Nove embarcações recém-adquiridas pela Comlurb entraram em operação no complexo de sete ilhas da Barra da Tijuca, na Lagoa Rodrigo de Freitas e nas áreas costeiras do Museu do Amanhã. Os equipamentos são usados no transporte de resíduos sólidos e flutuantes removidos das águas e, ainda, em coleta domiciliar.
As ilhas da Barra ganharam quatro embarcações para a coleta domiciliar. São três catamarãs de pequeno porte, com sistema eletromecânico de elevação do cesto dianteiro, além de um equipamento tipo chata, usado em locais de difícil acesso.
"Esse é um reforço importante que vai agilizar muito o serviço de limpeza das Ilhas", comemora o Subprefeito da Barra, Raphael Lima.
Os equipamentos farão de forma mais ágil e eficiente os serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos e flutuantes removidos nas ilhas da Gigóia — a maior delas, Primeira, Pesquisa, Fantasia, Ipê, São Jorge e Garças.
A Comlurb realiza a coleta domiciliar nas sete ilhas da Barra da Tijuca, além de remoção de entulho e bens inservíveis, como móveis e eletrodomésticos. As ilhas também contam com garis atuando exclusivamente em terra, varrendo as ruas, ceifando e roçando o mato. Os serviços são realizados de segunda-feira a sábado.
Outros locais
A limpeza na Lagoa é feita com dois catamarãs de pequeno porte, equipados com sistema eletromecânico para elevação do cesto dianteiro; uma embarcação tipo ceifador para o corte de vegetação aquática (como as gigogas) abaixo da lâmina do espelho d'água e uma chata.
No entorno do Museu do Amanhã está sendo usado um catamarã de grande porte, equipado com sistema eletromecânico para elevação do cesto dianteiro.