Por:

Ação de Páscoa distribui 25 mil chocolates a crianças em favelas do Rio

| Foto: Reprodução

Uma ação beneficente pretende distribuir cerca de 25 mil chocolates neste final de semana de Páscoa para crianças que moram em favelas do Rio de Janeiro. Trata-se da 12ª edição da PAZcoa das Comunidades.

A ação é idealizada pelo projeto Voz das Comunidades, ONG e jornal comunitário independente de favelas da capital. A meta para este ano era arrecadar 20 mil chocolates, o equivalente ao dobro do ano passado.

Com doações de empresas e pessoas físicas, além do engajamento de celebridades na divulgação da campanha, o número ultrapassou 25 mil itens, entre ovos, barras e caixas de bombons, diz Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades. É o maior volume já arrecadado na ação.

"Na favela, muitas crianças não recebem chocolates na Páscoa. A pandemia agravou essa situação. As pessoas estão pretendendo comprar comida [alimentos básicos], e não outras coisas", afirma Silva.

A entrega das doações começou neste sábado (16) e deve continuar no domingo (17).

"Quando a gente começou, foram 150 chocolates no primeiro ano. Depois, mil, 2.000. Agora, a gente conseguiu ultrapassar 25 mil, entre barras de chocolate, ovos e caixas de bombons", relata.

A nova edição da PAZcoa Das Comunidades conta com 80 voluntários neste sábado. A campanha, que teve a parceria de marcas como Cacau Show, Lacta e iFood, deve alcançar crianças de cerca de 15 favelas.

O projeto Voz das Comunidades foi criado em 2005, como jornal independente na comunidade do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Até 2015, já tinha distribuído 10 mil exemplares e contava com 1 milhão de visitas na página da internet.