Governo ganha posse de terreno no Jacarezinho

Antiga fábrica da GE virará uma grande área de serviços e lazer

Por

Projeto tem vila olímpica e novo batalhão da PM

A Justiça do Rio concedeu, nesta segunda (18), liminar favorável à posse, pelo Governo do Estado, de parte do terreno que pertenceu à antiga fábrica da GE, no Jacarezinho, que servirá de base para diversos projetos, já anunciados pela esfera estadual, referentes ao Cidade Integrada, na comunidade. Dentre eles, a construção de um mercado produtor, um novo batalhão da Polícia Militar, um ambulatório médico, um parque urbano, uma vila olímpica e um centro comercial. As instalações serão erguidas em área de mais de 40 mil metros quadrados, onde o solo já foi descontaminado.

"Essa liminar é uma conquista que deve ser celebrada por todos nós. Com isso, o Governo do Estado dá um grande passo no maior projeto pensado para o programa Cidade Integrada. A espera foi longa, e agora poderemos tirar do papel ações para trazer mais segurança, serviços e qualidade de vida para os moradores da região e, consequentemente, para toda a sociedade", ressalta o governador Cláudio Castro.

Em sua decisão, a juíza Caroline Rossy, da 7ª Vara Empresarial do TJRJ, determinou o depósito do valor de R$ 6,8 milhões, proposto pela avaliação feita pela Justiça, para a desapropriação do terreno.

Sobre o caso

Em 5 de janeiro de 2022, o Governo do Rio, pelo Decreto 47.911, declarou de utilidade pública e interesse social, para fins de desapropriação, o imóvel da antiga fábrica da GE, no Jacarezinho. Agora, com a liberação judicial, os moradores da região terão, no local, diversos serviços e áreas de lazer.

"Estamos muito animados. Os projetos vão beneficiar milhares de moradores, gerando emprego e renda, lazer e saúde de qualidade para toda a comunidade local e nas redondezas do Jacarezinho", afirma a coordenadora do Cidade Integrada, Ruth Jurberg.