Por: Da Redação

Prefeita de Cabo Frio faz novo agrado a governo

Magdala faz questão de mostrar aproximação com Lula | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Depois que deixou o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e ingressou no PV, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, esmera-se em agradar o governo e seus novos parceiros. Depois de nomear Márcio Lima Sampaio, filho da ministra da Saúde, Nísia Trindade, seu secretário de Cultura, agora Magdala coloca Luiz Claudio da Silva, irmão da primeira-dama Janja da Silva, como coordenador da sua campanha à reeleição.

Como mostrou em janeiro a Coluna Magnavita, do Correio da Manhã, Magdala nomeou o filho de Nísia Trindade secretário de Cultura exatamente um mês depois que a ministra da Saúde destinou R$ 55 milhões em recursos do ministério para a prefeitura. Depois disso, Magdala trocou o PL pelo PV para costurar o apoio do PT e de partidos que integram a base do governo federal à rua reeleição. Agora, completa a série de agrados aproximando o irmão de Janja, mulher do presidente Lula, da sua campanha.

“Janjo”

Luiz Cláudio, que é publicitário, já ganhou entre os integrantes da pré-campanha de Magdala o apelido de “Janjo”. Embora publicitário, Luiz Claudio não tem qualquer experiência anterior clara em campanhas políticas.
As informações sobre a entrada do irmão de Janja na campanha de Magdala foram publicadas inicialmente pela colunista Andreza Matais, do site UOL. Luiz Cláudio chegou a Cabo Frio há cerca de um mês. A presidência da República nega qualquer indicação do nome. Da mesma forma, Nísia Trindade nega qualquer ingerência na indicação anterior de seu filho para a Secretaria de Cultura do município.

Reeleição

A prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota esclarecendo que Luiz Cláudio não possui cargo ou função na administração municipal atual. Mas nada diz sobre seu envolvimento na campanha de reeleição de Magdala.

Magdala Furtado, que recentemente trocou o PL pelo PV e anunciou sua candidatura à reeleição com o apoio do PT, tem atraído membros proeminentes do partido, como o deputado Lindbergh Farias e Benedita da Silva, para sua campanha. O objetivo do PT é estabelecer uma presença política na região, tradicionalmente dominada pela direita.

Na troca de partido e na aproximação com o governo, Magdala destronou a candidatura pelo PT do ex-vereador Rafael Peçanha.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instalada no município de Cabo Frio para investigar os repasses feitos pelo Ministério da Saúde e toda essa aproximação política de Magdala com o governo federal.

Candidata do Lula

De acordo com informações do site Agenda do Poder, o assessor especial de Magdala Furtado (PV), André Bandeira, não deixou dúvidas sobre como o irmão da Janja saiu de Curitiba (PR), onde mora, e foi parar numa campanha eleitoral em Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense. “Magdala é a candidata do Lula. O governo federal a está ajudando de todas as maneiras”, afirmou.

Questionado se Luiz Cláudio foi indicado pelo presidente, respondeu: “É. O Lula está investindo muito na cidade. Trazendo obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] para cá, tem os ônibus elétricos para transporte gratuito. Creche em tempo integral pelo PAC. Além da saúde, tem muita coisa. Magdala é indicação do Lula”, disse o braço-direito da prefeita.