Esquerda avança, mas centro e direita ainda dominam corrida eleitoral

Pela primeira vez, PT lidera em capitais. União à frente em seis, PSD em cinco

Por Rudolfo Lago

Ações do governo no Rio Grande do Sul impulsionaram pré-candidatura de Maria do Rosário, em Porto Alegre

A nova rodada do levantamento que faz o Correio da Manhã da corrida eleitoral com base nas pesquisas mais recentes traz um alento para o PT e os partidos mais à esquerda da base de sustentação do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Até então, nos levantamentos feitos, o PT, partido de Lula, não aparecia à frente da disputa em nenhuma das capitais do país. Agora, petistas lideram no momento em Porto Alegre e Goiânia (aqui, empatado com outros candidatos dentro da margem de erro). O Psol vai à frente em São Paulo, maior capital do país. E o PSB parece consolidar a reeleição de João Campos em Recife.

Mas, no geral, continuam com vantagem no quadro geral os candidatos mais ao centro e à direita. O União Brasil, que tem agora oficialmente Antônio Rueda como presidente, lidera em seis capitais (Salvador, Fortaleza, Teresina, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande), com pretensões de, a partir das eleições municipais, consolidar a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência da República. O PSD lidera em cinco: Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal e São Luis.

Curiosos

Tratam-se de dois partidos curiosos. Ambos, integram a base do governo Lula e têm ministros do governo. Mas não necessariamente isso se reflete no posicionamento de seus candidatos a prefeito. Não reflete mesmo muitas vezes nas suas orientações mais nacionais.

O PSD tem três ministros no governo: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca). Mas o próprio presidente do PSD, Gilberto Kassab, é o secretário de Governo e Relações Institucionais do governo de São Paulo, cujo governador é Tarcísio de Freitas (Republicanos). Tarcísio é hoje o nome considerado mais forte pelo campo da direita e ligado ao bolsonarismo em 2026. Além disso, articulou e fez o anúncio na sexta-feira (21) do candidato a vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB), que irá disputar com o nome apoiado pelo governo, Guilherme Boulos (Psol), a prefeitura de São Paulo. Foi Tarcísio quem anunciou que o vice será o coronel Mello Araújo (PL), como queria o ex-presidente Jair Bolsonaro. Enquanto Kassab integra o governo Tarcísio, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, candidato à reeleição, terá o apoio de Lula e do PT.

O União Brasil também tem três ministros: Celso Sabino (Turismo), Juscelino Filho (Comunicações) e Valdez Góes (Desenvolvimento Regional). Valdez não é filiado ao partido, mas foi indicado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Mas, além da pretensão de fazer Caiado presidente, o partido entrega pouco apoio ao governo no Congresso. Levantamento do site Congresso em Foco aponta que o União só vota com o governo em 62% dos casos.

Mudanças

A corrida eleitoral, porém, é dinâmica. E, a cada rodada de pesquisas, o quadro se altera. Fatores no futuro poderão alterar as posições. Em São Paulo, por exemplo, a liderança hoje de Boulos está muito relacionada à entrada na disputa de Fábio Marçal (PL), que começou a dividir votos que iam para Ricardo Nunes. Com a definição da entrada de Mello Araújo na chapa de Nunes, Marçal deverá deixar a disputa. E esses votos poderão migrar para a candidatura do atual prefeito.

Em Goiânia, a deputada federal Adriana Accorsi (PT) aparece à frente em empate técnico com o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o deputado federal Gustavo Gayer (PL). Mas Gayer anunciou a desistência da sua candidatura. O PL terá outro candidato, o deputado estadual Fred Rodrigues. Mas a mudança no tabuleiro pode levar a uma alteração na disputa.

Veja abaixo como está a corrida em cada capital:

Porto Alegre
A deputada federal Maria do Rosário (PT) aparece agora à frente na disputa, de acordo com pesquisa Atlas/CNN do dia 20 de junho. De acordo com a pesquisa, Maria do Rosário tem 30,2% das intenções de voto. O prefeito Sebastião Melo (MDB) é o segundo com 24,8%.

Florianópolis
O prefeito Topázio Nunes (PSD) é hoje o favorito para a reeleição, segundo pesquisa da Futura Inteligência para a revista Exame do dia 27 de maio. Ele aparecia com 44,7%. O segundo lugar era o deputado estadual Marquito (Psol). Em terceiro, o deputado federal Dário Berger (PSB), com 11,7%

Curitiba
De acordo com pesquisa Futura Inteligência para a revista Exame do dia 28 de maio, o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera a corrida eleitoral, com 15,2%. O deputado federal Ney Leprevost (União) é o segundo, com 11,2%.

São Paulo
Pesquisa Atlas/CNN de 19 de junho aponta liderança do deputado federal Guilherme Boulos (Psol). Ele tem 35,7% das intenções de voto. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) é o segundo, com 23,6%. Pablo Marçal (PRTB) tem 12,6%. E a deputada federal Tábata Amaral (PSB), 10,7%.

Rio de Janeiro
Segundo pesquisa Quaest divulgada no dia 18 de junho, o prefeito Eduardo Paes (PSD) é franco favorito para a reeleição. Ele tem 51% das intenções de voto. O deputado federal Delegado Ramagem (PL) é o segundo, com 11%.

Belo Horizonte
Pesquisa Quaest do dia 11 de junho aponta liderança do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), com 25%. Empatados em segundo, com 11% estão o também deputado estadual Bruno Engler (PL) e o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), com 11%.

Vitória
Paraná Pesquisas do dia 23 de maio mostra o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) em primeiro, com 47,1%. O segundo é o ex-prefeito João Coser (PT), com 17%.

Salvador
Levantamento do Paraná Pesquisas em 4 de junho aponta vitória do prefeito Bruno Reis (União Brasil), com 64% das intenções de voto. Geraldo Jr. (MDB) é o segundo, com 11%.

Aracaju
A vereadora Emília Corrêa (PL) lidera, segundo pesquisa Real Time Big Data de 11 de junho. Ela aparece com 26%. A segunda é a deputada federal Yandra Moura (União), com 13%. Danielle Garcia (MDB) é a terceira, com 11%.

Maceió
No dia 18 de abril, Paraná Pesquisas apontava liderança do prefeito João Henrique Caldas (PL), conhecido com JHC. Ele tinha 48,4% das intenções de voto. Em segundo, Alfredo Gaspar (União), com 18,3%

Recife
No dia 26 de abril, pesquisa Atlas/CNN apontava vitória do prefeito João Campos (PSB), com 57,3%. O segundo era o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 21,4%.

João Pessoa
No dia 7 de março, pesquisa Datavox apontava liderança do prefeito Cícero Lucena (PP), com 39,6%. Em segundo, aparecia o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), com 12,4%.

Natal
O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) liderava pesquisa do Instituto Data Vero divulgada no dia 26 de março, com 41,55%. A deputada federal Natália Bonavides (PT) era a segunda, com 11,3%. O também deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) o terceiro, com 10,74%.

Fortaleza
Paraná Pesquisas do dia 1o de junho aponta liderança do ex-deputado federal Capitão Wagner (União), com 33,1%. José Sarto (PDT) é o segundo, com 18,1%, e o deputado federal André Fernandes (PL) o terceiro, com 15,9%.

Teresina
Pesquisa do Instituto Credibilidade mostra liderança de Sílvio Mendes (União Brasil), com 42,03%. Fábio Novo (PT) é o segundo, com 38,84%.

São Luís
Não há pesquisas recentes. Em fevereiro, o Instituto Datailha apontava liderança do prefeito Eduardo Braide (PSD), com 39,7%. Duarte Jr. (PSB) era o segundo, com 20,6%.

Palmas
Real Time Big Data do dia 26 de março apontava liderança da deputada estadual Janad Valcari (PL), com 31%. Eduardo Siqueira Campos (Podemos) era o segundo, com 18%. Carlos Amastha (PSB), o terceiro, com 17%.

Belém
No dia 15 de junho, Paraná Pesquisas apontou liderança do deputado federal Éder Mauro (PL), com 30%. O segundo é o deputado estadual Igor Normando (MDB), com 18,4%.

Macapá
Levantamento do Paraná Pesquisas em 23 de maio aponta liderança do prefeito Dr. Furlan (MDB), com 74,3% das intenções de voto. O segundo, Josiel Alcolumbre (União), irmão do senador Davi Alcolumbre, tem apenas 5%.

Boa Vista
Sem pesquisas mais recentes, levantamento do Innquesti de 2 de fevereiro apontava liderança
do vice-prefeito Arthur Henrique (MDB), com 35%. Em segundo lugar, a deputada estadual Catarina Guerra (União), com 15%.

Manaus
Em abril, pesquisa Atlas/CNN apontava empate triplo pela liderança. O deputado federal Amon Mandel (Cidadania) tinha 21,1%. O prefeito Davi Almeida (Avante), 20,7%. E o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), 17,8%.

Rio Branco
Em 10 de abril, Real Time Big Data apontava Marcus Alexandre (MDB) na liderança com 39%. Em segundo, Tião Bocalon (PL), com 34%.

Porto Velho
Paraná Pesquisas de 11 de abril apontava liderança do deputado federal Fernando Máximo (União), com 18,2%. Em segundo, Léo Moraes (Podemos), com 16,1%. Mariana Carvalho (Republicanos) tinha 15,3%.

Cuiabá
Pesquisa MTDados do dia 12 de março mostrava o deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), na frente. Segundo a pesquisa, ele tinha 33%. Em segundo, o deputado federal Abilio Brunini (PL), com 19%.

Campo Grande
Pesquisa Ranking Brasil Inteligência em 13 de maio apontava liderança da ex-deputada federal Rose Modesto (União), com 24,3%. A prefeita Adriane Lopes (PP), a segunda, com 21,6%.

Goiânia
O deputado federal Gustavo Gayer (PL) desistiu de concorrer à prefeitura. Isso deve alterar o quadro eleitoral em Goiânia. O partido deverá colocar como candidato o deputado estadual Fred Rodrigues. Em 5 de junho, o Instituto Opção apontava um empate triplo: a deputada federal Adriana Accorsi (PT) aparecia com 19,7%; o senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 19%, e Gayer com 18,7%.