Uma novela que marcou época está de volta numa nova versão. "Vale Tudo" é a grande aposta da TV Globo para resgatar a estigma de grandes produções da emissora, que completa 60 anos. Um título marcado por intrigas, falas contrastantes e personagens icônicos retorna para atrair novos adeptos e ressignificar os temas do passado, que nunca se perdem. E a data para a estreia, não poderia ser melhor: 31 de março.
A novela foi um marco por ser, justamente, uma das de grande sucesso que não sofreu com a censura, que foi grande marca nas artes, na música e na imprensa.
Afastar o cálice de sangue nada mais era do que o cale-se da tortura. Apesar de você, amanhã há de ser outro dia. E tantas outras letras que tinham o duplo sentido.
Por isso, o filme "Ainda Estou Aqui", que relata a luta de Eunice Paiva para que o seu marido, Rubens Paiva, fosse deferido como um dos milhões de brasileiros desaparecidos e mortos pelos militares.
Se a premissa fora afastar o fantasma do comunismo para os militares assumirem o poder, virou uma época de terror para muitos que eram contra o regime ou que faziam planos que não agradavam os chefes do Executivo.
Assim, lembrar o 31 de março é mais do que lembrar aqueles que perderam parentes por tentarem ser uma voz diferente. É resgatar na memória da sociedade atual como o regime teve seus momentos de tortura e que não fora as mil e uma flores que muitos dizem.
E os títulos que vieram depois do período ditatorial, seja em qualquer manifestação artística, viraram um manifesto de protesto e de marcas de como os militares eram duros e rígidos para com aqueles que eram contra o regime.
"Vale Tudo" é uma marca na teledramaturgia e seu sucesso se deve a todo o enredo feito por ela. Com isso, resgatá-la e fazer sua estreia no aniversário de 61 anos do golpe militar é uma forma de demonstrar como a democracia é importante e os direitos devem ser livres, sem censura e sem demagogia.
E o refrão da música de abertura — "Brasil, mostra a sua cara" —, é uma prova de como ainda temos muito para crescer depois da constituição cidadã de 1988.