplicativo de mensagens Signal, líder em segurança, de onde vazaram informações sigilosas sobre segurança do governo Trump. Por Tom Gerken. O aplicativo gratuito de mensagens Signal ganhou destaque no noticiário depois que a Casa Branca confirmou que ele foi usado para um bate-papo secreto em grupo entre altos funcionários dos EUA. O editor-chefe da revista americana The Atlantic, Jeffrey Goldberg, foi inadvertidamente adicionado ao grupo em que se discutiam planos para um ataque contra o grupo houthi no Iêmen. O episódio causou uma repercussão negativa forte, com o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, classificando o ocorrido como "um dos mais impressionantes" vazamentos de inteligência militar da história, e pedindo uma investigação. Estima-se que o Signal tenha entre 40 milhões e 70 milhões de usuários mensais — uma base bem reduzida em comparação com os maiores serviços de mensagens, WhatsApp e Messenger, que contam com bilhões de usuários. (...) (BBC News Brasil)
6-VISTOS NEGADOS PELOS ESTADOS UNIDOS. Pesquisadores brasileiros especializados em IA têm vistos americanos negados. Por Ana Paula Branco e Pedro S. Teixeira. Enquanto se acirra a disputa estratégica entre Estados Unidos e China pela liderança tecnológica em inteligência artificial (IA), dois brasileiros que pesquisam sobre o tema tiveram seus vistos negados pelo consulado americano. Autoridades dos EUA questionaram ambos sobre os seu estudos a respeito da tecnologia e, em um dos casos, sobre uma visita a Taiwan. Embora não exista política migratória americana que trate sobre o desenvolvimento de IA, uma das portarias editadas pelo presidente Donald Trump sugere que os funcionários de consulados reforcem o rigor das análises de pedidos de entrada no país. (...) (Folha de S. Paulo)
7-BRASIL E EUA. GUERRA COMERCIAL. Governo Lula diz aos EUA - Estados Unidos da América - que tarifaço pode prejudicar gravemente relação comercial com Brasil. Documento protocolado em escritório de comércio dos EUA fala em espiral negativa de medidas e afirma que abordagem de Trump viola compromissos da OMC-Organização Mundial do Comércio. Por Ricardo Della Coletta. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em documento oficial protocolado junto ao USTR (Representante de Comércio dos Estados Unidos), que a abordagem americana para a política de tarifas recíprocas lançada pelo republicano "viola compromissos legais" assumidos pelos EUA na OMC (Organização Mundial de Comércio). Os Estados Unidos desfrutaram de um superávit comercial consistente com o Brasil ao longo dos últimos 15 anos, acumulando um superávit total de US$ 160 bilhões em bens e mais de US$ 410 bilhões em bens e serviços, de acordo com as estatísticas dos EUA", diz o documento. (...) (Folha de S. Paulo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com