Por: Rudolfo Lago

PSD de Kassab lidera maior parte das capitais

O PSD de Paes é o fiel da balança das eleições | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Com 968 prefeitos, o PSD, comandado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab, hoje há é o partido que mais comanda municípios no país. Esse desempenho tende a melhor nas eleições de outubro deste ano. Pelo menos, é o que se vislumbra tomando por base a corrida pelas capitais dos 26 estados brasileiros. Isso deverá tornar o PSD, que atua pelo centro, com conexões com os dois segmentos que hoje polarizam a política brasileira – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL – o grande fiel da balança do próximo pleito nacional, em 2026.

Como vem fazendo desde o final do ano passado, o Correio da Manhã atualiza o quadro da corrida pelas prefeituras de capital, tomando por base as pesquisas mais recentes. E elas mostram o PSD hoje à frente da disputa em seis capitais. A mais importante é o Rio de Janeiro, onde lidera o prefeito Eduardo Paes, aliado de Lula. Além do Rio, o PSD lidera em Florianópolis, Curitiba, Natal, São Luís e Goiânia.

Alguns desses candidatos, como Topázio Nunes, em Florianólis, são próximos de Bolsonaro. E outros transitam entre os campos, como o senador Vanderlan Cardoso, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, candidato em Goiânia.

Fiel da balança

É essa ambiguidade o que torna o PSD o grande fiel da balança. O partido está na base do governo Lula. Tem três ministérios: Carlos Fávaro (Agricultura), André de Paula (Pesca) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Mas o próprio Kassab integra o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo, que desponta como possível nome da oposição em 2026.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG) é o perfil dessa ambiguidade. Ora está próximo do governo, Já foi cogitado até para vir a ocupar um ministério no ano que vem. Ora aproxima-se dos mais conservadores. É autor do projeto, por exemplo, que criminaliza o uso de qualquer tipo de droga entorpecente, projeto ao qual o governo foi contrário.

Direita e esquerda

O desempenho do PSD vai configurando a possibilidade de um perfil mais ao centro ou mais conservador no país após as eleições municipais. Abaixo do PSD, lideram em cinco capitais o MDB (Porto Alegre, Macapá, Boa Vista, Rio Branco e Camnpo Grande), o União Brasil (Salvador, Fortaleza, Teresina, Porto Velho e Cuiabá) e o PL (Belo Horizonte, Aracaju, Maceió, Palmas e Belém).

A possível redenção da esquerda pode vir de São Paulo, caso se confirme a vitória do deputado federal Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo, a maior cidade do país. A entrada na disputa de outros postulantes do campo conservador – Fábio Marçal (PRTB) e José Luís Datena (PSDB) – embolou a disputa e parece ter tirado parte do fôlego do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Mas há quem aposte que esses demais candidatos conservadores não cheguem ao fim da disputa e que esses votos acabem voltando para Nunes.

Veja abaixo como está o quadro em cada capital:

Porto Alegre
Pesquisa Real Time Big Data de 1º de abril mostrava liderança do prefeito Sebastião Melo (MDB), com 40% das intenções de voto. A deputada Maria do Rosário (PT) aparecia em segundo, com 22%.

Florianópolis
Segundo pesquisa do Instituto Futura para a revista Exame divulgada no dia 27 de maio, a liderança é do prefeito Topázio Neto (PSD), com 44,7%. Em segundo lugar, vem Marquito (Psol), com 13,5%, seguido de Dario Berger (PSB), com 11,7%.

Curitiba
No dia 28 de maio, o Instituto Futura, para a revista Exame, divulgou pesquisa que mostra liderança do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), com 15,2%. Ney Leprevost (União) vem em segundo, com 11,2%.

São Paulo
A entrada na disputa de José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) embolou a disputa na capital paulista, gerando, segundo Datafolha do dia 29 de maio, um empate pela liderança. Guilherme Boulos (Psol) tem 24% das intenções de voto. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem 23%. Datena e Tábata Amaral (PSB) empatam com 8%. E Marçal tem 7%.

Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PSD) lidera com folga a corrida, de acordo com pesquisa do Instituto Futura, para a revista Exame, do dia 28 de maio. Paes tem 44,1%. O deputado Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo, com 9%.

Belo Horizonte
Um grande empate na disputa pela prefeitura, segundo pesquisa Futura/Exame de 27 de maio. Bruno Engler (PL) tem 14,8%. Carlos Viana (Podemos), 14,2%. João Leite (PSDB), 10,9%. Rogério Correia (PT), 10,5%. Duda Salabert (PDB), 9,3%. E Fuad Nomam (PSD), 8,8%.

Vitória
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado no dia 23 de maio aponta vitória do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), com 47,1%. O ex-prefeito João Coser (PT) vem em segundo, com 17%.

Salvador
Real Time Big Data de 26 de março aponta liderança do prefeito Bruno Reis (União), com 48% das intenções de voto. Em segundo, vem Geraldo Júnior (MDB), com 18%.

Aracaju
Pesquisa NE Poder mostra liderança da vereadora Emília Corrêa (PL). O levantamento foi divulgado no dia 24 de maio. Emília aparece com 41,1%. Em segundo lugar, Yandra Moura (União), com 11,2%.

Maceió
Paraná Pesquisas do dia 18 de abril apontava liderança do prefeito Joao Henrique Caldas (conhecido como JHC, do PL). Segundo o levantamento, JHC tinha 48,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecia Alfredo Gaspar (União), com 18,3%.

Recife
Pesquisa Atlas/CNN de 27 de abril mostra vitória do prefeito João Campos (PSB). Ele aparece com 57,3%. O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) é o segundo, com 21,4%.

João Pessoa
Pesquisa Datavox do dia 7 de março apontava liderança do prefeito Cícero Lucena (PP). Ele aparecia com 39,6%. Em segundo, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), com 12,4%.

Natal
De acordo com pesquisa do Instituto Datavero do dia 28 de março, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) liderava com 41,55%. Em segundo, a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 11,33%.

Fortaleza
Paraná Pesquisas do dia 30 de maio aponta liderança de Capitão Wagner (União), com 33,1%. José Sarto (PDT) é o segundo, com 18,1%.

Teresina
Pesquisa do Instituto IPPI Consultorias e Pesquisas divulgada no dia 30 de abril apontava liderança do ex-prefeito Silvio Mendes (União), com 37,6% das intenções de voto. Em segundo, o deputado estadual Fabio Novo (PT), com 32,38%.

São Luís
Em 1º de fevereiro, pesquisa do Instituto Datailha apontava liderança do prefeito Eduardo Braide (PSD), com 39.7% das intenções de voto. Em segundo, o deputado federal Duarte Jr (PSB), com 21,4%.

Palmas
Em 26 de março, Real Time Big Data apontava a liderança da deputada estadual Janad Valcari (PL), com 31%. O ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos) era o segundo, com 18%. Carlos Amastha (PSB), o terceiro, com 17%.

Belém
Paraná Pesquisas do dia 13 de março mostrava a liderança do deputado federal Delegado Éder Mauro (PL). Ele tinha 26% das intenções de voto. Em segundo, empatados, Cassio Andrade (PSB) e José Priante (MDB), com 12,8%. O prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) tinha em seguida com 11,1%.

Manaus
Um empate triplo na corrida eleitoral era apontado no dia 26 de abril por pesquisa Atlas/CNN. O deputado Amon Mandel (Cidadania) liderava com 21,1%. O prefeito Davi Almeida (Avante) vinha em segundo, com 20,7%. E o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) era o terceiro, com 17,8%.

Macapá
Paraná Pesquisas de 23 de maio aponta ampla vantagem do prefeito Dr. Furlan (MDB). Ele aparece com 74,3% das intenções de voto. Josiel Alcolumbre (União), irmão do senador Davi Alcolumbre (União), tem 5%.

Boa Vista
Pesquisa do dia 2 de fevereiro do Instituto InnQuesti apontava a liderança do vice-prefeito Arthur Henrique (MDB), com 35%. Em segundo lugar, a deputada estadual Catarina Guerra (União), com 15%.

Rio Branco
Real Time Big Data de 10 de abril apontava empate técnico entre Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalon (PL). Marcus Alexandre lidera com 39% das intenções de voto. Bocalon tem 35%.

Porto Velho
Paraná Pesquisas de 11 de abril apontava liderança do deputado federal Fernando Máximo (União). Ele tinha 18,2%. Em segundo, o ex-deputado Léo Moraes (Podemos), com 16,1%. Mariana Carvalho (Republicanos) tem 15,3%.

Cuiabá
O deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União) liderava pesquisa divulgada no dia 12 de março pelo Instituto MT Dados. Segundo a pesquisa, ele tinha 33%. Em segundo, o deputado federal Abilio Brunini (PL), com 19%.

Campo Grande
Paraná Pesquisas de 25 de abril mostrava liderança do ex-governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (MDB). Ele tinha 26,4% das intenções de voto. Em segundo, a ex-deputada federal Rose Modesto (União), com 19,5%.

Goiânia
Instituto Gazeta de Pesquisas em 25 de abril aponta liderança do senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 18,7%. Em segundo, vem o deputado federal Gustavo Gayer (PL), com 16,1%, seguido da também deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 15,7%.