Por:

Mobilidade urbana em pauta

Obra ligará linhas de ônibus e de trens com os BRTs Transolímpica e Transbrasil | Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Um grande projeto desta gestão de Eduardo Paes no Palácio da Cidade finalmente foi inaugurado. Nesta quarta (20), a Prefeitura entregou à população carioca o Terminal Rodoviário de Deodoro, que servirá de baldeação para as linhas Transolímpica e Transbrasil do BRT, além de outras do sistema de ônibus e ferroviário.

"Esse aqui é um terminal de integração superimportante para a cidade, porque ele junta o trem com a Transolímpica e a Transbrasil. A partir da conclusão da Transbrasil, você vai ter todo o sistema interligado. Na prática, a pessoa poderá sair de Guaratiba, Sepetiba ou Santa Cruz, e chegar ao Centro do Rio de Janeiro usando o sistema BRT até o Terminal Gentileza, pegando em seguida o VLT sem gastar um tostão a mais. O que estamos fazendo é permitir que o cidadão que se desloca por essa cidade possa ganhar, às vezes, duas horas por dia para ir para casa ver os filhos, namorar com a esposa, ver novela, ir para o culto religioso, ir para o samba e jogar pelada com os amigos em vez de ficar perdendo esse tempo no transporte", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Neste primeiro momento, o terminal vai integrar dois serviços de BRT do corredor Transolímpica (51: Deodoro x Recreio parador e 52: Deodoro x Alvorada parador), 12 linhas de ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia (ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro). Os usuários de transporte público de diversas regiões terão o tempo de viagem reduzido em até 30 minutos, segundo dados da Secretaria de Transporte.

"Vamos ter dois serviços da Transolímpica no segundo piso, ligando Deodoro à Alvorada e ao Terminal Recreio. No piso inferior, temos sete novas linhas de ônibus conectando a Zona Oeste com Deodoro, além de outras cinco linhas que deixam passageiros bem na frente aqui do terminal. Tudo isso para que as pessoas possam, principalmente, chegar à Barra e ao Recreio de forma mais rápida", destacou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Como é o terminal?

O Terminal Deodoro, com aproximadamente dez mil metros quadrados, é formado por dois pisos. O andar superior é destinado às frotas do BRT. São duas plataformas, com oito vagas para embarque e desembarque, cada, totalizando 2,5 mil metros quadrados. A área do térreo, por sua vez, receberá as linhas alimentadoras. A plataforma de 3,2 mil metros quadrados conta com 24 vagas para os ônibus alimentadores que irão acessar o terminal. O acesso à plataforma suspensa será feito pelos passageiros por escadas ou elevadores. Neste piso haverá um espaço para atendimento para os usuários PcDs acessarem os ônibus. O terminal conta ainda com vias alimentadoras em seu entorno, com cerca de 4,3 mil metros quadrados.

"Prometemos à população que iríamos devolver o conforto, a dignidade e a qualidade de vida aos passageiros do BRT. Hoje, o sistema já transporta quase 400 mil pessoas por dia útil contra os 150 mil que eram transportados quando a Prefeitura assumiu a gestão do sistema BRT em 2021. Agora, entregamos este terminal com integração com a Supervia, além das linhas 51 e 52, que levam a pessoa direto para a Alvorada ou para o Terminal Recreio", disse a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

Novas linhas de ônibus

Para melhorar ainda mais a infraestrutura na região, sete linhas de ônibus foram criadas: 653 - Méier x Terminal Deodoro; 764 - Catiri x Terminal Deodoro; 765 - Mendanha x Terminal Deodoro (via Estrada do Guandu do Sena); SV783 - Praça Seca x Terminal Deodoro; 788 - Campo Grande x Terminal Deodoro (via Ponto Chic); 796 - Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada do Mendanha); e 798 - Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada da Posse). Elas funcionarão inicialmente apenas em horários de pico e terão seu funcionamento pleno com o início da operação do BRT Transbrasil.

Com a novidade, serão 84 linhas a mais na cidade desde 1º de junho de 2022, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o Poder Público Municipal, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.