Por: Da Redação

CORREIO BASTIDORES | PGR denuncia Nikolas Ferreira por injúria contra Lula

Deputado foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal | Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na última sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O foco da denúncia foi o discurso do parlamentar durante uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado. Nikolas chamou Lula de "ladrão" e publicou a fala nas redes sociais. A PGR ofereceu ao deputado a possibilidade de realização de uma audiência preliminar para avaliação de um eventual acordo judicial para encerrar o processo. No STF, o relator da denúncia é o ministro Luiz Fux. Se for aceita pela Corte, o deputado se tornará réu e vai responder a processo criminal. Não há prazo estimado para julgamento.

 

Semiaberto I

A defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira fez um novo pedido ao STF pela progressão de pena para o regime semiaberto de prisão. A solicitação foi feita na sexta-feira (26), após a defesa alegar o pagamento da multa no valor de R$ 247 mil, definida em condenação.

Semiaberto II

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, negou a progressão na quinta-feira (25), alegando a falta de pagamento. Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão, pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo.

São Paulo tem eleitorado majoritariamente feminino

País tem 155,9 milhões de eleitores no pleito deste ano | Foto: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que o Brasil tem 155,9 milhões de eleitoras e eleitores aptos a comparecer às urnas nas eleições municipais deste ano, a serem realizadas em outubro. O estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do pais, tem 34.403.609 de pessoas aptas a votar, o equivalente a 22% do total. Porém, o que chama a atenção é a quantidade de mulheres: 18,22 milhões ou 53% do contingente. Os homens são 16,16 milhões, ou seja, 47% do total do eleitorado paulista. Os 34,4 milhões de eleitores, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 77,46% do total de habitantes, estimado em 44,41 milhões.

Faixa etária

A maior parte dos eleitores paulistas tem entre 45 a 59 anos ou 8,95 milhões de pessoas. A faixa etária entre 35 e 44 anos vem em seguida, com por 7,09 milhões de pessoas. Entre 25 a 34 anos são 6,53 milhões. Acima dos 60 anos, há 7,91 milhões. Os jovens somam 167,5 mil pessoas.

Escolaridade

De acordo com os dados do IBGE e do TRE-SP, 11,3 milhões de pessoas (32,71%) têm o ensino médio completo e 5,6 milhões têm o ensino médio incompleto (16,36%). Cinco milhões (14,75%) tem o ensino superior completo e 2 milhões (5,9%) têm o superior incompleto.

Deficientes

No estado de São Paulo, 445.464 pessoas declararam ter algum tipo de deficiência ou dificuldade para votar. Do grupo, 134.816 pessoas disseram que possuem deficiência de locomoção, o que corresponde a 28% das pessoas com deficiência, segundo o TRE-SP.

Outros dados

Dos 34,4 milhões de eleitores e eleitoras, 78,97% ou 27,17 milhões de pessoas já possuem identificação biométrica e em cada local de votação terá pelo menos um coordenador ou coordenadora de acessibilidade para apoiar as pessoas, principalmente com conhecimento em Libras.