Por: José Aparecido Miguel (*)

Metrô terá esquema especial para o show de Lady Gaga. O discutível consenso em torno do Papa Francisco. Desvio de bilhões no INSS

1-OFICIAL DE JUSTIÇA CAÇANDO A BOLSONARO. Entre um exame e outro, oficial de justiça caça Bolsonaro no hospital. 'Inacreditável', disse o ex-presidente, que permanece internado em Brasília há quase 15 dias. Por Pedro Pupulim. O ex-presidente Jair Bolsonaro tem sido procurado por uma oficial de justiça pelos corredores do hospital, onde ele transita, para citá-lo para apresentação de defesa prévia e rol de testemunhas no caso em que é réu por tentativa de golpe de Estado. (...) (Veja)

2-METRÔ DO RIO E SHOW DE LADY GAGA. Metrô terá esquema especial para o show de Lady Gaga com estações abertas 24h. Estações em Copacabana terão funcionamento extraordinário para receber o público. Por Nelson Lima Neto. O Metrô do Rio terá esquema especial de funcionamento para atender ao público que vai ao show da artista global Lady Gaga no dia 3 de maio, sábado, na Praia de Copacabana. As estações do metrô em Copacabana vão funcionar 24 horas, a partir das 5h de sábado até as 23h de domingo, dia 4 de maio. Já as demais estações do sistema metroviário carioca funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, e após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show até as 7h de domingo. Para a ida ao show, no sábado, a orientação da concessionária é que os clientes desembarquem preferencialmente na estação Siqueira Campos/Copacabana. A estação Cardeal Arcoverde/Copacabana funcionará apenas para desembarque das 16h às 22h; e após as 22h, somente para embarque com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC). No retorno do evento, a recomendação é que os clientes utilizem a estação Siqueira Campos/Copacabana para embarque. As estações Cardeal Arcoverde/Copacabana e Cantagalo/Copacabana também estarão abertas 24h.(...) (O Globo)

3-DESVIO DE BILHÕES NO INSS. Por Aguirre Talento e Bruno Luiz. O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, foi afastado em meio à Operação Sem Desconto, que apura a cobrança irregular de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. A ação que resultou no afastamento de Stefanutto foi deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. Servidores públicos estão entre os suspeitos de participação no esquema. Conforme informações da Polícia Federal, seis profissionais foram afastados de suas funções. (...) (UOL)

4-DEPUTADO BOLSONARISTA FAZ PIADA COM A MORTE DO PAPA FRANCISCO e é criticado por apoiadores: 'repense'. Em uma publicação no X, Gustavo Gayer (PL-GO) compartilhou uma imagem criada por inteligência artificial que mostra o ministro Alexandre de Moraes vestido como o Pontífice, no Vaticano. O deputado bolsonara foi alvo de críticas nas redes sociais, por parte dos próprios apoiadores e da oposição, após fazer piada com a morte do Papa Francisco. Em uma publicação feita segunda-feira (21) em seu perfil no X, o parlamentar compartilhou uma imagem criada por inteligência artificial que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, vestido como o Pontífice, no Vaticano. No post Gayer diz: "Moraes deu 24 horas pra ser nomeado o próximo Papa", em alusão à decisão do ministro, que em agosto do ano passado deu 24h para Elon Musk, dono do X, indicar um representante da plataforma no Brasil, sob pena de suspensão da rede social. A postagem gerou forte reação, até mesmo entre pessoas autodeclaradas "conservadoras". (...) (O Globo)

5-AMOR DE INFÂNCIA DE FRANCISCO. "Se não for você, viro papa": o amor de infância que marcou a vida de Papa Francisco. Por Extra Online. A frase é forte: "Se não casar com você, viro papa". A promessa escrita, de fato, foi cumprida. Trata-se de uma carta enviada por Papa Francisco a amada Amalia Damonte, quando tinham apenas 12 anos. Vizinhos, os dois eram grandes amigos, mas a família da jovem não aprovava qualquer relação. "Quando éramos jovens, Bergoglio (sobrenome de batismo de Papa Francisco) me escreveu uma carta e eu não o respondi. O que eu queria era que ele desaparecesse do mapa. Meu pai me bateu porque eu tinha tido a ousadia de escrever uma carta para um garoto. (Francisco) me mandou um desenho, na carta, de uma casa com telhado vermelho e disse que seria onde nós moraríamos quando a gente se casasse", disse Amalia Damonte ao "The Telegraph", de Londres, em 2013, quando o Papa Francisco foi eleito ao posto. Os dois não se viram mais com o passar do tempo, por conta da pressão dos pais de Amalia para afasta-los. Ao relembrar do episódio, a argentina diz que se tratava apenas de um afeto entre crianças. Não poderia ser chamado de uma grande história de amor. Antes de seguir no seminário, aos 21 anos, Papa Francisco foi noivo de uma mulher, como contou na biografia "Esperança", lançado em 2024. "Era uma moça muito doce que trabalhava no mundo do cinema e que depois se casou e teve filhos", relembrou o pontífice, em trecho destacado pela revista "People". Já seguindo os estudos da fé, o argentino disse que teve "uma recaída" ao ir ao casamento de um tio. "Me vi encantado por uma jovem em particular. Ela era tão bonita, tão inteligente, que me deixou tonto. Durante uma semana fiquei com a imagem dela na cabeça e tive dificuldade para rezar. Felizmente, isso passou, e consegui dedicar minha mente e meu corpo à vocação", relembrou. (...) (TNH1) Os desafios da Igreja Católica no Brasil após o papa Francisco: perda de fiéis, falta de padres e polarização política. Por Edison Veiga. Com 490 bispos vivos, 318 deles na ativa, o Brasil tem o maior episcopado do mundo — os Estados Unidos vêm em segundo, com 446 bispos (276 na ativa); em terceiro, está a Itália, com 397 (227 na ativa). Na hierarquia católica, bispos são padres nomeados pelos papas para ser a autoridade pastoral em determinada região, a chamada diocese. (...) (BBC News Brasil)

6-O DISCUTÍVEL CONSENSO SOBRE PAPA FRANCISCO. O discutível consenso em torno do Papa Francisco. Levantamento mostra que maioria esmagadora das menções ao falecido líder da Igreja Católica nas redes são positivas. Por Matheus Leitão. 94% de menções foram positivas, segundo pesquisa. É espantosa essa quantidade ínfima de menções negativas, dado que o histórico da Igreja Católica é de séculos de práticas contrárias às principais mensagens que, agora, são atribuídas ao Papa Francisco. O próprio Jorge Mário Bergoglio tem um passado controverso, sobre suposta omissão na prisão de dois padres ligados à Teologia da Libertação na Argentina. (...) (Veja)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com