1-"NÚCLEO 2" DA TRAMA GOLPISTA. STF - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para os dias 22 e 23 de abril o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chamado "núcleo dois" acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022. São apontados os membros do grupo: Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro); Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal); Mário Fernandes, general do Exército; Marília de Alencar, ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal; Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal. Os seis denunciados são acusados, por exemplo, pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. (...) (Jornal GGN)
2-BOLSONARO E CANDIDATURA. Datafolha: 67% acham que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura. Michelle e Tarcísio são os mais citados dentre nomes que ex-presidente, que está inelegível, deveria apoiar em 2026. Por Bruno Ribeiro. Uma das hipóteses levantadas por aliados é que Bolsonaro manteria a candidatura até o fim e faria o registro eleitoral no ano que vem — até ter a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. (...) (Folha de S. Paulo)
3-NOVIDADES PARA O PIX. Banco Central anuncia novidades para o Pix. Está nos planos da autoridade monetária implementar mais funcionalidades para o Pix. O Pix terá novidades. A confirmação foi dada pelo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, que antecipou, quarta-feira, 2, algumas novidades previstas para o Pix durante o mandato dele, que terminará em 2028. Novidades no Pix. Além do Pix por Aproximação, já lançado neste ano, o presidente do BC, citou os seguintes planos futuros: Lançamento do Pix Parcelado, que permitirá o parcelamento de compras nessa modalidade com taxas mais baixas e atrativas; implementar o Pix como Garantia, onde o empreendedor poderá usar a chave Pix como garantia. Evoluir no processo de segurança do Pix, o BC pretende rastrear os recursos em função de golpes. (...) (A Tarde)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com