Por: Karoline Cavalcante

Autoridades lamentam morte do papa Francisco e Lula decreta luto de 7 dias

Pontífice faleceu nesta segunda-feira, aos 88 anos | Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco, aos 88 anos, ocorrida pela manhã no Vaticano. A decisão reflete a comoção nacional diante da partida do pontífice argentino, lembrado por líderes dos Três Poderes como símbolo de solidariedade, compaixão e justiça social.

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou profundamente a morte do Papa Francisco e destacou seu papel como “voz de respeito e acolhimento ao próximo”. Ele e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, irão ao funeral do pontífice em Roma, na Itália. Segundo o Palácio do Planalto, a composição da comitiva presidencial será anunciada nesta terça-feira (22).

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados”, afirmou o petista.

Jorge Mario Bergoglio assumiu o papado em 2013 e, nos últimos anos, enfrentava problemas de saúde. Em fevereiro, foi internado para exames e tratamento de uma bronquite, permanecendo 38 dias hospitalizado. Recebeu alta em 23 de março e seguia em recuperação. Sua última aparição pública foi no domingo (20), durante a bênção de Páscoa na Praça de São Pedro, quando falou brevemente aos fiéis. O Papa faleceu às 7h35 (horário de Roma), nesta segunda-feira (21), no Vaticano, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell, da Casa Santa Marta.

'Um dos maiores'

A notícia mobilizou lideranças do Legislativo e do Judiciário. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), expressou "profunda tristeza" e manifestou solidariedade à comunidade católica mundial. "Que sua herança espiritual permaneça como seu maior legado e que o amor que tanto pregou influencie o mundo a trabalhar pela justiça, pela paz e respeito entre os povos", declarou Alcolumbre.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou o papel do papa em modernizar a Igreja. "Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e minha família seguiremos em oração por este líder que foi símbolo de esperança e justiça. Sem dúvida, um exemplo de vida e luta para todos nós", afirmou Motta.

Do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, descreveu Francisco como uma luz em tempos de escuridão e que a história o reconhecerá como “um dos maiores”. “A espiritualidade verdadeira é a expressão do bem, do amor e da paz, com sabedoria, tolerância e compaixão. O Papa Francisco encarnou essas virtudes como poucas lideranças nos dias de hoje. E a elas acrescentou o carisma e a empatia. A compreensão em lugar dos dogmas. Num tempo em que há muita escuridão, foi uma luz iluminando a humanidade”, disse.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente internado, comentou nas redes sociais que a figura do pontífice "sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral". “Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza”, declarou.

Repercussão internacional

No cenário internacional, a repercussão foi imediata. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, expressou profunda tristeza ao receber a notícia da morte do papa argentino, destacando o "grande vazio" deixado pela perda de uma figura que foi classificada como seu ponto de referência. "O seu ensinamento recordou a mensagem evangélica, a solidariedade entre as pessoas, o dever de proximidade com os mais frágeis, a cooperação internacional e a paz na humanidade", declarou.

Já o presidente da Argentina, Javier Milei, ressaltou a grandeza de Francisco, apesar das diferenças ideológicas. "Como presidente, como argentino, e fundamentalmente como homem de fé, despeço-me do Santo Padre e estou ao lado de todos que receberam essa triste notícia", afirmou.

Cláudio Castro diz que legado e amor do Papa serão eternos

Cresci na fé e é como um filho que sinto a perda deste líder religioso tão humilde, querido e corajoso, que dedicou sua vida a levar um sentimento de paz e fraternidade a todos. Francisco iluminou nossas vidas com esperança, amor e misericórdia, aproximando a Igreja de todos os povos. Seu exemplo de amor ao próximo e de coragem para enfrentar os desafios nos inspira a seguir com esperança e fé. Inesquecível foi sua visita ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013. Gratidão pela sua missão, amado Francisco!" Governador do RJ, Cláudio Castro | Foto: Redes Sociais

"O mundo está, hoje, com o coração apertado pela partida do Papa Francisco. O vazio deixado por ele parece insubstituível. Cresci na fé e é como um filho que sinto a perda deste líder religioso tão humilde, querido e corajoso, que dedicou sua vida a levar um sentimento de paz e fraternidade a todos. Francisco iluminou nossas vidas com esperança, amor e misericórdia, aproximando a Igreja de todos os povos.


Seu exemplo de amor ao próximo e de coragem para enfrentar os desafios nos inspira a seguir com esperança e fé. Inesquecível foi sua visita ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013. Seu exemplo nos inspira a construir um mundo mais fraterno e solidário. Sua memória e seu legado de amor permanecerão eternos em nossos corações. Gratidão pela sua missão, amado Francisco!"

Eduardo Paes lamenta a morte do pontífice e relembra Jornada Mundial da Juventude 

"Tive a oportunidade de estar com o Santo Padre algumas vezes, sobretudo em razão da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Não me lembro de ter estado com nenhuma outra pessoa que emanasse tanta humildade, coragem e fé. Jamais me esqueço quando ele pediu para que nós, brasileiros, permitíssemos que ele pudesse adentrar em nossos corações, assim como Jesus fez no Evangelho. Nosso pastor descansou. Resta a nós agradecer pelas suas palavras. Por ter
sido um irmão que inspirou. Pelo ser humano que, como São Francisco de Assis, amou toda criatura desta Terra. Que o Senhor receba Francisco em sua divina misericórdia!”

Macaque in the trees
Tive a oportunidade de estar com o Santo Padre algumas vezes, sobretudo em razão da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Não me lembro de ter estado com nenhuma outra pessoa que emanasse tanta humildade, coragem e fé. Jamais me esqueço quando ele pediu para que nós, brasileiros, permitíssemos que ele pudesse adentrar em nossos corações, assim como Jesus fez no Evangelho. Nosso pastor descansou. Resta a nós agradecer pelas suas palavras. Por ter sido um irmão que inspirou. Pelo ser humano que, como São Francisco de Assis, amou toda criatura desta Terra. Que o Senhor receba Francisco em sua divina misericórdia!" Prefeito do Rio, Eduardo Paes | Foto: Fotos Reprodução

Região Serrana se compadece com a morte do Papa Francisco

A trajetória do líder da Igreja Católica foi marcada pela forma humanista que o pontífice conduzia o ministério | Foto: Tomaz Silva/ABr

A morte de Jorge Mario Berboglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, causou comoção em todas as partes do globo. Sua trajetória como líder da Igreja Católica foi marcada pela forma humanista que o pontífice conduzia o ministério, dando visibilidade para causas sociais emergentes, voltadas para os pobres, refugiados, excluídos, pessoas em situação de rua, entre outras minorias. Também ficou conhecido pelas reformas que promoveu na Igreja e a forma que acolheu e abraçou as diferenças, reforçando a importância da união entre os povos e religiões. A postura do Papa é fonte de inspiração para uma geração que se uniu em luto para relembrar os feitos e as palavras de fé, que ecoam ainda mais potentes nessa era. Nesse contexto, diversos municípios da Região Serrana repercutiram a partida do Pontífe Romano, celebrando missas especiais em homenagem à figura dele.

Petrópolis

O prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes lamentou a morte do papa.

"Hoje perdemos o Papa Francisco, um líder espiritual que marcou o mundo com sua simplicidade, humildade e compromisso com os mais vulneráveis. Sempre buscou a união entre os povos, as religiões e os corações. Seu legado de fé, diálogo e esperança permanecerá vivo em nossos corações. Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia."

Dom Joel Portella Amado - bispo diocesano de Petrópolis, também expressou pesar, trazendo na fala as ideias do pontífice.

"Ao mesmo tempo em que celebramos a Páscoa, a vitória de Jesus sobre a morte, recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco. Pedimos ao Deus da Vida e da Paz que acolha este servo junto a Si. Nos seus doze anos de pontificado, Papa Francisco, com seu jeito de ser, não se cansou de chamar o mundo à paz e à solidariedade. Ele não se dedicou apenas aos católicos. Ele se voltou a todas as pessoas, manifestando que todo ser humano, independentemente de qualquer outra condição, é filho ou filha de Deus. Seu amor pelos pobres e seu empenho pela paz são legados que precisamos manter vivos. Que o Bom Deus o acolha!"

Luto

A Prefeitura de Petrópolis declarou profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco. O prefeito, declarou "Luto Oficial" de três dias no município, contados a partir da última segunda -feira (21). Durante o período, a bandeira do município será hasteada a meio mastro em todos os prédios públicos.

Nova Friburgo

O prefeito Johnny Maycon publicou uma nota nas redes sociais expressando o pesar pela perda do pontífice.

"Com imenso pesar, recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco. Primeiro pontífice sul-americano da história, Jorge Mario Bergoglio deixa um legado de fé, humildade e dedicação aos mais necessitados. Sua vida foi um testemunho vivo do amor de Deus. Que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, o receba em Sua glória eterna e conforte toda a Igreja Católica neste momento de luto".

Teresópolis

O prefeito Leonardo Vasconcellos decretou três dias de luto oficial.

"Lamentamos profundamente o falecimento do Papa Francisco, um líder de incomensurável importância, cuja voz era marcada pelo respeito, humildade e acolhimento ao próximo, além de ser uma referência global em matéria de fé. Seu legado de diálogo, empatia, esperança, paz e justiça social continuará a inspirar as gerações futuras. Que seu exemplo de carisma e compaixão continue a brilhar pelo mundo".

Areal

A Comunidade Católica Novo Ardor, do município de Areal, também se pronunciou.

"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino".

Três Rios

O prefeito Joacir Barbaglio prestou homenagem ao Papa Francisco em suas redes sociais.

"Descanse em paz, Papa Francisco. O líder que nos ensinou que a verdadeira grandeza está na simplicidade, no serviço e no amor ao próximo.

Com sua voz mansa, mas firme, e com gestos que tocavam mais que palavras, você guiou a Igreja com o coração aberto, acolhendo, cuidando, dialogando. Um Papa latino-americano, jesuíta, que marcou a história da fé com coragem, empatia e humildade.

Papa Francisco: simplicidade que tocou o mundo, um líder guiado pela fé e pelo amor.

Hoje nos unimos em oração e gratidão pela sua vida e missão".

Cordeiro

A Prefeitura de Cordeiro também divulgou nota oficial de luto.

"A Prefeitura de Cordeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, líder espiritual da Igreja Católica e uma das vozes mais respeitadas do mundo em defesa da paz, da justiça social e do cuidado com os mais vulneráveis.

Com humildade, sabedoria e firmeza, o Papa Francisco marcou a história com gestos de amor ao próximo, promovendo o diálogo entre os povos, o respeito às diferenças e o compromisso com um mundo mais fraterno.

Neste momento de luto, nos unimos em oração aos milhões de fiéis ao redor do mundo, pedindo conforto a todos que se inspiraram em sua mensagem de fé, esperança e solidariedade.

Que sua trajetória siga iluminando os corações e mentes daqueles que lutam por um mundo mais justo e humano".

Cantagalo

Em nota, a Prefeitura de Cantagalo também se pronunciou.

"A Prefeitura de Cantagalo manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder maior da Igreja Católica e referência mundial na promoção da paz, da solidariedade e do cuidado com os mais necessitados.

Com sua simplicidade, sabedoria e firme compromisso com os valores cristãos, o Papa Francisco deixou um legado de amor ao próximo, defesa da dignidade humana e incentivo ao diálogo entre culturas e religiões.

Neste momento de dor, nos unimos em oração a todos os fiéis que encontram em sua trajetória uma fonte de inspiração, fé e esperança. Que sua memória continue guiando os corações daqueles que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e humano".

 

Bispo Dom Luiz, de Barra do Piraí, lamenta morte do santo padre

Papa Francisco tem 86 anos | Foto: Reprodução

O Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda manifestou aos fiéis da região sobre a partida do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21) no Vaticano, em Roma. O anúncio foi feito pelo Cardeal Carmelengo Farrel, na Casa Santa Marta.

- Comunico com pesar, mas certo da esperança que nos torna peregrinos rumo ao céu, que nosso querido Santo Padre foi chamado pelo Pai. Ao combater o bom combate e guardar a fé, foi acolhido nos braços misericordiosos de nosso Deus. Que ele goze das alegrias do Seu Senhor, a quem ele tanto amou e serviu - disse o Bispo.

Outras autoridades da região também se manifestaram e até registraram seus encontros com o líder religioso. O Secretário de Estado de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca, que é de Piraí, fez uma homenagem em suas redes sociais.

- Um homem que só plantou o bem enquanto esteve entre nós! Deixa um legado enorme para o mundo e para Igreja Católica. Sua simplicidade e tolerância servem de exemplo para todos - escreveu.

Macaque in the trees
Esposa de Gustavo Tutuca, Andrezza Borges, cumprimenta Papa Francisco | Foto: Reprodução/Redes sociais

O prefeito da cidade, Luiz Fernando Pezão, assim como Tutuca, também publicou uma foto cumprimentando Francisco ao lado de sua esposa e primeira dama, Maria Lúcia Cautiero. A foto é de 2013, quando assumia o cargo de vice-governador do Rio de Janeiro. Na publicação, descreveu que o Papa não se limitou às paredes do Vaticano.

- Percorreu o mundo com palavras de esperança, defendendo o cuidado com a Casa Comum e lembrando, a cada gesto, que ninguém deve ser deixado para trás. A fé, o afeto e a sensibilidade de Francisco tocaram a todos, independentemente de religião - afirmou.

Macaque in the trees
Em 2013, Pezão cumprimenta Papa Francisco ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (esquerda) e sua esposa Maria Lucia Cautiero (direita) | Foto: Reprodução/Redes sociais

Os companheiros de Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e deputados estaduais Munir Neto e Jari Oliveira também prestaram suas homenagens ao primeiro papa latino, nascido na Argentina.

- O Papa Francisco ousou lavar pés de refugiados e prisioneiros, atuou sem preconceitos e se permitiu admitir dúvidas e ter a humildade de dizer publicamente : “Quem sou eu para julgar?” - disse Munir. Já Jari, escreveu: "Nesses 12 anos de pontificado, Francisco liderou a Igreja com exemplos de amor ao próximo, solidariedade e uma cultura de paz. Obrigado por tudo, Santo Padre".

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, também prestou uma singela homenagem: "Com muita tristeza, hoje nos despedimos do Papa Francisco. Que Deus nos abençoe a todos e guie a Santa Igreja pelo bom caminho".

Sobre Papa Francisco

Macaque in the trees
Papa Francisco pede liberdade religiosa | Foto: Reprodução

Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres. Ele assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.

Ao longo de seu papado, Francisco lançou diversos apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.

*Com informações da Agência Brasil