Governo Lula chega à metade com avaliação pior que Bolsonaro
Segundo pesquisa Quaest, no mesmo período só tinham popularidade menor os governos FHC2 e Michel Temer
A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Quaest revela que o governo Luiz Inacio Lula da Silva tem aprovação de 33% dos brasileiros, e desaprovaçao de 31%. Embora esse percentual tenha tido uma avaliação positiva com relação à rodada anterior (quando a aprovação era de 32%), coloca Lula em situação pior que a de seus outros dois governos no mesmo momento, ao completar a metade do mandato. Na verdade, na comparação, Lula fica pior que o ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo momento e melhor somente que a avaliaçao do governo Fernando Henrique Cardoso e de Michel Temer. Na metade de seu mandato, segundo a Quaest, a avaliação positiva de Bolsonaro era 35%. A de Fernando Henrique na metade de seu segundo governo, 25%. E a de Temer, que herdou o governo com o impeachment de Dilma Rousseff, era 13%.
Comparado com si mesmo nos governos anteriores, Lula também perde. Em seu primeiro mandato, ele chegou à metade do governo com 41% de aprovação. No segundo mandato, quando foi o presidente mais popular da história, com 73% de avaliaçao positiva.
Pessoalmente, a gestão de Lula como presidente é mais bem avaliada que a de seu governo. Ela é aprovada por 52%, enquanto 47% o desaprovam.
Em comparação com a sondagem anterior, realizada em 2 de outubro de 2024, a aprovação de Lula teve também um pequeno crescimento de 1 ponto percentual, passando de 51% para 52%. Já a desaprovação aumentou 2 pontos, de 45% para 47%.
Possível melhora
O cientista político André Rosa comentou, porém, que alguns fatores, se bem trabalhados, podem vir a melhorar a popularidade do governo Lula. Segundo ele, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a expectativa de aprovação da reforma tributária no Congresso Nacional devem contribuir para uma maior aprovação. “A reforma tributária traz um ganho político para o presidente Lula, uma coisa que é discutida há mais de 40 anos, e que no seu governo tem uma grande chance de se tornar lei”, disse Rosa. O problema da avaliaçao de Rosa, porém, é que a pauta do Congresso ainda patina.
Pior
Os dados da comparação na metade do mandato são corroborados por outras perguntas. A pesquisa aponta que 41% dos entrevistados consideram o atual governo Lula pior do que as duas gestões anteriores do presidente. Por outro lado, 35% afirmam que o governo atual é melhor, e 19% acreditam que é igual. Outros 5% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento foi contratado pela consultoria de investimentos Genial e entrevistou 8.598 pessoas presencialmente entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com um nível de confiança de 95%.
Regiões
A pesquisa revela também as variações regionais da aprovação e desaprovação do presidente. O Nordeste, como esperado, apresenta o maior índice de aprovação, com 67% de aprovação contra 32% de desaprovação. Apesar de ainda ser positivo, houve uma leve queda em relação ao mês passado, quando a aprovação era de 69%.
No Sudeste, a aprovação é de 44% e a desaprovação atinge 53%, mantendo os mesmos índices observados na pesquisa anterior. No Centro-Oeste e Norte, a desaprovação aumentou 4 pontos, subindo de 46% para 50%, enquanto a aprovação passou de 49% para 48%. No Sul, a aprovação aumentou levemente, passando de 42% para 46%, mas a desaprovação continua alta, com 52% (eram 53%).
Lula X Bolsonaro
Embora no quadro comparativo se veja que o governo Bolsonaro tinha ao final de 2020 uma avaliação ligeiramente melhor que a do governo Lula hoje, a pergunta específica feita agora aos eleitores aponta outro dado. Perguntados agora, 42% acham que a gestao do petista é melhor, contra 37% que consideram melhor a de Bolsonaro.