Apesar da crise, União Brasil lidera maior número de capitais
Em disputa incendiária, partido está à frente na corrida por seis prefeituras
Internamente, a disputa pelo comando do União Brasil literalmente pega fogo. Recentemente, o vice-presidente do partido Antonio Rueda destituiu do comando o deputado federal Luciano Bivar. Em eleição interna, Rueda venceu Bivar por unanimidade, mostrando o isolamento do deputado. Inconformado com o resultado, Bivar o questiona. No meio da briga intensa, as casas de praia de Rueda e de sua irmã, Emília Rueda, foram incendiadas. Rueda acusa Bivar de ter sido o responsável pelo incêndio.
Mas, enquanto os comandantes da legenda se engalfinham, o União Brasil mostra fôlego nas eleições municipais. Avaliando as pesquisas mais recentes nas 26 capitais do país, o Correio da Manhã mostra que o União hoje lidera em seis das capitais: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).
O PSD, partido liderado pelo secretário de Governo do estado de São Paulo, Gilberto Kassab, vem em segundo, com quatro capitais. Entre elas, o Rio de Janeiro, onde é muito forte a possibilidade de reeleição do prefeito Eduardo Paes. MDB, PL e Podemos lideram em três. Mas o MDB vê agora um empate na maior capital, São Paulo, com o crescimento do prefeito Ricardo Nunes, apontado pelo Datafolha.
O crescimento de Nunes ameaça a única possibilidade do Psol, com Guilherme Boulos, que ainda lidera agora por pequena margem em São Paulo.
E o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, só aparece à frente em Goiânia (GO), com a deputada Adriana Accorsi. Mesmo assim, em situação de empate com o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o deputado Gustavo Gayer (PL).
Veja abaixo como está o quadro atualizado das eleições nas capitais:
Porto Alegre
Dado do agregador de pesquisas desenvolvido pela CNN e pelo Instituto Ipespe, no dia 24 de fevereiro, indica a liderança do atual prefeito Sebastião Melo (MDB) na corrida para a reeleição. A deputada federal Maria do Rosário (PT) vem em segundo, com 26%.
Florianópolis
Não foram encontrados levantamentos mais recentes. Em junho do ano passado, o Instituto Paraná Pesquisas indicava liderança do atual prefeito Topázio Neto (PSD), com 33,4%. Dário Berger (PSB) aparecia em segundo, com 12,3%. E Pedrão (PP) em terceiro, com 10,1%.
Curitiba
Levantamento do Paraná Pesquisas de dezembro do ano passado mostra o deputado federal Luciano Ducci (PSB) à frente com 16,2%, empatado com Ney Leprevost (União Brasil) com 16%, e o ex-governador Beto Richa (PSDB) em terceiro com 13,5%.
São Paulo
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) aparecem empatados, de acordo com pesquisa Datafolha de 11 de março. Boulos tem 30% das intenções de voto. E Nunes, 29%.
Rio de Janeiro
O agregador CNN/Ipespe mostra liderança confortável do atual prefeito Eduardo Paes (PSD) na corrida eleitoral. Ele aparece com 41% das intenções de voto. O segundo lugar, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) tem somente 8%. Em terceiro, Tarcísio Mota (Psol), com 7%. E Delegada Martha Rocha (PDT), com 6%.
Belo Horizonte
O Real Time Big Data indica, em pesquisa divulgada no dia 12 de março, lidera o senador Carlos Viana (Podemos) lidera com 21%. O deputado estadual Bruno Engler (PL) é o segundo, com 15%.
Vitória
Segundo pesquisa do Instituto Futura de dezembro de 2023, o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera com 25,7%. Em segundo está o ex-prefeito João Coser (PT), com 9,8% das intenções de voto.
Salvador
Pesquisa Atlas Intel do dia 12 de março aponta para a reeleição do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil). Ela aparece com 51% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), com 18%.
Aracaju
Em junho do ano passado, o Paraná Pesquisas apontava liderança da Delegada Danielle Garcia (Podemos). Emília Corrêa (Patriota) aparecia em segundo, com 23,9%.
Maceió
Pesquisa do Cada Minuto em dezembro do ano passado mostra possibilidade de reeleição do prefeito JHC (PL). Ele aparece com 55,62% das intenções de voto. Rui Palmeira (PSD) vem em segundo, com 10,53%.
Recife
Levantamento do Paraná Pesquisas no dia 4 de março aponta para as chances de reeleição do prefeito João Campos (PSB). Ele aparece com larga vantagem: 64,6% das intenções de voto. Bem atrás, em segundo, o ex-prefeito João Campos (PT), com 7,5%.
João Pessoa
Datavox/PBA de 7 de março indica a reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), com 39,6%. O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) é o segundo, com 12,4%.
Natal
Pesquisa do Instituto Agora Sei de 8 de fevereiro mostra liderança do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD). Ele aparece com 38% das intenções de voto. A deputada federal Natália Bonavides (PT) vem em segundo, com 15,5%.
Fortaleza
Segundo Paraná Pesquisas de janeiro, a liderança é de Capitão Wagner (União Brasil), com 38,5%. O prefeito José Sarto (PDT) vem em segundo, com 21,8%.
Teresina
Instituto Opinar de 13 de março mostra liderança de Silvio Mendes (União Brasil). Ele tem 42,88% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem Fábio Novo (PT), com 26,13%.
São Luís
Pesquisa do Datailha de 1o de fevereiro aponta reeleição do prefeito Eduardo Braide (PSD), com 39.7% das intenções de voto. Duarte Jr. (PSB) é o segundo, com 20,6% no primeiro cenário pesquisado.
Palmas
Pesquisa do jornal O Girassol apontava em novembro liderança da deputada estadual Janad Valcari (PL), com 35,63%. Em segundo lugar, vem Carlos Amastha (PSB), com 15,3%, e em terceiro Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 14,25%.
Belém
Paraná Pesquisas de 13 de março mostra liderança do deputado federal Eder Mauro (PL). Ele aparece com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar, vêm Cássio Andrade (PSB) e José Priante (MDB), ambos com 12,8%.
Macapá
Em julho do ano passado, Paraná Pesquisas apontava para a reeleição do prefeito Antônio Furlan (Podemos). Ele aparecia com 66,8%. O segundo lugar era de Josiel Alcolumbre (União Brasil), irmão do senador Davi Alcolumbre, com 8,7, no primeiro cenário pesquisado.
Boa Vista
Pesquisa do Instituto InnQuesti de fevereiro aponta liderança do atual prefeito Arthur Henrique (MDB), com 35% das intenções de voto no levantamento estimulado. Catarina Guerra (União Brasil) vem em segundo, com 15%.
Manaus
Pesquisa do Instituto Listening do dia 11 de março aponta liderança do deputado federal Amon Mandel (Cidadania). Ele aparece com 35% no primeiro cenário testado. O atual prefeito David Almeida (Avante) vem em segundo, com 28%.
Rio Branco
Pesquisa Real Time Big Data de dezembro mostra Marcus Alexandre (MDB) em primeiro, com 38% das intenções de voto. O prefeito Tião Bocalon (PL) vem em segundo, com 28%.
Porto Velho
Sem pesquisas mais recentes. Levantamento do Paraná Pesquisas de abril do ano passado apontava o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil), com 18,2% das intenções de voto, em primeiro e o ex-deputado Léo Moraes em segundo, com 16,1%.
Cuiabá
A liderança é do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), com 28%, de acordo com pesquisa da Percent Brasil de dezembro. O deputado federal Abílio Brunini (PL), aparecia em segundo, com 20,3%.
Campo Grande
Pesquisa do Instituto Ranking de 11 de março aponta liderança da deputada estadual Rose Modesto (União Brasil). Ela aparece com 18,7% dos votos. Em segundo, vem a atual prefeita Adriane Lopes (PP), com 17,20%.
Goiânia
Paraná Pesquisas de fevereiro aponta liderança da deputada federal Adriana Accorsi (PT). No primeiro cenário pesquisado, ela aparece com 22,1% das intenções de voto. Logo atrás, vem o senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 20,6%. E em terceiro, o deputado Gustavo Gayer (PL), com 19,7%.