Chega na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei que amplia de um para dois dias o afastamento de servidor público que doar sangue. A medida, que foi anunciada e ainda está em estágios iniciais, é uma forma de tentar incentivar a doação de sangue na capital federal.
Anualmente, os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília tendem a ficar com níveis de doações de sangue estáveis em junho devido às campanhas de saúde pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) e em novembro pelo mesmo motivo, mas em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro). Nos demais meses do ano, o Hemocentro vive convocando as pessoas para doar sangue, em especial os doadores de tipagem sanguínea O e O- (conhecidos como os doadores universais) e doadores das respectivas tipagem que estejam em falta no momento.
Mas muito raramente os níveis de todas as tipagens sanguíneas (A e A-, B e B-, AB e AB-, O e O-) estão completamente com todos os tipos em quantidades consideradas ideais para atender a demanda das redes de saúde pública e privada do Distrito Federal. Segundo o Hemocentro, o ideal para manter os estoques em níveis adequados, são pelo menos 180 doações por dia. Em 2024, o Hemocentro bateu um recorde de 270 doações em um único dia. Em que dia foi registrado esse recorde de coleta de bolsas de sangue? 25 de novembro de 2024.
Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. E a vida não tem data. Uma única doação de sangue, independente da tipagem sanguínea é a resposta da aflição de uma pessoa que espera para fazer uma cirurgia que salve sua vida. E mesmo que a bolsa coletada não seja usada em pouco tempo, o sangue não é perdido, ele fica no banco de sangue para salvar outra vida.
Em 2023, a cantora Ludmilla realizou uma campanha que oferecia ingressos gratuitos para um show àqueles que doassem sangue no Hemocentro Coordenador do Estado do Rio de Janeiro (Hemorio). O Hemorio bateu níveis recordes com essa "troca", com 2.015 bolsas de sangue coletadas. A medida foi questionada se infringia questões éticas à forma de incentivo da doação. Mas, independentemente do meio, o resultado foi o mesmo: recorde de doações de sangue, mais bolsas de sangue em unidades de saúde para salvar vidas.