Por: Da Redação

CORREIO BASTIDORES | Transferência temporária de local de votação nas eleições

Prazo foi aberta nesta segunda-feira no país | Foto: Nelson Jr./TSE

Eleitores interessados em alterar temporariamente seção ou local de votação já podem fazer a solicitação junto à Justiça Eleitoral. A medida vale apenas para mudanças para seções localizadas no mesmo município em que o eleitor esteja inscrito. O prazo para a solicitação encerrará no dia 22 de agosto. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 será no dia 6 de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a transferência temporária só pode ser requisitada por eleitores em situação regular no cadastro eleitoral. Ela é adotada com o intuito de "permitir que pessoas, em razão do trabalho, de dificuldades de locomoção ou por estarem privadas provisoriamente de liberdade, possam votar em seções eleitorais diferentes das que estão registradas".

 

Veja quem pode solicitar

Entre os eleitores que podem pedir a transferência temporária estão presos provisórios e adolescentes em unidades de internação; militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço; pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida; indígenas, quilombolas, integrantes de comunidade tradicional ou residentes em assentamento rural; juízes (inclusive auxiliares), servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais. Mais detalhes sobre a transferência temporária podem ser obtidas no site do TSE. Informações de Pedro Peduzzi (Agência Brasil).

Encontro entre Lula e o ex-primeiro-ministro britânico

Líderes se reuniram no Palácio do Planalto, em Brasília | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou, nesta segunda feira (22), com o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. De acordo com a Presidência da República, a conversa, que ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, teve duração de aproximadamente 45 minutos. No encontro, os dois conversaram sobre a proposta de reunir líderes de governos democráticos contra extremismo, em evento paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas, a ser realizada em setembro deste ano. Outro tema foi o G20 e ações defendidas pelo Brasil contra fome e taxação de super-ricos.

De acordo com as informações, o presidente Lula citou números da economia brasileira, como geração de mais de 2,5 milhões de postos de trabalho formais em 17 meses, crescimento de 11,7% da renda e previsão de R$ 120 bilhões de investimentos da indústria automobilística no país nos próximos anos.

Os líderes abordaram ainda o retorno do Partido Trabalhista ao poder no Reino Unido com a vitória de Keir Starmer para primeiro-ministro nas eleições realizadas neste mês, encerrando 14 anos de governos dos conservadores.

Eleições na Venezuela

Ainda nesta segunda-feira, Lula disse que ficou assustado com a retórica usada por Nicolás Maduro, presidente venezuelano, e pediu respeito aos resultados das eleições presidenciais, que acontecem no próximo domingo (26), no país vizinho. "Eu fiquei assustado com a declaração de Marudo dizendo que, se ele perder as eleições, vai ter um banho de sangue. Quem perde as eleições toma um banho de voto. O Maduro tem que aprender, quando você ganha, você fica; quando você perde, você vai embora", afirmou o presidente brasileiro.