Depois de uma exitosa e curta temporada no teatro da Sede da Cia dos Atores, o espetáculo "Uma ação contra um terceiro", que já fez também uma temporada no mês de fevereiro na Casa Tao Brasil, tem suas duas últimas sessões em cartaz no Teatro Gonzaguinha nesta sexta (11) e sábado (12).
A peça, dirigida por Ricardo Santos, é um espetáculo de ampla relevância nos dias de hoje já que traz uma análise da maldade em vários níveis do nosso cotidiano.
Um dos principais diferenciais desse trabalho, é o fato de possuir um enorme e diversificado elenco composto por pessoas de origens diferentes, tanto centrais quanto periféricos, e que durante um processo de vários meses pesquisaram sobre como lutar contra a invisibilidade e a normalização da violência e das suas consequências.
A diversidade da composição da equipe fez possível colocar um foco na necessidade de uma maior representatividade e consciência dos lugares de fala quando falamos de violência. O espetáculo levanta uma reflexão sobre como as situações que atravessam o cotidiano da sociedade afetam cada um de formas diferentes dependendo dos seus pontos de partida, de fatores de raça, gênero ou classe, entre outros. O objetivo de "Uma ação contra um terceiro" é abrir um caminho poético para refletir sobre conflitos atuais que se tornam cada vez mais urgentes.
O espetáculo é uma provocação poética que reflete sobre os caminhos da maldade humana em suas diversas formas. Temas como ressocialização, homofobia, violência doméstica, decretos políticos, fome e injustiça social, entre outros, são trazidos à tona numa dramaturgia atravessada pelas provocações artísticas.