Por:

Os acontecimentos de 21 de abril

O dia 21 de abril ficará marcado na história pela morte de três nomes na história: dois deles brasileiros e um da católica. O falecimento de Mario Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, representa não apenas um pontificado de grandes mudanças e significativas reconquistas da Cúria Romana, como também um passo importante para a Igreja para as mudanças do século XXI. Porém, outros dois nomes nacionais também são lembrados nesta data.

Joaquim Francisco da Silva Xavier é o primeiro dele. Um homem que trabalhou muito na vida e foi uma figura que serviu de mártir para aqueles que eram contra a colônia portuguesa e lutaram pela independência das Minas Gerais. Quem ainda não se recordou que ele era o famoso Tiradentes, que ganhou este nome não por ser dentista, mas por ter a técnica de tirar os dentes das pessoas, precisa visitar as históricas cidades da antiga Vila Rica de São João Del Rei.

O segundo nome é de um grande político mineiro, que fez enorme carreira em sua terra natal, mas que, por destino, foi eleito e não assumiu a presidência do Brasil. Tancredo de Almeida Neves foi o símbolo de um país que vinha da ditadura e renascia da democracia. Mesmo que sua eleição fosse indireta, fora a representação de um novo brasil, depois de quase 20 anos sob a batuta dos militares. Em 2025, celebram-se 40 anos de sua morte, ainda um mistério a ser desvendado.

E ainda tem a comemoração da fundação da capital federal — Brasília —, que também é nesta data; o símbolo máximo de um novo Distrito Federal e da divisão do Rio de Janeiro, com a criação do Estado da Guanabara, refeita 15 anos depois, com a reunificação entre a antiga capital federal, a Cidade Maravilhosa, com o resto dos municípios fluminenses.

O dia 21 de abril representa muitas facetas, com muitos acontecimentos, em vários séculos diferentes. Mas fica marcado por ter tantas efemérides e agora ganha mais uma, de forma melancólica, mas, também de um ser humano que fez jus à ordem que seguia. Se Bergoglio escolheu Francisco como nome de Papa, não foi por acaso, mas sim para significar que novos ventos estavam por vir; e vieram, para renovar de esperança e fé a Igreja Católica Apostólica Romana.