Lula pela primeira vez em MG
O presidente Lula (PT) desembarcou nesta quarta (7), pela primeira vez no mandato, em Belo Horizonte para uma visita de dois dias a Minas Gerais. Entre os compromissos está uma reunião com o governador Romeu Zema (Novo) que acontecerá a pedido do chefe do Poder Executivo do estado.
Em Belo Horizonte Lula chega à terceira agenda em estados com governadores de oposição em menos de uma semana. O mandatário esteve com Tarcísio Freitas (Republicanos) na sexta (2), em Santos (SP), com Claudio Castro (PL) na terça (6), em Magé (RJ) e Belford Roxo (RJ).
Mesmo tendo vencido a eleição em Minas, Lula passou seu primeiro ano de mandato sem colocar os pés no estado. A vitória foi apertada. O atual presidente teve 50,90% dos votos válidos, contra 49,10% de Jair Bolsonaro (PL). Em BH, Bolsonaro venceu o presidente eleito por 54,25% a 45,75% dos votos válidos.
Lula anunciará na quinta (8) um novo modelo para a concessão da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na região leste de Minas, e fará balanço sobre investimentos feitos pelo governo federal no estado em seu primeiro ano de governo.
Zema, na reunião com o presidente, que até a manhã desta quarta não tinha local confirmado, quer falar sobre a dívida de R$ 160 bilhões do estado com a União e a chamada repactuação do acordo da tragédia na cidade de Mariana, ocorrida em 2015.
Não há agenda oficial do presidente na capital nesta quarta. Zema está em Brasília e tem compromisso em Belo Horizonte às 16h.
O encontro entre o presidente Lula e Zema será o primeiro no modo "olho no olho". Reuniões passadas ocorreram no Palácio do Planalto, em Brasília, com outros governadores ou com auxiliares do presidente. A dívida do estado com a União é um ponto de tensão e foi motivo de ataques entre ambos.
Por Leonardo Augusto (Folhapress)