Na reta final, o segundo turno nas capitais do país

PL pode vencer em quatro. PT tem chances de vitória em Fortaleza

Por Rudolfo Lago

Pesquisas são díspares, mas PT tem chance com Evandro Leitão, em Fortaleza

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro pode sair do segundo turno das eleições municipais como o partido a comandar o maior número de capitais do país.

Desde o início do ano, o Correio da Manhã acompanha a evolução da corrida eleitoral, publicando quadros com os resultados nas capitais com base nas pesquisas de intenção de voto mais recentes. Este é o último quadro antes do segundo turno, que acontece neste domingo (27) em 51 cidades do país, sendo 15 capitais.

Empate

As últimas pesquisas mostram situações de empate técnico, dentro das suas margens de erro, em quatro capitais: Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Campo Grande. Mas, desconsideradas as margens de erro, apontam vantagem dos candidatos do PL em quatro também: Aracaju, Fortaleza, Palmas e Cuiabá.

O MDB e o União Brasil lideram em três. O MDB em Porto Alegre, São Paulo e Belém. O União Brasil em Natal, Porto Velho e Goiânia. PSD estão à frente em duas. O PSD em Curitiba e Belo Horizonte. O PP em João Pessoa e Campo Grande. O Avante lidera em Manaus.

PT e Fortaleza

O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode obter vitória em uma capital, Fortaleza. No caso, porém, há informações díspares. Duas pesquisas foram divulgadas no mesmo dia com dados diferentes. Embora ambas apontem para uma situação de empate técnico, dentro da margem de erro. Pesquisa do Instituto Quaest do dia 23 de outubro aponta vitória do deputado estadual Evandro Leitão, do PT, sobre o candidato do PL, o também deputado estadual André Fernandes. Na Quaest, Leitão teria 44% e Fernandes, 42%. Já levantamento do Paraná Pesquisas divulgado no mesmo dia, a vantagem seria de Fernandes: 47,1% contra 44,2 dados a Leitão.

Todas as capitais

Somados primeiro e segundo turno, o PL ficaria com o comando de seis capitais, já que venceu em duas no primeiro turno: Maceió e Rio Branco. O MDB teria cinco – venceu no primeiro turno em Macapá e Boa Vista. Mesmo número do União Brasil, que no primeiro turno venceu em Salvador e Teresina. E também seriam cinco do PSD, que no primeiro turno conquistou o Rio de Janeiro, São Luís e Florianópolis. No primeiro turno, ainda fizeram prefeitos o PSB, em Recife, e o Republicanos, em Vitória.

Veja abaixo a corrida nas capitais com base nas últimas pesquisas:

Porto Alegre
Pesquisa AtlasIntel divulgada na terça-feira (22) aponta liderança do prefeito Sebastião Melo (MDB) sobre a deputada federal Maria do Rosário (PT). Segundo a pesquisa, Melo tem 55,5% das intenções de voto, e Maria do Rosário tem 41,3%.

Curitiba
Paraná Pesquisas de quinta-feira (24) aponta provável vitória do prefeito Eduardo Pimentel (PSD) sobre a jornalista Cristina Graeml (PMDB). Pimentel tem 48,8% das intenções de voto, e Cristina, 41,2%.

São Paulo
Datafolha divulgada na quinta-feira (24) aponta para a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), embora sua vantagem tenha diminuído. Segundo a pesquisa, Nunes tem 49% das intenções de voto, e seu adversário, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), tem 35%. Com relação à rodada anterior do Datafolha, porém, a vantagem caiu de 18 para 14 pontos.

Belo Horizonte
Segundo o Datafolha de quinta-feira (24), o prefeito Fuad Noman (PSD) deve ser reeleito. Ele aparece com 46%, enquanto o deputado estadual Bruno Engler (PL) tem 39%. A diferença entre os dois ficou a mesma da rodada anterior: sete pontos percentuais.

Aracaju
Levantamento do Paraná Pesquisas na quinta-feira (24) aponta vitória da vereadora Emília Corrêa (PL) contra o advogado Luiz Roberto (PDT). Segundo a pesquisa, Emília tem 52,6% das intenções de voto, contra 36,6% dados a Luiz Roberto.

João Pessoa
AtlasIntel na terça-feira (22) aponta provável reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP). Ele tem 59,1% das intenções de voto, contra 36,9% do ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL).

Natal
Pesquisa AtlasIntel divulgada na terça-feira (22) aponta provável vitória de Paulinho Freire (União Brasil) contra a deputada federal Natália Bonavides (PT). Freira aparece na pesquisa com 54,4%. E Natália, com 44,3%.

Fortaleza
Dados divergentes em duas pesquisas divulgadas na mesma quarta-feira (23). Pesquisa Quaest aponta vantagem do deputado estadual Evandro Leitão (PT) sobre o também deputado estadual André Fernandes (PL). Na Quaest, Leitão tem 44%, e Fernandes, 42%. Já a Paraná Pesquisas aponta Fernandes na frente, com 47,1%, contra 44,2% de Leitão. No caso, porém, todas as duas pesquisas apontam empate técnico, dentro da margem de erro.

Palmas
Empate, segundo levantamento do Paraná Pesquisas. A deputada estadual Janad Valcari (PL) tem ligeira vantagem sobre o ex-senador Eduardo Siqueira Campos. Ela aparece com 46,6%, contra 46% de Siqueira Campos.

Belém
Pesquisa do Instituto Veritá aponta vitória de Igor Normando (MDB) sobre o deputado federal Éder Mauro (PL). Segundo a pesquisa, Normando tem 54,4% das intenções de voto. E Éder Mauro aparece com 40,2%.

Manaus
Situação empatada, segundo pesquisa AtlasIntel de terça-feira (22). O prefeito Davi Almeida (Avante) tem 50,2%. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) tem 48,7%.

Porto Velho
Pesquisa Futura/Exame de quinta-feira (24) aponta empate técnico entre a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) e o também ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos). Segundo a pesquisa, Mariana tem 49,3%. E Moraes tem 44,4%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.

Cuiabá
O deputado federal Abílio Brunini (PL) aparece à frente, segundo pesquisa AtlasIntel de terça-feira (22). Brunini tem 52,6% das intenções de voto. O deputado Lúdio Cabral (PT) tem 45,7%.

Campo Grande
Empate técnico segundo Paraná Pesquisas de quinta-feira (24). A prefeita Adriane Lopes (PP) tem 47,8% das intenções de voto. Rose Modesto (União Brasil) tem 42,3%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

Goiânia
O ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil) lidera, segundo levantamento da AtlasIntel de quarta-feira (23). Mabel tem 50,7%, e Fred Rodrigues (PL) tem 46,6%.