Por:

Rio, um estado do mundo

Um Rio de braços abertos para o mundo. A cada feriado, os números da ocupação hoteleira mostram como o estado do Rio de Janeiro vem caindo, novamente, nas graças do turismo nacional e internacional. E uma conjuntura de fatores favorece isso.

A divulgação do calendário de eventos e turismo da capital fluminense só mostra como o Rio vai além do Carnaval e Réveillon. A cidade tem eventos para o ano inteiro, em diferentes esferas. No esporte, por exemplo, em fevereiro, acontece o Rio Open 500. Além dos torneios estaduais e nacionais, o Rio recebe o principal torneio de crossfit da América do Sul, a Copa Sur, que a cada ano vem mostrando como a modalidade está conseguindo novos adeptos e credibilidade no meio.

Nos eventos, além dos já consagrados RIO2C e Rio Innovation Week, novos estão por vir, alimentando ainda mais a área de tecnologia e inovação, que se mostra crescente no mundo, ainda mais com o advento da inteligência artificial.

E o que falar dos shows. Depois de Madonna, agora é Lady Gaga quem vai agitar as areias de Copacabana. A nova diva do pop está pronta para fazer o público dançar — tanto na praia quanto em casa — com seus hits e sucessos.

Não se pode deixar de lado o emblemático Rock in Rio, que mistura música e entretenimento, num festival que vai além de gerações e já é marca registrada neste calendário de eventos, mesmo acontecendo a cada dois anos.

E o que falar das demais cidades? A região dos Lagos com suas belíssimas praias, Petrópolis, Teresópolis, Friburgo e Paty com seus eventos pontuais e sempre marcantes no inverno, para fazer todos subirem a serra. Miguel Pereira, que se tornou a Gramado Fluminense, com a Maria Fumaça e o Parque dos Dinossauros. Região do Vale do Paraíba com a rica história da produção cafeeira e a Costa Verde, com as maravilhas de Angra, Ilha Grande, Paraty (e sua Flip) e Mangaratiba.

O estado do Rio de Janeiro está de volta ao topo das plataformas de pesquisas de sites especializados em turismo e, desta vez, para não sair desta posição consagrada.