Por: Ana Paula Marques

Quaest: Datena encosta em Nunes e Boulos

Nunes abre à frente sem Datena na disputa | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A corrida para a prefeitura de São Paulo está tecnicamente empatada entre três candidatos. Segundo a Pesquisa Quaest divulgada na quinta-feira (27),o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem 22% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) segue com 21%. A novidade é o surgimento do apresentador José Luiz Datena (PSDB) tem terceiro, com 17%. Como a pesquisa considera três pontos percentuais tanto para mais quanto para menos como margem de erro, o resultado apresenta um empate técnico triplo.

Logo atrás dos três primeiros colocados, aparecem na pesquisa Pablo Marçal (PRTB), com 10%; Tabata Amaral (PSB), com 6%; Marina Helena (Novo) com 4%; Kim Kataguiri (União Brasil), com 3%. Na comparação de intenção de votos entre os gêneros, Nunes vai melhor entre homens, idosos e pessoas que estudaram até o ensino fundamental. Já Boulos pontua mais entre mulheres, pessoas entre 35 a 59 anos e com ensino superior.

Já entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos, Datena aparece em primeiro lugar com 26% das intenções de voto. Nesse recorte, Nunes pontua 18% das intenções e Boulos segue com 13%.

Direita dividida

Já em um cenário sem Datena e Pablo Marçal, o embate entre Nunes e Boulos, segundo a Pesquisa Quaest, é favorável ao emedebista. O atual prefeito da cidade fica à frente do deputado do Psol cinco pontos, com 35% das intenções de votos, enquanto Boulos pontua 25%.

Para o consultor e especialista em análise política da BMJ Consultores Associados, Erico Oyama, a pesquisa traz boas e más notícias para Nunes. “A notícia ruim é que a presença de outros candidatos de centro-direita, como Datena e Marçal, tira votos do prefeito. A notícia boa é que como provavelmente haverá segundo turno, Nunes pode considerar que largaria em vantagem porque, provavelmente, vai herdar a maioria dos votos desses candidatos”, explica.

O cenário apresentado pela pesquisa, que é o mais amplo possível, não deve se concretizar. O União Brasil, por meio da sua principal liderança na cidade, o vereador Milton Leite, já anunciou que apoia Nunes, ou seja, as últimas pesquisas que apontam um possível segundo turno entre Boulos e o atual prefeito de São Paulo, estão mais próximas do que deve acontecer em outubro.

Datena

Para o especialista, do ponto de vista prático, o crescimento representativo de Datena pode fazer com que ele, que já desistiu outras vezes de disputas políticas por diversos partidos, desta vez realmente tente concorrer em outubro. “Visto que em eleições anteriores sempre desistiu, Datena como um candidato e um profissional da comunicação muito carismático tem chances de conquistar ainda mais votos no período oficial de campanha, quando haverá propaganda eleitoral no rádio e na TV, e também nos debates”, disse.

O desempenho de Datena na pesquisa Genial Quaest destoa de outros levantamentos realizados nas últimas semanas, que o colocam empatado com Pablo Marçal. Apesar de ter oficializado no último dia 13 sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo, Datena já desistiu de quatro campanhas eleitorais desde 2016. Em cada uma delas, estava filiado a um partido diferente.

Desistência

Nas eleições municipais de 2016, o apresentador foi pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PP. Em 2018, Datena disse que tentaria uma cadeira no Senado Federal, dessa vez pelo DEM, mas também não foi adiante com sua candidatura.

Em 2020, também nas eleições municipais, Datena, então no MDB, planejou concorrer a vice-prefeito de São Paulo na chapa de Bruno Covas (PSDB), mas voltou atrás alegando atender a um pedido da Rede Bandeirantes para permanecer no comando do programa "Brasil Urgente". Em 2022, quando estava concorrendo ao Senado novamente, Datena anunciou no último dia em que o apresentador poderia apresentar seu programa na TV, de acordo com o calendário eleitoral, que não iria adiante com a candidatura.

Agora, alguns tucanos veem com ceticismo a pré-candidatura do apresentador neste ano. Outros a enxergam como uma chance de fortalecer o partido na disputa pela prefeitura. A pesquisa entrevistou 1.002 pessoas de 16 anos ou mais, presencialmente, na capital, entre 22 e 25 de junho. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o número SP-08653/2024 e foi encomendada pela Genial Investimentos.