Por Déborah Gama
A tão aguardada linha de ônibus entre o Centro de Niterói e a Barra da Tijuca tem até o final do mês de outubro para começar a circular. O secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, e o subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, anunciaram que as informações sobre a nova linha seriam publicadas oficialmente na próxima semana pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ).
O subsecretário, que é de Niterói, conta que esta é uma demanda antiga da cidade e que, desde 2021, quando era deputado estadual, já lutava pela implementação do trajeto. Segundo ele, essa é uma demanda antiga, mas a solução ideal seria o metrô. Por isso, enquanto o sistema metroviário não atravessa a Baía de Guanabara, para ele, essa é a melhor opção. Além disso, salienta, muitas pessoas moram em Niterói e hoje trabalham na Barra e o ônibus economizaria um pouco de tempo, além de melhorar a saúde mental dos trabalhadores e o meio ambiente, pois diminuiria a quantidade de carros nas ruas.
Ele também pleiteia pela circulação de outros dois trajetos, um pela Linha Amarela e outro pela Zona Sul. A ideia é que a linha seja criada a partir da extensão de outra já existente, o que facilitaria ainda mais a implementação do novo trajeto.
Em agosto, foi realizado um estudo técnico pelo Detro, para avaliar as linhas intermunicipais de ônibus já existentes e a possibilidade de criação de outras, como a entre Niterói e Barra da Tijuca. Na época, o órgão confirmou que esta era uma antiga demanda dos passageiros e que a solicitação de análise foi proposta por Washington Reis.
Nesta situação, as linhas de ônibus são consideradas experimentais até que haja uma licitação para formalizá-las, pois não há previsão legal para a criação de novas linhas sem que ocorra o processo. Linhas experimentais podem rodar por um período máximo de dois anos ou até que haja uma licitação, o que acontecer primeiro.