Por:

Quadrinhos em progressão

Por Rodrigo Fonseca

Especial para o Correio da Manhã

Sempre que o carnaval termina, vem aquele papo "Ah, agora é que o ano vai começar", quase sempre seguido da frase "Mas ainda temos as águas de março pela frente". Mas o calendário quadrinhófilo chegou em abril com tudo. Confira:

SESSENTA PRIMAVERAS NO INVERNO (ED. NEMO): Um dos mais belos tratados sobre recomeço já narrados pelas HQs, esta joia combina as manhas de roteiro da escritora francesa Ingrid Chabbert com ilustrações da aclamada quadrinista holandesa Aimée de Jongh. A trama se passa no dia em que, Josy, sua protagonista, completa 60 anos ese recusa a assoprar as velas do bolo de aniversário. Ela já está de malas prontas. Iria deixar o marido e a casa para recuperar a sua liberdade, ganhando a estrada com uma velha kombi. No caminho, ela se reinventa, inclusive afetivamente.

CALABOCA, FIDO! (ED. DRACO): O artista brasiliense Tiago Palma usa seu desenho ultrarrealista em função da História a fim de reviver um dos cercos à Força Expedicionária Brasileira (FEB) em campos de batalha - e em ruínas - da Itália onde o soldado Chico tem de encarar o racismo, a fome e a violência do Eixo.

JUSTICEIRO - O PRIMEIRO SACRAMENTO DE FRANK (ED. PANINI): Caminhando para os 50 anos, o exterminador de criminosos Frank Castle fez sua primeira aparição como coadjuvante do Homem-Aranha no gibi "The Amazing Spider-Man" #129, em fevereiro de 1974, criado por Gerry Conway, John Romita e Ross Andru. Passou anos matando bandido até que a correção política impôs à Marvel uma série de mudanças em seu perfil.

ABE SAPIEN - SOMBRIO E TERRÍVEL (ED. MYTHOS): Um especial que promete encantar os fãs do quadrinista Mike Mignola ao explorar as origens do tritão mais famoso das HQs de mistério desde a década de 1990. Fugindo do fim do mundo, Abe procura a verdade sobre sua própria conexão com a praga de monstros ameaçando devastar a humanidade. Mas o verdadeiro objetivo do herói aquático, fã de ovos podres, seria descobrir a verdade ou se esconder dela? Quem também procura respostas é um necromante, cujo acordo com o Diabo foi anulado após o Inferno entrar em colapso. Uma autêntica iguaria gráfica.

CÃES (ED. PIPOCA & NANQUIM): No empenho de popularizar entre os brasileiros a obra da sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim, autora de "A Espera" e "Jun", hoje traduzida em 12 países, uma das editoras mais ousadas do mercado de HQs traz essa ode dela à relação de humanos e pets. É um relato emocionante e honesto sobre como a convivência com cachorros, no amor incondicional que eles sentem por seus donos, modifica o coração de seres desumanizados, auxiliando-os de forma quase inadvertida a tornarem-se pessoas mais sensíveis.

GATILHO MALDITO - A DOLOROSA JORNADA DE ICHABOD AZRAEL (ED. ALTA GEEK): Western sombrio importado do selo inglês 2000 AD, o mesmo de Juiz Dreed. Rob Williams assina o roteiro e Dom Reardom cede seu traço a uma cruzada de vingança sinistra. Na trama, um pistoleiro sanguinário é morto à traição e, ao chegar o Limbo, tenta regressar ao mundo dos vivos para reativar sua cruzada justiceira no calor do chumbo.

CASSIDY OMNIBUS (ED. 85): É sublime o casamento de texto e traço entre Pasquale Ruju e Maurizio Di Vincenzo nesta narrativa digna de "John Wick". Depois de um trabalho cheio de primor com o ladrão Diabolik, a Editora 85 segue trazendo o melhor dos fumetti (quadrinho italiano) ao Brasil, apostando agora num outro ladino, Raymond Ray Cassidy. Sempre vestido de preto, ele só age com a aliança nupcial no dedo, dirige um possante Dodge Aspen V8, segue um código de honra pessoal segundo o qual civis nunca devem ser envolvidos e organiza os golpes como ações militares. Traído numa operação em 16 de agosto de 1977, Cassidy busca uma reinvenção. O volume reúne os seis primeiros números da cruzada revanchista do herói lançada lá fora pela Sergio Bonelli Editore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.