1-O GOLEIRO. Por Cláudio Aragão, cordelista. Nos meus sonhos de criança eu via um goleiro voar. (...) Meu goleiro nunca sofreu um gol. E se você me perguntar seu nome de nascimento direi que não sei. (...) Nunca perguntei. E no momento que pude, apenas o contemplei e disse: Obrigado Manga! (...) (UOL) Ídolo de clubes como Botafogo e Internacional, o ex-goleiro Manga (Haílton Corrêa de Arruda) morreu no Rio de Janeiro terça-feira (8), aos 87 anos. Tinha câncer de próstata. (...) (ESPN Brasil)
2-"SENHOR FORMAÇÃO". Morreu terça-feira, 8, aos 77 anos, Aurélio Pereira, o "senhor formação". O antigo olheiro, coordenador de scouting do Sporting entre 1986 e 2019, foi responsável por 'descobrir' nomes como Cristiano Ronaldo, Paulo Futre, Ricardo Quaresma, Luís Figo, Nani, Simão Sabrosa, Dani, William Carvalho, Rui Patrício, João Moutinho, Cédric Soares, Adrien Silva, entre muitos outros. (SIC Notícias-Diário de Notícias) Scouting - Vem de scout, um método numérico que processa dados sobre determinada equipe durante as partidas. (...) (http://www.eeffto.ufmg.br)
3-PIOROU? Datafolha: Pela 1ª vez no atual governo Lula, mais da metade dos brasileiros diz que a economia piorou. Pesquisa Datafolha foi divulgada domingo (6). O levantamento aponta que 55% dos entrevistados percebem uma piora na economia, enquanto 21% avaliam que o cenário está melhor do que antes. Outros 23% dizem que a situação permaneceu igual, e 1% não soube responder. O grupo que enxerga uma piora cresceu 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Já a parcela dos que veem melhora oscilou negativamente dentro da margem de erro. Entre os que acham que nada mudou, houve queda de 8 pontos. (...) (g1)
4-MORADIAS EM ÁREA DE RISCO NO RIO. Estudo inédito revela que há 599 mil moradias em áreas de risco de desastres por chuvas fortes no Rio. Levantamento combina dados de suscetibilidade a deslizamentos e inundações com indicadores socioeconômicos. Por Selma Schmidt. Durante o temporal de janeiro do ano passado, o autônomo Fabio Victor Fernandes dos Santos, de 38 anos, que vive na Rua Guaiuba, em Acari, perdeu, entre outros bens, televisão, sofá, colchão, roupas e calçados. (...) Fabio mora em um dos 599 mil domicílios do município — 20% do total — localizados em áreas de risco de desastres por chuvas fortes, de acordo com índice desenvolvido pela Ambiental Media em parceria com o grupo de pesquisa RioNowcast Green, do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que combina dados de suscetibilidade a deslizamentos e inundações com indicadores socioeconômicos. Desse total, quase 142 mil estão em áreas de vulnerabilidade muito alta, sendo 131 mil de inundações e 9.796 a deslizamentos (11 estão sujeitas aos dois fenômenos). Domicílios em Santa Cruz: um terço sujeito a inundações. (https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/04/02/estudo-inedito-revela-que-ha-599-mil-moradias-em-areas-de-risco-de-desastres-por-chuvas-fortes-no-rio-veja-onde-ficam.ghtml) (...) (O Globo)
5-IA QUE 'LÊ' EM PORTUGUÊS. Huawei vai lançar no Brasil Inteligência Artificial (IA) que 'lê' em português. Por Circe Bonatelli (Broadcast). O Pangu lê uma base gigante de dados e, a partir daí, processa as informações para resolver tarefas que o ser humano e os computadores disponíveis hoje levariam muito tempo. (...) (O Estado de S. Paulo)
6-EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E TARIFAÇO DE DONALD TRUMP. Tarifaço: 65% das exportações de aço do Brasil podem ser taxadas. No primeiro trimestre deste ano, o Brasil vendeu 1,99 milhão de toneladas de aço e alumínio aos Estados Unidos — 65% das exportações totais. Por Mariana Andrade. (...) (Metrópoles)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com