Polarização aparece no fim da eleição

Quadro que mostrava liderança do centro sofre reversão na reta final

Por Rudolfo Lago

Pablo Marçal no debate de ontem

Na última curva da corrida pelas prefeituras das capitais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começam a mostrar a sua força nas eleições municipais.

Desde o início do ano, o Correio da Manhã vem mostrando a evolução da disputa nas capitais, com base nas pesquisas mais recentes. Até então, o quadro vinha apontando uma vantagem dos partidos de centro, especialmente MDB, PSD e União Brasil.

No último momento antes das eleições de domingo (6), no entanto, percebe-se uma mudança, de acordo com o que dizem os últimos levantamentos. O PL de Bolsonaro é agora o partido que lidera na maior parte das capitais, desconsideradas as margens de erro das pesquisas..

E o PT de Lula, que na rodada anterior não liderava em nenhuma capital, agora lidera em três.

Triplo

Como há um empate triplo em Belo Horizonte, com três candidatos rigorosamente iguais, com 21% das intenções de voto cada um deles, a soma do atual quadro de lideranças ultrapassa o número de 26 capitais.

Uma das capitais onde o PL passa a liderar, portanto, é justamente Belo Horizonte, com o deputado estadual Bruno Engler (PL) empatado com o prefeito Fuad Noman (PSD) e o deputado Mauro Tramonte (Republicanos). As outras lideranças do PL são em Aracaju, Maceió, Palmas, Rio Branco e Cuiabá.

O PT surge à frente em Natal, Fortaleza e Teresina, reforçando a liderança que Lula tem sobre a região Nordeste.

O PSD lidera em cinco capitais: Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, São Luís e Rio de Janeiro, com a provável reeleição do prefeito Eduardo Paes.

São Paulo

Se Belo Horizonte é uma incógnita com o rigoroso empate triplo, outro cenário completamente incerto é São Paulo.

A pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (3) aponta um avanço do ex-coach Pablo Marçal (PRTB). Ele agora aparece empatado com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), ambos com 24%. Também em empate técnico, mas à frente, está o deputado federal Guilherme Boulos (Psol).

Veja abaixo a situação em cada capital, com base nas pesquisas mais recentes:

Porto Alegre
O prefeito Sebastião Melo (MDB) e a deputada Maria do Rosário (PT) terminam a eleição empatados na margem de erro (de três pontos para mais ou para menos), de acordo com pesquisa AtlasIntel do dia 30 de setembro. Melo lidera com 32,4% das intenções de voto. Maria do Rosário tem 28,9%.

Florianópolis
Com relação à rodada anterior da pesquisa Futura/Exame, o prefeito Topázio Neto (PSD) caiu seis pontos percentuais, mas segue com liderança folgada. O levantamento é do dia 1o de outubro. Topázio tem 48,4%. Em segundo lugar, o deputado estadual Marquito (Psol), com 15,2%.

Curitiba
A última pesquisa é do dia 17 de setembro, da Quaest. Ela aponta liderança do prefeito Eduardo Pimentel (PSD), com 36%. Em seguida, vêm empatados dentro da margem de erro o deputado federal Luciano Ducci (PSB), com 15%, e Ney Leprevost (União Brasil), com 12%.

São Paulo
O ex-coach Pablo Marçal, em trajetória ascendente, torna completamente incerto o resultado na maior cidade do país. Segundo pesquisa Datafolha de 3 de outubro, ele empatou com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) no segundo lugar. Ambos têm 24%. À frente, mas empatado com eles na margem de erro, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), com 26%.

Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes (PSD) caiu cinco pontos com relação à rodada anterior. Mas segue com chance de ser reeleito no primeiro turno. Segundo Datafolha de 3 de outubro, Paes tem 54%. Já o deputado Alexandre Ramagem (PL) subiu também cinco pontos, chegando a 22%.

Belo Horizonte
Empate triplo na capital de Minas Gerais, segundo Datafolha de 3 de setembro. O prefeito Fuad Noman (PSD), e os deputados estaduais Mauro Tramonte (Republicanos) e Bruno Engler (PL) têm os três os mesmos 21% de intenção de voto.

Vitória
O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera, com 43,1%, segundo AtlasIntel de 2 de outubro. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com 18.2%, empata na margem de erro com o ex-prefeito João Coser (PT), que tem 13,9%.

Salvador
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) deverá ser reeleito no primeiro turno, conforme Paraná Pesquisas de 1o de outubro. Ele tem 74% das intenções de voto. Geraldo Júnior (MDB) é o segundo, com 7,4%. Na margem de erro, ele está tecnicamente empatado com Kleber Rosa (Psol), que tem 3,5%.

Aracaju
A vereadora Emília Corrêa (PL) lidera, com 33,8%, de acordo com Futura/Exame de 30 de setembro. Em segundo lugar, Luiz Roberto (PDT), com 21,4%, empatado na margem de erro, que é de quatro pontos, com a deputada federal Yandra (União Brasil), que tem 17,9%.

Maceió
O prefeito João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, deve vencer no primeiro turno, segundo Futura/Exame de 30 de setembro. Ele tem 72,6% das intenções de voto. Em segundo, Rafael Brito (MDB), com 14%.

Recife
João Campos (PSB) é mais um prefeito que deve ser reeleito no primeiro turno, conforme Datafolha do dia 3 de outubro. Ele tem 74%. Em segundo, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 10%.

João Pessoa
O prefeito Cícero Lucena (PP) também deve ser reeleito no primeiro turno, se confirmada pesquisa Futura/Exame de 1o de outubro. Ele tem 53,2%. O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) é o segundo, com 16,4%. O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) tem 13%.

Natal
A última pesquisa é de 24 de setembro, da AtlasIntel. Ela aponta empate triplo, na margem de erro, entre a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 28,4%; o empresário Paulinho Freire (União Brasil), com 27,9%, e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), com 27,6%.

Fortaleza
Na margem de erro, empate entre o deputado estadual Evandro Leitão (PT), com 26%, e o deputado federal André Fernandes (PL), com 25%, segundo pesquisa Real Time Big Data de 2 de outubro.

Teresina
Pesquisa do Instituto Opinar de 3 de outubro aponta liderança do deputado estadual Fábio Novo (PT), com 41,3%. O prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) é o segundo, com 40,6%.

São Luís
O prefeito Eduardo Braide (PSD) é mais um com chance de ser reeleito no primeiro turno, segundo Futura/Exame de 1o de outubro. Ele tem 61,2% das intenções de voto. Em segundo, o deputado federal Duarte Júnior (PSB), com 23,3%.

Palmas
A deputada estadual Janad Valcari (PL) lidera, segundo Futura/Exame de 2 de outubro, com 53,5%. Em segundo, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 21,6%.

Belém
O deputado estadual Igor Normando (MDB) lidera com 40,8% das intenções de voto, diz pesquisa Futura/Exame de 1o de outubro. O deputado federal Eder Mauro (PL) é o segundo, com 27,3%.

Macapá
Pesquisa do Instituto Gerp de 1o de outubro confirma a tendência de que o prefeito Dr. Furlan (MDB) seja o grande fenômeno das eleições deste ano. Segundo a pesquisa, ele deve ser reeleito com 81% das intenções de voto. O segundo é Paulo Lemos (Psol), com 7%, tecnicamente empatado com Aline Gurgel (Republicanos), com 5%.

Boa Vista
O prefeito Arthur Henrique (MDB) pode ser reeleito com 65,5%, de acordo com pesquisa Futura/Exame de 1o de outubro. Ele tem 65,5%. A deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) é a segunda, com 25,7%;

Manaus
O prefeito David Almeida (Avante) lidera, com 29,2%, segundo AtlasIntel de 3 de outubro. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), com 221,% e o também deputado federal Amon Mandel (Cidadania), com 19,8%, estão tecnicamente empatados em segundo.

Porto Velho
A ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) é a líder, com 50,7%, conforme pesquisa Futura/Exame de 28 de setembro. Léo Moraes (Podemos) é o segundo, com 16,5%, e Euma Tourinho (MDB) vem em terceiro, com 13,6%.

Rio Branco
O prefeito Tião Bocalon (PL) lidera com 49,4%, segundo Futura/Exame de 3 de outubro. O ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) é o segundo, com 30,5%.

Cuiabá
O deputado federal Abílio Brunini (PL) passou a liderar, com 32,3%, segundo pesquisa AtlasIntel. Em segundo, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 24,3%.

Campo Grande
Empate na margem de erro entre a ex-vice-governadora Rose Modesto (União Brasil), com 29,9%, e a prefeita Adriane Lopes (PP), com 26,8%.

Goiânia
O ex-deputado Sandro Mabel (União Brasil) é o líder, com 27,2%, segundo Futura/Exame de 28 de setembro. A deputada federal Adriana Accorsi (PT) é a segunda, com 20,1%.