Por: Rudolfo Lago

Diversos empates na reta final do segundo turno

Presidido por Valdemar Costa Neto, o PL lidera o segundo turno em quatro capitais | Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A uma semana do segundo turno das eleições municipais, a disputa ficou acirrada em diversas capitais do país. Desde o início do ano, o Correio da Manhã publica levantamentos que mostram a evolução da corrida eleitoral com base nas pesquisas mais recentes. Os dados divulgados agora apontam para várias situações de empate técnico na reta final.

Todos os levantamentos divulgados no momento têm margem de erro de três pontos percentuais. Embora haja diferenças de metodologia sobre a forma de coleta das respostas dos entrevistados, as pesquisas mais recentes mostram uma situação de empate técnico no momento em Curitiba, Fortaleza, Palmas, Manaus, Cuiabá e Campo Grande. Ou seja, das 15 capitais onde haverá segundo turno, em seis a situação apontada pela pesquisa mais recente é de empate.

Divergência

Em Porto Velho, a pesquisa Veritá, a última divulgada, não aponta empate técnica. Mas na capital de Rondônia houve outro fenômeno importante. O levantamento do Instituto Veritá, que tem sede em Uberlândia (MG) diverge completamente do que foi feito por um instituto do próprio estado, o Phoenix.

O Veritá aponta vantagem de Léo Moraes, do Podemos. Já o levantamento do Phoenix afirma que a vantagem seria de Mariana Carvalho, do União Brasil. No caso do Veritá, Léo lidera com 50,2%. No caso do Phoenix, quem lidera é Mariana, com 50,08%.

Pesquisas

No quadro feito pelo Correio da Manhã na semana passada, ainda não havia pesquisas sobre o segundo turno nas 15 capitais onde haverá segundo turno. Faltavam pesquisas em Porto Velho e Goiânia. E em algumas havia somente a simulação feita na véspera do primeiro turno, que aconteceu no dia 6 de outubro. Agora, o quadro já apresenta pesquisas feitas na semana passada em todas as capitais.

Em termos nacionais, tomados os números mais recentes, desconsideradas as margens de erro, o quadro mantém uma vantagem para o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O PL é o partido que, confirmados esses números, mais elegerá prefeitos nas capitais no segundo turno. E a disputa fica mais embolada em seguida.

PL

Tomando-se os números mais recentes, desconsideradas as margens de erro, o PL tem vantam em quatro capitais: Aracaju, Fortaleza, Manaus e Cuiabá. Houve mudanças com relação ao quadro anterior. Antes, o PL aparecia à frente em Palmas, com a deputada estadual Janad Valcari, que aparecia na liderança em todos os levantamentos até então. Agora, quem lidera em Palmas é o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos), filho de Wilson Siqueira Campos, uma espécie de fundador e primeiro governador do estado do Tocantins.

Em seguida, vem o MDB, liderando em três capitais: Porto Alegre, São Paulo e Belém. O novo quadro mostra quatro partidos liderando em duas capitais: PSD, PP, União Brasil e Podemos. O PSD lidera em Curitiba e Belo Horizonte. O PP em João Pessoa e Campo Grande. O União Brasil em Natal e Goiânia. E o Podemos em Palmas e Porto Velho (no caso, considerando-se o resultado do Instituto Veritá).

PT

No levantamento anterior, quando em algumas capitais só o que havia era a simulação na véspera do primeiro turno, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aparecia em vantagem na simulação feita no dia 5 de outubro pelo Instituto AtlasIntel. Isso mudou agora. Na pesquisa mais recente, que é do Instituto Paraná Pesquisas, quem aparece liderando em Natal é o empresário Paulinho Freire, candidato do União Brasil.

Assim, agora, o partido do presidente não lidera em nenhuma das capitais onde haverá segundo turno.

Veja como está o quadro do segundo turno nas capitais, com base nas pesquisas mais recentes:

Porto Alegre
Pesquisa Quaest na quinta-feira (17) aponta para a reeleição do prefeito Sebastião Melo (MDB). Ele tem, segundo a pesquisa, 52% das intenções de voto. A deputada federal Maria do Rosário (PT) tem 30%.

Curitiba
AtlasIntel publicada no dia 16 de outubro aponta empate técnico, dentro da margem de erro, entre o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e a jornalista Cristina Graeml (PMDB). Pimentel tem 49% e Graeml 44,9%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

São Paulo
O prefeito Ricardo Nunes é favorito para conquistar a reeleição, de acordo com a Datafolha de quinta-feira (17). Nunes tem, segundo a pesquisa, 51% das intenções de voto. O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) tem 33%.

Belo Horizonte
Quaest na quinta-feira (17) aponta liderança do prefeito Fuad Noman (PSD), com 46%. O deputado estadual Bruno Engler (PL) aparece com 37% das intenções de voto.

Aracaju
De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas de quinta-feira (17), a vereadora Emília Corrêa (PL) lidera a corrida, com 53,5% das intenções de voto. O advogado Luiz Roberto (PDT) tem 36,6%.

João Pessoa
Pesquisa Quaest de quinta-feira (17) sinaliza a reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP) na disputa com o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL). Cícero Lucena aparece com 58%, e Queiroga com 31%.

Natal
Paraná Pesquisas na quinta-feira (17) aponta liderança do empresário Paulinho Freire (União Brasil) sobre a deputada federal Natália Bonavides. Segundo a pesquisa, Paulinho tem 50,9%, e Natália, 38,9%.

Fortaleza
Empate técnico, segundo Datafolha publicada na quinta-feira (17). O deputado federal André Fernandes (PL) tem 45% das intenções de voto. O também deputado estadual Evandro Leitão (PT), 43%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Palmas
Paraná Pesquisas divulgada na sexta-feira (18) mostra empate técnico. Mas o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos) teria agora vantagem sobre a deputada estadual Janad Valcari (PL), que antes liderava. Siqueira Campos tem 47,7% das intenções de voto. E Janad tem 44,1%. A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais.

Belém
O deputado estadual Igor Normando (MDB) lidera, de acordo com pesquisa Futura/Exame de 16 de futuro. Ele tem 56% das intenções de voto, contra 35,88% dados ao deputado federal Eder Mauro (PL).

Manaus
Real Time Big Data em 15 de outubro aponta empate técnico entre o deputado federal Alberto Neto (PL) e o prefeito Davi Almeida (Avante). Alberto Neto aparece com 51%, e Davi Almeida com 49%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Porto Velho
Pesquisa do Instituto Veritá aponta vantagem de Léo Moraes (Podemos) sobre a deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil). Segundo a pesquisa, do dia 15 de outubro, Léo tem 50,2% das intenções, enquanto Mariana tem 39,3%.

Cuiabá
Empate técnico entre o deputado federal Abílio Brunini (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), de acordo com pesquisa Quaest do dia 16 de outubro. Brunini tem 44% das intenções de voto, e Cabral tem 41%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais

Campo Grande
A situação é de empate técnico, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, segundo Quaest de 16 de outubro. A prefeita Adriane Lopes (PP) tem 42%, e Rose Modesto (União Brasil) tem 41% das intenções de voto.

Goiânia
Quaest de 17 de outubro aponta vantagem do ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil). Ele aparece com 46% das intenções de voto. Fred Rodrigues (PL) tem 39%.