Por: Rudolfo Lago

A um mês das eleições, veja a corrida nas capitais

O União Brasil lidera em seis capitais, como Salvador com Bruno Reis | Foto: Reprodução/Redes sociais

A exatos 30 dias do primeiro turno das eleições municipais, o quadro mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva provavelmente terá que negociar com seus aliados ao centro na necessidade de utilizar os próximos prefeitos eleitos nas capitais como cabos eleitorais para as suas pretensões em 2026.

O PT de Lula hoje lidera somente em Goiânia, com a deputada federal Adriana Accorsi. Três partidos do centro conservador lideram hoje, de acordo com as pesquisas mais recentes, no maior número de capitais do país.

O União Brasil, que tem três ministros no governo Lula (Celso Sabino, do Turismo; Juscelino Filho, das Comunicações, e Waldez Goes, da Integração e Desenvolvimento Regional – este não é filiado ao partido, mas foi indicado pelo senador Davi Alcolumbre, do União do Amapá), mas nem sempre vota com o governo no Congresso, hoje lidera em seis capitais: Salvador, Fortaleza, Teresina, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande.

O PSD, que tem também três ministérios (Carlos Fávaro, na Agricultura; André de Paula, na Pesca, e Alexandre Silveira, em Minas e Energia), mas cujo presidente, Gilberto Kassab, é secretário de Governo de Tarcísio de Freitas, em São Paulo, está à frente em cinco: Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal e São Luís.

E o MDB, dono de três ministérios (Renan Filho, Transportes; Simone Tebet, Planejamento, e Jader Filho, Cidades), partido do senador aliado Renan Calheiros (AL) mas também do prefeito adversário de São Paulo, Ricardo Nunes, é lider em cinco: Porto Alegre, Belém, Macapá, Boa Vista e Rio Branco.

No caso, estão postas aqui as lideranças, que em alguns casos estão na margem de erro. Inclusive em São Paulo, onde o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) lidera mas, na margem de erro, estão empatados com ele Ricardo Nunes e Pablo Marçal (PRTB).

Fenômenos

Segundo as pesquisas mais recentes, o grande fenômeno da eleição deste ano é Dr. Furlan (MDB), que disputa a reeleição em Macapá. De acordo com a última pesquisa Quaest, ele tem impressionantes 91% das intenções de voto.

Outros nomes com grande vantagem são João Campos (PSB), prefeito do Recife que, segundo Datafolha de 5 de setembro, tem 74% das intenções de voto. Igual percentual tem o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes tem 59% das intenções de voto, segundo Datafolha de 5 de setembro.

Veja abaixo como está a corrida em cada capital:

Porto Alegre
Real Time Big Data do dia 3 de setembro mostra liderança do prefeito Sebastião Melo (MDB), com 40% das intenções de voto. A deputada federal Maria do Rosário (PT) vem em segundo, com 32%.

Florianópolis
O Instituto Quaest fez pesquisa no dia 27 de agosto que aponta liderança do prefeito Topázio Neto (PSD). Ele aparecia com 40% das intenções de voto. Em segundo, Dario Berger (PSDB), com 16%. Em terceiro, Marquito (Psol), com 13%.

Curitiba
Pesquisa da Quaest do dia 28 de agosto apontava um empate quádruplo. O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), com 19%. O ex-governador do Paraná Roberto Requião (Mobiliza), 18%. Mesmo percentual do deputado federal Luciano Ducci (PSB). E o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), 14%.

São Paulo
Datafolha do dia 5 de setembro mostra empate triplo na corrida eleitoral. O deputado Guilherme Boulos (Psol) tem 23%. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) têm ambos 22%.

Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera com 59% das intenções, de acordo com Datafolha de 5 de setembro. Em segundo, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), com 11%. Ele descolou do deputado federal Tarcísio Motta (Psol), que agora aparece com 6%.

Belo Horizonte
O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera com 29% das intenções de voto, diz Datafolha de 5 de setembro. Há uma disputa forte pelo segundo lugar. O prefeito Fuad Noman (PSD) tem 14%. O deputado estadual Bruno Engler (PL) tem 13%. A deputada federal Duda Salabert (PDT), 12%. E o senador Rogério Correia (PT), 8%;

Vitória
Pesquisa Quaest de 28 de agosto apontava o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) com 51% das intenções de voto. Em segundo, o ex-prefeito João Coser (PT), com 17%.

Salvador
Paraná Pesquisas no dia 2 de setembro mostra o prefeito Bruno Reis (União Brasil) à frente com 68,3%. O segundo é o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), com 9.8%.

Aracaju
Pesquisa Atlas do dia 4 de setembro aponta liderança da vereadora Emília Corrêa (PL). Ela tem 31,2% das intenções de voto. Em segundo lugar, a deputada federal Yandra Moura (União Brasil), com 23,4%.

Maceió
O prefeito João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, lidera com folga segundo pesquisa Quaest de 29 de agosto. Caldas tem 74% das intenções de voto. Em segundo, aparecem empatados Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade), com 4%.

Recife
Candidato à reeleição, o prefeito João Campos (PSB) lidera com 74% das intenções de voto, segundo Datafolha de 5 de setembro. O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) é o segundo, com 9%.

João Pessoa
Segundo a Quaest do dia 27 de agosto, lidera o prefeito Cícero Lucena (PP), com 53%. Em segundo, Luciano Cartaxo (PT), com 12%. Empatado com ele, Ruy Carneiro (Podemos), com 11%.

Natal
O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lidera com 44%, segundo Quaest de 27 de agosto. O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) é o segundo, com 15%. Empatado com ele, a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 14%.

Fortaleza
Pesquisa do Instituto Futura de 5 de setembro aponta vitória de Capitão Wagner (União Brasil), com 25,8%. Em segundo, o prefeito José Sarto (PDT), com 23,7%. Em seguida, vem o deputado federal André Fernandes (PL), com 21,2%.

Teresina
Silvio Mendes (União Brasil) lidera com 46%, de acordo com pesquisa Quaest de 26 de agosto. Em segundo, Fábio Novo (PT), com 37%.

São Luís
Pesquisa do Instituto Solução Consultoria de 2 de setembro aponta o prefeito Eduardo Braide (PSD) à frente com 46%. Em segundo, o deputado federal Duarte Júnior (PSB), com 23%.

Palmas
A liderança é da vereadora Janad Valcari (PL), segundo Paraná Pesquisas do dia 29 de agosto. Ela aparece com 40,4%. Em segundo, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 26,5%.

Belém
Pesquisa Futura/Exame do dia 2 de setembro mostra liderança do deputado estadual Igor Normando (MDB), com 27,4%. Empatado na margem de erro, em segundo, o deputado federal Éder Mauro (PL), com 25,5%.

Macapá
O prefeito Dr. Furlan (MDB) desponta neste momento como o grande fenômeno das eleições deste ano. Segundo Quaest do dia 26 de agosto, ele tem 91% das intenções de voto. Em segundo, com somente 2%, aparecem Aline (Republicanos), Patricia Ferraz (PSDB) e Gilvan Borges (Avante).

Boa Vista
Lidera o prefeito Arthur Henrique (MDB), com 65% das intenções de voto, segundo Quaest de 27 de agosto. Em segundo, Catarina Guerra (União Brasil), com 13%.

Manaus
A liderança é do prefeito David Almeida (Avante), segundo pesquisa Futura de 4 de setembro. Ele tem 25,3%. O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) vem em seguida, com 20%. E o deputado federal Amon Mandel (Cidadania), 17,9%.

Rio Branco
Segundo pesquisa Futura de 3 de setembro, o líder é o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), com 43,2%. O prefeito Tião Bocalon (PL) tem 38,2%.

Porto Velho
A ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) é a líder, com 55,8%, segundo pesquisa Futura de 4 de setembro. O ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) vem em segundo, com 18,2%.

Cuiabá
O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) está à frente, conforme Quaest de 27 de agosto. Ele tem 31%. O segundo é o deputado federal Abílio Brunini (PL), com 25%. Lúdio Cabral (PT) tem 21%.

Campo Grande
A ex-vice-governadora Rose Modesto (União Brasil) lidera com 36,9%, de acordo com pesquisa Futura de 2 de setembro. O segundo colocado é Beto Pereira (PSDB), com 19%. A prefeita Adriane Lopes (PP) tem 15,5%.

Goiânia
A deputada federal Adriana Accorsi (PT) é a líder, segundo pesquisa Quaest de 3 de setembro. Ela tem 22% das intenções de voto. Empatados em segundo, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil), com 19%.