Por:

Desfile de empoderadas

Bilquis Evely reinventa a Supergirl num gibi indicado ao Eisner | Foto: Divulgação

Por Rodrigo Fonseca

Especial para o Correio da Manhã

Vão dizer que é efeito da "Barbie", fenômeno pop do momento, mas é inegável o fato de que uma série de álbuns gráficos estrelados por heroínas estão se espalhando pelos pontos de venda mais populares da indústria dos quadrinhos. Confira os melhores títulos, incluindo alguns com mulheres que não voam, nem disparam raios, mas usam a inteligência para debelar o Mal, inclusive o mais sociológico:

SUPERGIRL: A MULHER DO AMANHÃ: Graças à arte exuberante da desenhista Bilquis Evely, esta minissérie compilada aqui num só volume fez sucesso de venda nos EUA e concorreu ao Prêmio Eisner, o Oscar das HQs. Sua protagonista, Kara Zor-El, passou por muitas aventuras épicas ao longo dos anos, mas hoje acredita estar sem propósito. Para onde vá, as pessoas só a veem como prima do Superman. Até que tudo muda, quando uma garota alienígena a procura para uma missão de vingança contra os vilões que exterminaram seu planeta. Agora, uma kryptoniana, um cachorro e uma criança com o coração partido partem para o espaço em uma jornada que mudará suas vidas para sempre. O roteiro é do aclamado Tom King.

ELEKTRA: PRETO, BRANCO E SANGUE: Mark Bagley, Peter David, Ann Nocenti, Kevin Eastman e o brasileiro Danilo Beyruth integram o mix de artistas desta arrebatadora coletânea de aventuras da ninja que roubou o coração do Demolidor - e o nosso. Algumas historietas são centradas em missões que ela cumpre como mercenária. Outras falam de sua relação com a organização Tentáculo.

JÚLIA: GRAPHIC NOVEL: Tá rolando desconto no www.lojamythos.com.br pra quem quiser ter em casa esta joia dos fumetti (HQ à italiana) com foco nas aventuras da criminóloga Júlia Kendall. O roteiro é de Giancarlo Berardi e de Maurizio Mantero e as ilustrações são assinadas por Antonio Marinetti. A trama se chama "O Caso do Criminólogo Assassino". Nela, o professor Cross leva a aspirante a investigadora Júlia consigo a um congresso de peritos em crime. Lá, ela vai se tornar a única pessoa capaz de revelar o culpado de um crime quase perfeito.

ARLEQUINA: HARLEEN: Edição de luxo com todo o capricho que a Panini dá ao universo de super-heróis, esta compilação de uma minissérie em três partes, lançada lá fora em 2019, dá espaço nobre à anti-heroína, por vezes vilã, celebrizada por Margot Robbie no cinema e, agora, oferecida à cantora Lady Gaga. A trama delineada pelo quadrinista Stjepan Sejic narra como a Dra. Harleen Quinzel, uma jovem e brilhante psiquiatra, cai nas garras do submundo, e da loucura, ao se embrenhar pelo lado mais insano de Gotham City.

YASMIN: Trabalho magistral das quadrinistas Fabiana Mascolo e Saif A. Ahmed. Um preciso investimento da Ed. Zarabatana no multiculturalismo e na arte da ilustradora (Mascolo) que pôs Roma no bolso. Na trama, Yasmin é uma adolescente feliz no Iraque que é capturada pelo exército invasor do Estado Islâmico e vendida como escrava. Finalmente livre, após dois anos em cativeiro, ela se tornou uma pessoa totalmente diferente. Agora Yasmin vai precisar encarar outra luta para se ajustar à vida de refugiada em uma nova cultura. Alternando entre dois períodos da vida da jovem, a graphic novel Yasmin é uma representação poética e, às vezes, visceral dos conflitos de uma família para sempre marcada pelo terrorismo.

ÓPERA NEGRA, de Clara Chotil: A artista gráfica franco-brasileira nos leva a uma viagem no tempo até o universo lírico e canoro de Maria D'Apparecida (1926-2017). Filha de uma empregada doméstica, órfã aos oito anos de idade, trabalhou como professora e fez sucesso como locutora de rádio. Estudou canto lírico, mas foi barrada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro por ser negra. Então, foi para a França, onde fez uma carreira brilhante e se tornou cantora do Opera de Paris.

DIAS DEMONÍACOS: Num trio com Freddie E. Williams II e Kevin Eastman, a quadrinista japonesa Peach Momoko reinventa o universo Marvel a partir de uma personagem consagrada nos anos 1980: a herdeira de um império mafioso chamada Mariko Yashida. Um dos grandes amores da vida de Wolverine, ela uma espadachim andarilha que enfrenta todo tipo de criatura com sua lâmina psíquica, acompanhada pelo lobo Logan. Assombrada por vozes e sonhos misteriosos, ela vai enfrentar seres sobrenaturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.